Menu

Uma equipe especializada em autismo

Mariana Tolezani (currículo resumido)

Fundadora e diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças e adultos com talentos e necessidades especiais de aprendizagem há 19 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças e adultos especiais de diversos países e culturas. Graduada em Comunicação Social – Rádio e Televisão pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com necessidades especiais e diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros (1999 e 2000). Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – em São Paulo (2001). De 2005 a 2007, recebeu treinamento intensivo no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se de 2007 a 2009 Facilitadora Infantil Certificada do Programa Son-Rise para trabalhar diretamente com crianças e adultos diagnosticados no espectro do autismo durante esse período de dois anos. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra cursos e treinamentos relativos à aplicação da abordagem da Inspirados pelo Autismo junto a crianças, adolescentes e adultos com autismo. Ela também realiza consultorias presenciais e virtuais para oferecer orientação e supervisão às famílias, profissionais de saúde e de educação com o objetivo de promover o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas com autismo.

Depoimentos:

Lincoln Macedo (currículo resumido)

É graduado em Educação Física e especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ. Tem trabalhado há mais de 11 anos com crianças e adolescentes com autismo, tanto em sessões domiciliares individuais como em mediações escolares. Lincoln tem ministrado cursos e trabalhado como consultor da metodologia da Inspirados pelo Autismo em todas as regiões brasileiras desde 2010. Lincoln utiliza sua expressividade, criatividade e sensibilidade para conectar-se às crianças e adolescentes com quem trabalha e oferecer sessões divertidas e que promovam o desenvolvimento de habilidades, além de coordenar reuniões para a aprendizagem do método responsivo com os familiares, voluntários e profissionais envolvidos no programa de desenvolvimento de cada criança.

Depoimentos:

Giovanna Baú (currículo resumido)

É psicóloga graduada pela UFPR, mestranda e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela UPorto (Portugal). Trabalha desde 2010 com pessoas com diferentes idades e graus de autismo. Oferece cursos e consultorias voltados à pais e profissionais, orientando também processos de inclusão e treinamento de professores. Giovanna realiza sessões de maneira lúdica através de atividades criativas e motivacionais, além de coordenar reuniões com os familiares, voluntários e demais profissionais que trabalham para promover o desenvolvimento da criança. A psicóloga também está voltada a área acadêmica realizando pesquisas como “A imitação como ferramenta terapêutica no tratamento de crianças com autismo” e “Apoio informativo online a pais de crianças com autismo: O desenvolvimento de habilidades de interação social, comunicação verbal e contato visual realizado pelos pais”.

Depoimentos:

Jaqueline Adriany de França (currículo resumido)

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tem trabalhado com pessoas com autismo e suas famílias há 10 anos. Iniciou-se na abordagem responsiva da Inspirados pelo Autismo sendo voluntária e hoje atende crianças, adolescentes e adultos com autismo e coordena programas domiciliares treinando cuidadores, responsáveis, familiares e profissionais envolvidos no programa domiciliar de desenvolvimento de cada pessoa com autismo.

Depoimentos:

Gabrielle Grube (currículo resumido)

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná, tem pós-graduação em Neurologia com ênfase em Neuropediatria pelo IBRATE, e já participou de cursos na área de Integração Sensorial. Há cerca de 9 anos trabalha, com entusiasmo e persistência, despertando e incentivando as potencialidades de crianças e adolescentes com autismo, para superarem seus desafios e fortalecerem habilidades de interação e conexão social.

Depoimentos:

Juliana Alves Santiago (currículo resumido)

É graduada em Psicologia pela FURB-SC e possui formação em Psicologia Existencialista pelo NUCA-SC. Tem trabalhado há mais de 14 anos com crianças, adolescentes e adultos com autismo. Juliana tem demonstrado e ensinado a metodologia responsiva utilizada pela Inspirados pelo Autismo ministrando cursos, realizando palestras e consultorias presenciais em diversas regiões brasileiras junto às famílias e instituições que atendem pessoas com o diagnóstico do espectro do autismo. Em suas consultorias, Juliana realiza divertidas e eficazes sessões de trabalho com as pessoas com autismo e coordena reuniões para o ensino-aprendizagem do método com os familiares, voluntários e profissionais envolvidos. Em 2010 foi palestrante do I Encontro Nacional de Autismo em São Paulo. Forneceu capacitação em inclusão escolar de crianças com autismo aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (CEMEA) de 2010 a 2012.

Depoimentos:

Fernanda Nascimento Santos (currículo resumido)

É graduada em Psicologia pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso – e membro da Comissão de Educação do CRP/18. Tem trabalhado desde 2009 com pessoas com autismo e tem realizado treinamentos a partir da metodologia da Inspirados pelo Autismo com famílias e instituições (tais como creches estaduais e escolas regulares). Nas sessões domiciliares que realiza, Fernanda é sensível e atenciosa aos sinais e ações comunicativas das pessoas com autismo, respondendo a elas com prontidão e assertividade, e construindo atividades divertidas para que sejam trabalhadas as metas do programa de desenvolvimento de cada criança.

Depoimentos:

Graziela Tinti (currículo resumido)

É graduada em Psicologia pela FURB-SC e possui pós-graduação em Educação Especial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Trabalha com autismo desde 2008 e integra a equipe multiprofissional na AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos do Autista) desde 2012. Atende pacientes com diagnósticos de Transtorno do Espectro do Autismo e Síndrome de Asperger, de 03 a 24 anos, e em diversos níveis de desenvolvimento. Ministra palestras para capacitação de profissionais através da AMA e oferece a avaliação das habilidades das pessoas encaminhadas por outros profissionais e pelos órgãos municipais. Graziela realiza também sessões responsivas com a metodologia da Inspirados pelo Autismo para promover o desenvolvimento das habilidades das pessoas com autismo, e oferece suporte e orientação aos seus familiares.

Depoimentos:

Para consultar a disponibilidade de nossos consultores em sua localidade e os custos relativos ao serviço de consultoria, por favor entre em contato conosco!