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Como criar um programa domiciliar para uma criança, adolescente ou adulto com autismo?

Um programa de desenvolvimento para a pessoa com autismo

A Inspirados pelo Autismo adota uma abordagem que pode ser utilizada pelos próprios pais no dia a dia com a criança.

A nossa abordagem pode ajudar você a realizar as tarefas do cotidiano com a sua criança, a lidar melhor com comportamentos indesejados e a desenvolver habilidades específicas de sua criança através de interações diárias e da realização de “sessões interativas divertidas” em casa.

Para a aplicação dessa abordagem, propomos adaptações no ambiente físico quando necessário, a adoção de uma nova perspectiva sobre o autismo e a utilização de estratégias que promovam a construção de habilidades.

Nossa abordagem propõe uma maneira nova de se relacionar com a criança (o estilo responsivo de interação), e prepara os pais para identificar os melhores momentos para trabalhar com a criança em seu desenvolvimento, ajudando-os também a antecipar, evitar e controlar eventuais momentos de crise.

Sobre as sessões interativas que podem ser realizadas pelos próprios pais com suas crianças, elas podem acontecer em um quarto de brincar ou em um outro ambiente adaptado da casa.

Os pais são preparados para avaliar a criança (usando a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo) e estruturar um programa domiciliar, ou seja, um plano de ação com sessões individuais com a criança através das quais os aspectos de seu desenvolvimento serão trabalhados.

Interação social, atenção compartilhada, desenvolvimento da comunicação, participação física, habilidades socioemocionais e acadêmicas podem ser trabalhadas nessas sessões, sendo bastante comum que os pais contem com o apoio de familiares, voluntários e profissionais em seus programas domiciliares.

A atuação multidisciplinar, o compartilhamento de informações e a adoção de um plano conjunto de ação são propostos em nosso trabalho, que valoriza o diálogo constante entre os pais, os profissionais que trabalham com a criança e a escola.

Todas estas pessoas podem aprender o estilo responsivo de interação e podem trabalhar em conjunto para que a criança alcance as metas estabelecidas em seu programa (como, por exemplo, a execução de tarefas cotidianas como usar o vaso sanitário, vestir-se ou escovar seus dentes; ou o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação como o aumento do repertório expressivo de palavras ou o aumento da atenção compartilhada, etc.).

Veja a seguir um exemplo de passo a passo já utilizado por muitas famílias e saiba como criar um programa domiciliar e como aplicar com sucesso a nossa abordagem:

Informe-se

Estruture o programa

  • Compartilhe e multiplique os conhecimentos adquiridos no site e nos cursos com familiares, profissionais e a escola
  • Convide profissionais, familiares, voluntários e a escola para participar do programa de desenvolvimento da criança
  • Treine e coordene a equipe
  • Estruture um cronograma para as sessões com a criança e para as reuniões com a equipe
  • Adapte um ambiente para as sessões com a criança

Inicie as sessões

  • Liste as atuais características, interesses e motivações, habilidades em desenvolvimento e dificuldades específicas da criança
  • Estabeleça metas e estratégias para alcançar essas metas, com base nas nossas instruções
  • Crie atividades ou selecione atividades (por exemplo, usando o Livro Brincar para Crescer) para o alcance das metas e realize sessões individuais com a criança
  • Realize reuniões periódicas com a equipe para avaliar o alcance das metas, compartilhar informações sobre habilidades, interesses e desafios observados, e estabelecer novas metas e estratégias

Aprofunde seu conhecimento

  • Encontre apoio nas nossas consultorias virtuais ou presenciais para solucionar dúvidas e obter orientações diversas tais como: como treinar e coordenar a equipe, como promover o alcance de habilidades, como identificar e priorizar novas metas, como superar desafios novos que surgirem ao longo do tempo de aplicação do programa, etc.
  • Aprofunde seus conhecimentos sobre a aplicação da abordagem da Inspirados pelo Autismo nos cursos de Módulo 2, Módulo 3 e Educação Inclusiva.