Como ajudar uma criança com autismo a ler e escrever

Como ajudar uma criança com autismo a ler, escrever e interessar-se por matemática

Criança com autismo e leitura

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Muitos pais enviaram perguntas sobre a estimulação de leitura, escrita e matemática nas sessões responsivas e divertidas em casa. Você pode trabalhar qualquer habilidade, inclusive de leitura, escrita e matemática quando sua criança estiver motivada e envolvida em uma interação social com você. Por exemplo, se sua criança gostar de:

  • Cócegas
  • Leitura
  • Passear de cavalinho
  • Canções
  • Vozes divertidas e atividades de imaginação
  • Dinossauros

Quando você estiver em uma atividade interativa utilizando qualquer um destes interesses acima, espere até que sua criança esteja realmente motivada e conectada, antecipando já com muita expectativa o clímax da parte mais divertida da atividade. Este é o momento ideal para solicitar algo na área das letras ou números, levando em conta o estágio de desenvolvimento de cada criança.

Como um exemplo, estou passeando com a criança no colo pelo quarto todo. Eu posso dar duas ou três voltas sem pedir nada para ela (fazendo pequenas pausas entre cada volta para aumentar ainda mais a expectativa). Quando eu perceber que a criança já está bem motivada (talvez apresente maior contato visual, expressão facial animada, sorridente, etc), eu posso solicitar que ela escreva a letra P no seu “bilhete de passear”, ou que ela faça um círculo em volta da figura de um cavalo (se eu estiver fingindo carregá-la como um cavalinho).

Em um outro exemplo, minha criança está interessada em dinossauros e eu estou fingindo ser um tiranossauro rex que a persegue pelo quarto. Eu pego um número 5 de plástico e digo que vou dar cinco passos gigantes de tiranossauro rex para pegá-la. Eu dou os 5 passos e faço rugidos de dinossauro. Daí eu digo que posso dar 7 passos gigantes para pegá-la. Peço que ela pegue o número 7 de plástico e o dê para mim antes de dar os passos. Eu ajusto a minha solicitação de acordo com o estágio de desenvolvimento de minha criança. Por exemplo, eu tenho 6 bolas de pingue-pongue e minha criança está interessada na atividade com o tema do tiranossauro rex. Eu posso fingir que as 6 bolas são ovos de dinossauro e que se ela estiver perto dos ovos o dinossauro vai rugir, persegui-la e fazer cócegas nela. Depois de fazer isso uma ou duas vezes sem demandar nada da criança para ajudá-la a ficar ainda mais motivada, eu posso pedir que ela divida os ovos por 2, por 3, etc.

Criança com autismo e leituraÉ claro que os interesses e motivações de cada criança serão diferentes. E o estágio de desafio a ser trabalhado com cada criança em relação a letras, números, escrita e leitura também será diferente. É por isso que é tão importante seguir as motivações de sua criança e entender que em muitas ocasiões talvez a sua criança não esteja interessada na atividade que você está propondo.

Se você gostou desse artigo sobre como ajudar uma criança com autismo a ler, escrever e interessar-se por matemática, compartilhe-o com os seus familiares e amigos pelas redes sociais! Conte também para a gente como você tem ajudado a sua criança com autismo a desenvolver habilidades de leitura, escrita e matemática. As suas sugestões e ideias podem inspirar muitos dos nossos leitores!

Lembrete: aprofunde os seus conhecimentos sobre a nossa abordagem e aprenda estratégias práticas para ajudar pessoas com autismo participando de nossos cursos.

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56 comentários em “Como ajudar uma criança com autismo a ler, escrever e interessar-se por matemática”

  1. Estou querendo orientação sobre a crise nervosa e agitação do autista. Quando quer uma coisa ex; UM BRINQUEDO a crise ainda é maior. Sei que é uma pergunta

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Eliana,

      Agradecemos por acompanhar nosso blog e nos enviar a sua pergunta.

      Vários aspectos podem ajudar as crianças com autismo a ficarem mais calmas. Você poderá investigar como os estímulos sensoriais do ambiente estão influenciando as crianças, assim como observar se atividades do dia a dia estão gerando frustração ou ansiedade nelas. A forma como as pessoas se relacionam com as crianças com autismo e a dificuldade delas em se expressar e em comunicar o que sentem e o que desejam também podem ser analisados e aprimorados para que elas se sintam mais calmas. Para que possamos conhecer melhor as crianças com as quais você se relaciona, identificar os fatores que lhes geram desconforto, podendo assim oferecer as recomendações precisas que poderão ser aplicadas por vocês imediatamente, recomendamos uma consultoria virtual com a nossa equipe: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-para-pessoas-com-autismo/consultas-telefonicasvirtuais/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  2. Lígia Vilar Silva

    Excelente essa metodologia. Vou tentar.
    Consigo já q meu “anjo” faça a letra de forma, estou tentando a letra cursiva.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Lígia,

      Agradecemos pela apreciação em relação à nossa abordagem! Em nosso trabalho, buscamos celebrar a criança pelas atividades que ela já consegue desempenhar sozinha, e comemoramos também as pequenas tentativas que ela fizer para as atividades/tarefas novas que solicitamos.Inspire-se ainda mais para trabalhar com a criança lendo o nosso artigo acessível pelo link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/

      Atenciosamente, Inspirados pelo Autismo

  3. Maria Joseane lorencini

    Bem interessante as abordagens. Percebi que após apresentar os recursos, os alunos ficam indiferentes para, em seguida, espontaneamente dar a resposta. Parabéns!

  4. Michelle Antunes Diniz Santos

    Adorei tudo da página. Sou mãe de um autista .Ele tem três anos.Ainda não fala fluente.Está na creche e vai fazer fono.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Michelle,

      Que bom saber que você aprecia a nossa página! Temos em nossa seção de “atividades interativas” alguns exemplos de atividades para o desenvolvimento da comunicação verbal que podem ser úteis para lhe dar ideias sobre como estimular mais o seu filho a se desenvolver nessa área: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/

      Atenciosamente, Inspirados pelo Autismo

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Fatima,

      Agradecemos por compartilhar os conteúdos de nosso site em seu grupo no Facebook.

      Atenciosamente, Inspirados pelo Autismo

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Giselle,

      Estamos felizes em saber que você apreciou o nosso artigo, obrigado!

      Atenciosamente, Inspirados pelo Autismo

  5. antonio de paula bueno

    Meu neto tem 5 anos é diagnosticado com autismo e hiperatividade, gosta muito de carros, lutas e desenhos animados e revistas em quadrinhos.Ele não admite interferência no modo de como ele faz alguma coisa, na escola e na hora de fazer as
    atividades escolares por exemplo, se lhe pedem para colorir uma figura ele rabisca praticamente a pagina inteira, ja até colamos palitos para delimitar o espaço a ser colorido e não resolveu, quando está fazendo qualquer coisa de forma errada, ele não aceita que lhe ensine o modo correto, e se insistir ele se irrita, chega a reagir com violência, ele se trata com uma psicopedagoga, uma neuropsicóloga, terapeuta ocupacional,mas não estou vendo melhora em relação a estes casos citados acima.

  6. Daisy Marques

    Bom dia!

    Adorei essa técnica de como ajudar seu filho a escrever, o grau do meu filho é o mais leve, ele já olha bem nos olhos da gente, se comunica sempre com muita alegria, já aprendeu a ser mais “tolerante” com o irmã caçula, enfim ele está ótimo, conhece muito bem as letras do alfabeto, e os números são a paixão dele, fora os carros é claro rsrsrs. Bom, como ele está começando a ter interesse na leitura, pois ele me pede para contar histórias, vejo que realmente ele tem dificuldades para segurar o lápiz, meu filho é acompanhado por uma equipe multidisciplinar o Grupo chama ABA, eles muito bons também, graças à eles a evolução do meu amor está aí a olhos vistos, mais como ninguém nasce sabendo, vou usar essa técnica da brincadeira para estimulá-lo ainda mais, muito obrigada pelas dicas, ajudam muito, abraços, Daisy.

  7. Obrigada pelas suas informações sobre crianças autistas. Esses artigos serão de muito proveito para o meu TCC.
    Por favor, continue me ajudando.

    Grata!

  8. Trabalho com vinte autistas com faixa etária diferentes, noto que os mais novos tem maior facilidade no que se refere a conhecimentos de letras e números, geralmente trabalho no chão em tatames e com computador, tenho tido resultados positivos abordando interesses pela leitura e escrita dessa forma, durante o processo uso letras e números de madeira, fazendo com que reconheçam, verbalizem e me entreguem após ver e ouvir no computador, porém consigo apenas com os menores, os maiores com idades entre dez e quatorze anos não conseguem interagir bem com as solicitações, agindo como se não entendesse o que está sendo pedido a eles. Por esses e outros motivos gostaria que me enviassem mais material para esta demanda. Sou fonoaudióloga e adoro trabalhar com essas crianças e as vezes me culpo por achar que não estou agindo de forma eficiente com alguns deles, por isso o pedido de socorro.

    Agradeço desde já.
    Regina

  9. Olá,

    Tenho um filho com 10 anos e ele é autista, ele se trata com fono, terapeuta ocupacional, psicólogo e neuropediatra, ele não consegue desenvolver na escola, tem muita dificuldade com a coordenação motora.

  10. Ana Maria Gomes

    Gostaria de saber como deve ser a sala de aula comum onde há criança autista e que apresenta pouquíssima interação ou entendimento aos comandos dados pela professora.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Ana Maria,

      Você encontrará informações sobre como criar um ambiente físico otimizado para pessoas com autismo acessando o nosso site por meio do link a seguir. Parte das ideias propostas nessa página poderão ser adaptadas na sala de aula: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/a-criacao-do-ambiente-fisico-otimizado-para-autismo/

      Você poderá ainda se beneficiar do artigo sobre inclusão escolar existente em nosso site (enviamos a seguir o link para o artigo, caso você ainda não o tenha lido): http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/o-estilo-responsivo-na-escola/

      Muito sucesso em seu trabalho!

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  11. Joana Carolina

    Gostei muito da dica e percebi que meu filho está muito bem! Como ele gosta de desenhos animados e eletronicos procuro adquirir dvds e jogos que estimulam o aprendizado dele e tem dado resultado. Me identifiquei com o rapaz que disse a respeito do neto de 5 anos porque meu filho tem a mesma dificuldade e realmente ainda nao encontrei uma estratégia pra isso. SE PUDEREM NOS AJUDAR AGRADEÇO!

  12. mauricio Renee

    Meu filho tem grau leve estuda, mas tem dificuldades na comunicação com os colegas. Ele vai fazer 6 anos e nunca teve acompanhamento de fono, e às vezes fala coisas que não consigo compreender. Me ajudem, meu filho precisa de ajuda, moro no Itapuan-DF.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Maurício, boa tarde!

      Agradecemos por nos contar um pouco sobre o seu filho e sobre o desenvolvimento dele.

      Nós trabalhamos com uma abordagem lúdica que pode ser aprendida por pais e profissionais para ajudar as crianças com autismo a desenvolver as suas habilidades, inclusive no que se refere à comunicação. Por exemplo, temos em nosso site algumas ideias de atividades lúdicas que você poderá aplicar com o seu filho em casa, tendo como meta o desenvolvimento da linguagem: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/

      Além das ideias de atividades propostas no site, temos alguns vídeos ilustrativos fantásticos sobre atividades cujas metas são a comunicação: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/

      Você poderá adaptar as sugestões de atividades aos interesses e motivações do seu filho e estabelecer uma rotina de sessões com ele em casa.

      Recomendamos também que você participe de nossos cursos, pois neles temos sessões, exemplos e vídeos sobre o desenvolvimento da linguagem. Nosso calendário de cursos para 2016 será divulgado em breve. Para receber nossas notícias e o calendário de cursos para 2016, por favor, cadastre o seu e-mail pelo link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-personalizados-para-pessoas-com-autismo/newsletter/#.UpY2AcRDvmc

      Você poderá ter acesso a inúmeras sugestões de atividades para desenvolvimento da linguagem também no livro Brincar para Crescer, disponível para venda em nosso site: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/livros/brincar-para-crescer/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  13. vicencia ilza martins da costa

    Olá! O meu filho se chama Richard. Ele consegue fazer bem a letra de forma, ainda não tentei a letra cursiva. Ele tem 7 anos e ama desenhar, mas desenhas mais as coisas que ele gosta. Fala inglês, eu não sei inglês…é muito inteligente. A minha dificuldade com ele é a mudança: mudou alguma coisa no dia a dia dele, pronto, ele fica nervoso. Ele também não aceita muito comandos e a comida é uma dificuldade fazer ele experimentar coisas novas.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Vicencia,

      Agradecemos por nos contar sobre o seu filho Richard.

      Que bom saber que ele já faz letras de forma e que gosta de desenhar e de aprender novas línguas!

      Sobre a ingestão de novos alimentos, temos um texto em nosso site que poderá lhes ser útil. Para acessá-lo, use o link abaixo:
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-de-vida-diaria-para-pessoas-com-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  14. Daniela Defante

    Ótimas dicas!!! Tenho dois filhos autistas, um de 3 anos e meio e outro de 2 anos e 3 meses. Minha irmã comprou canetas que escrevem em azulejos e sai tudo só com água. Tenho brincado muito no banho com eles. Escrevo A E I O U e os números até 10 e eles adoram. Já estão repetindo. Como eles adoram brincar na água está sendo uma boa forma de estimulação.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Excelente ideia, Daniela!
      Agradecemos pela apreciação de nosso artigo e por nos enviar as suas dicas!
      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  15. Maria Nazaré Pinto Moreira

    Olá! A minha princesa vai fazer 14 anos dia 17, e até agora ela não conesegue nem ler e escrever algumas letras de forma. Ela fica nervosa e treme muito. O que devo fazer ou como devo fazer. Obg.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Maria Nazaré,

      Agradecemos por compartilhar conosco a história de sua filha e por acessar o nosso artigo sobre “Como ajudar uma criança com autismo a ler e escrever”.

      Outros artigos que poderão lhes ajudar seguem abaixo:

      Como se inspirar para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-se-inspirar-para-ajudar-criancas-adolescentes-e-adultos-com-autismo/

      Como eu posso ajudar o meu filho a completar uma tarefa que é difícil para ele, como vestir-se sozinho?
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-eu-posso-ajudar-o-meu-filho-completar-uma-tarefa-que-e-dificil-para-ele-como-vestir-se-sozinho/

      Recomendamos ainda que você participe de nosso Curso sobre Inclusão Escolar para Pessoas com Autismo. Teremos um novo curso sobre esse tema em abril deste ano, em São Paulo. O novo evento será lançado em breve em nosso site: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  16. Boa Noite. Minha filha tem 9 anos, é autista, fala poucas palavras e não quer fazer nenhuma tarefa da escola. Nem pintar ela quer. As vezes ela pinta se for com tinta guache. Estou preocupada, não sei como ajudá-la.
    Todas as tarefas da escola ficam sem fazer. Ela está no jardim 2, pois não conseguiu acompanhar os conteúdos da escola.
    Na semana da Pátria a escola enviou para ela pintar uma imagem do Cebolinha segurando uma espada, mas ela não quis pintar de forma alguma, colocou a folha em cima da cama junto com uma boneca da Mônica e dormia com ela todos os dias. Não quis deixá-la irritada e acabei não insistindo para ela pintar. Como posso ajudá-la com as atividades da escola?

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Maria,

      Para que você possa ajudar a sua filha no projeto de inclusão escolar dela, uma sugestão seria você, primeiramente, identificar quais são os interesses e motivações de sua filha. Do que ela mais gosta? Quais são suas atividades prediletas? Quais são os seus personagens, temas ou assuntos preferidos?

      Após identificar os interesses e motivações de sua filha, você poderá criar atividades interativas personalizadas que unam alguns dos interesses e motivações dela às atividades da escola (como, por exemplo, ler, escrever, pintar, etc.).

      Para que possamos conhecer melhor a sua filha e então lhes oferecer recomendações personalizadas para o projeto de inclusão escolar dela, recomendamos a realização de uma consultoria virtual com a Mariana Tolezani. Caso deseje mais informações sobre esse serviço, entre em contato conosco!

      Atenciosamente,

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  17. ELENIDES KNAUER MONTEIRO

    MEU NETO FALA MUITO EM TECNOLOGIA…BANDEIRAS DE PAÍSES…GOSTA MUITO DE ARTES…DE PLANTINHAS…DE BICHINHOS…E MUITAS OUTRAS COISAS…MAS QUERO PODER APROVEITAR TUDO ISTO PARA DESENVOLVER NELE A VONTADE DE APRENDER A LER.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Elenides,

      Para que você possa criar atividades envolvendo a leitura para o seu neto, uma sugestão seria você elaborar uma lista com todos os interesses e motivações de seu neto. Você já sabe que ele gosta de tecnologia, bandeiras, artes, plantas e bichos, certo? Do que mais ele gosta?

      Após listar os interesses e motivações do seu neto, você poderá criar atividades interativas personalizadas que unam alguns dos interesses e motivações dele à prática da leitura. Os artigos abaixo poderão ajudá a criar essas atividades, veja:

      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/?s=ler+e+escrever

      Atenciosamente,

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  18. Muito boas essas informações, pois está sendo difícil encontrar um método para a alfabetização do meu sobrinho que tem autismo. Valeu muito.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Marisa,

      Estamos felizes em saber que o artigo trouxe informações úteis para vocês! Gostaríamos de lhe recomendar também o acesso às atividades lúdicas a seguir, pois elas poderão trazer ideias para o processo de alfabetização do seu sobrinho:

      Montando palavras com pulos mágicos:
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/montando-palavras-com-pulos-magicos-atividade-para-alfabetizacao/

      Desenhando uma história em quadrinhos:
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/atividade-para-desenvolver-comunicacao-desenhando-uma-historia-em-quadrinhos/

      Imitando os Animais:
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ensinar-criancas-com-autismo-a-ler-e-escrever-2/

      Voando com o Patati Patatá:
      https://www.inspiradospeloautismo.com.br/atividade-para-desenvolver-a-leitura-a-escrita-e-a-motricidade-fina/

      Recomendamos ainda que você participe de um de nossos cursos sobre Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo. Veja o que você poderá aprender nesse curso clicando no link a seguir: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/10-beneficios-oferecidos-pelo-curso-sobre-inclusao-escolar-para-pessoas-com-autismo-2/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  19. Olá bom dia!
    Gostei muito da história para autismo. Gostaria de receber mais sugestões de atividades.
    Parabéns pelo trabalho!

  20. Aldine Mesquita

    Olá! Sou Aldine, professora de AEE. Tenho vários alunos com TEA e gostaria de aprimorar meus conhecimentos para melhor atender meus alunos

    1. Inspirados pelo Autismo

      Olá Aldine, por favor, veja o email que enviamos para você com informações sobre pessoas com autismo e sobre nossos serviços.

  21. Juliana Larissa

    Olá tenho uma filha com 2 anos e 5 meses (Maria Isabel)até um ano e meio não apresentava nenhum sinal de autismo isso é normal , apresentar alguns das características apenas aos 2 anos? Como posso melhorar a atenção e compreensão das ordens simples, desde já agradeço.

    1. Inspirados pelo Autismo

      Oi Vanusa, mesmo sem conhecer sua criança, podemos recomendar algo que tem ajudado as nossas crianças: usar os atuais interesses dele como ponte para a leitura. Por exemplo, se ele gosta de um desenho animado específico, você poderia confeccionar uma história em papel com figuras e poucas palavras que mostrem o personagem participando de uma aventura que você imagina que seu filho se interessaria. Você então contaria a história mostrando o apoio visual das figuras e apontando para as palavras-chave da história. Ao contar a história, você poderia fazer um suspense do que está prestes a acontecer e, inclusive, mostrar a palavra antes da figura aparecer, para ele ver o poder da palavra escrita. Veja também a atividade que criamos para a confecção de histórias na página a seguir: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/fazendo-historia-atividade-para-criancas-com-autismo/

    2. Estou trabalhando com criança com autismo, um adolescente que não sabe ler, nem escrever. Preciso de dicas e orientações para ajudá-lo nesse processo de alfabetização e matemática.
      Por isso peço que me envie sugestões.
      Obrigada!!

      1. Inspirados pelo Autismo

        Oi Sueli, boa tarde!Nós utilizamos materiais confeccionados de forma personalizada para as atividades de cada aluno, de acordo com as metas a serem alcançadas, os interesses e motivações de cada aluno. Você poderá conhecer exemplos de atividades, verificar os materiais utilizados e adaptar para os interesses dos seus alunos acessando o nosso blog pelos links abaixo:

        Montando palavras com pulos mágicos:
        https://www.inspiradospeloautismo.com.br/montando-palavras-com-pulos-magicos-atividade-para-alfabetizacao/

        Desenhando uma história em quadrinhos:
        https://www.inspiradospeloautismo.com.br/atividade-para-desenvolver-comunicacao-desenhando-uma-historia-em-quadrinhos/

        Imitando os Animais:
        https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ensinar-criancas-com-autismo-a-ler-e-escrever-2/

        Voando com o Patati Patatá:
        https://www.inspiradospeloautismo.com.br/atividade-para-desenvolver-a-leitura-a-escrita-e-a-motricidade-fina/

        Há mais artigos e ideias em nosso blog: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/artigos-da-inspirados-pelo-autismo/

  22. POR QUE MEU ALUNO COM TEA ESCREVE COM CERTA AUTONOMIA MAS NÃO LÊ?
    SABE A SEQUÊNCIA DA FAMILIA SILABICA E A VERBALIZA MAS ALEATORIAMENTE NÃO. SE PERGUNTO EXEMPLO B COM A FAZ ? ME RESPONDE A EMBORA ESCREVE BALA …

    1. Inspirados pelo Autismo

      Oi Mirian, boa tarde! Agradecemos sua pergunta. Para respondê-la, precisaríamos de mais informações sobre seu aluno, e de um diálogo com você sobre estratégias para o desenvolvimento de seu aluno. Recomendamos a contratação de uma de nossas consultorias online personalizadas que são realizadas pela internet com agendamento prévio.

  23. Fatima Solange Medeiros Mota

    Muito interessante a informação, certamente irá me ajudá com o meu neto que possivelmente tenha algum grau de autismo e me preocupo muito em como alfabetizá-lo.

  24. Tania Marcos

    Tenho uma neta com 6 anos , diagnosticada agora, com altismo, não tem concentração na escola para aprender a ler e escrever, é comunicativa e. extremamente alegre Como posso ajudar? O que fazer no dia a dia ?

    1. Inspirados pelo Autismo

      Oi Tania, bom dia Você pode ajudar brincando com sua netinha do que for interessante para ela. E dentro dessas brincadeiras, coloque alguns desafios para ela ligados a dificuldades dela. Você já deu uma olhada em nossa página de Atividades Interativas? Lá postamos muitas ideias de brincadeiras divertidas que ajudam a criança a se desenvolver. Aqui no blog, também temos várias ideias de atividades divertidas com metas escolares. E temos nossos Cursos de Módulo Escola que oferecem em 4 dias intensos muitas informações para fortalecer a educação inclusiva de nossas crianças.

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Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 17 a 20 de setembro

Investimento por participante:
1º lote: R$1428 até o dia 10/07/20 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/08/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 08/09/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 08 de setembro de 2020 (terça-feira).

Descontos em mais de um curso: Quem se inscrever em 2 cursos, também tem o desconto de 5% somado ao desconto por prazo de inscrição. Quem se inscrever em 3 ou mais cursos tem o desconto de 10% somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral dos cursos. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras.

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 24 a 27 de março

1º lote: R$1428 até o dia 17/12/21 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 15/02/22 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 15/03/22 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 15 de março de 2022 (terça-feira).

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.