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Serviços para pessoas com autismo

A equipe da Inspirados pelo Autismo, formada por comunicólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, acompanha constantemente pesquisas científicas, estudos e métodos de trabalho que promovam o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas com autismo. Nossa abordagem prioriza uma interação prazerosa e leva em conta as características, os interesses e as motivações individuais para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo a desenvolverem suas habilidades e superarem seus desafios. 

Sabemos que um trabalho conjunto envolvendo familiares, profissionais e a escola pode ser valioso e descrevemos abaixo como ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo a desenvolverem suas habilidades através da abordagem da Inspirados pelo Autismo. Acesse os links abaixo para ver como você poderá utilizar nossa abordagem:

  1. Acesse e leia o nosso site: o site da Inspirados pelo Autismo foi criado com o objetivo de repassar informações sobre a nossa abordagem e possibilitar que os profissionais conheçam a nossa proposta de trabalho e possam experimentar a aplicação de nossas atividades lúdicas. No site, você encontrará uma descrição de nossa abordagem e dos princípios que utilizamos, assim como artigos científicos que embasam o nosso trabalho, recomendações sobre adaptações no ambiente físicosugestões de atividades lúdicas e instruções sobre temas específicos (uso do vaso sanitáriohora do banhofestas de fim de anoinclusão escolaralimentação e escovação de dentes, dentre outros). Pelo site é possível ainda encomendar os livros Brincar para Crescer  – com 201 atividades que você poderá aplicar em seu consultório – e Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse – com explicações detalhadas sobre as sensações, sentimentos e desafios comuns às pessoas com autismo, uma leitura útil para você profissional e também um ótimo livro para recomendar aos pais de seus pacientes.
  2. Participe de nossos cursos: os nossos cursos propõem que os profissionais aprofundem seus conhecimentos sobre o autismo a partir do contato com pesquisas científicas atualizadas e da troca de experiências práticas com nossos palestrantes. Em nossos cursos, além de proporcionarmos informações e vivências que levam à uma maior compreensão sobre o autismo, oferecemos a oportunidade de aprendizado de uma nova forma de nos relacionarmos com as pessoas com autismo (o “estilo responsivo de interação”) e explicamos como usar a nossa abordagem, por exemplo, para promover o desenvolvimento da comunicação, para lidar com comportamentos indesejados e para desenvolver habilidades sociais. Os profissionais apreendem novas formas de auxiliar os pais dos pacientes e recebem instruções que poderão ser repassadas aos familiares dos pacientes atendidos. Durante os 4 dias de duração dos nossos cursos, os participantes têm a oportunidade não só de assimilar as nossas técnicas e estratégias, mas também de vivenciar estes aprendizados através de dinâmicas, vídeos, exercícios, demonstrações e simulações em grupo. Os nossos cursos são práticos e o aprendizado obtido por você poderá ser aplicado imediatamente em clínicas e consultórios. Cada participante recebe um certificado do curso emitido pela Inspirados pelo Autismo e pode aplicar todas as técnicas apreendidas no curso em seu contexto terapêutico. Os profissionais recebem ainda um material didático que pode ajudar na revisão e discussão dos conhecimentos absorvidos no evento com os colegas de trabalho. A nossa ideia é que os profissionais saiam do curso com ideias e técnicas novas e possam somar as estratégias de nossa abordagem à sua experiência clínica.
  3. Agende uma consultoria a nossa abordagem oferece ideias que podem ser úteis tanto em atividades do dia a dia (como escovar os dentes ou usar o vaso sanitário) até aspectos mais complexos, como o desenvolvimento da linguagem ou a elaboração de um projeto de inclusão escolar. Sabemos que cada pessoa com autismo tem as suas próprias características e que, em alguns momentos, os profissionais podem necessitar de um apoio personalizado. Para isso, além dos cursos em grupo, a Inspirados pelo Autismo oferece consultorias que ocorrem em duas modalidades: online ou presenciais. As consultorias online permitem que os profissionais recebam orientações à distância através de uma conversa de até duas horas e meia com um consultor. Os profissionais preenchem previamente um questionário detalhado sobre um ou dois pacientes e podem enviar (com autorização dos pais dos pacientes) vídeos dos pacientes nas situações que mais geram dúvidas. Na data da consulta, o consultor responde às dúvidas dos profissionais e oferece recomendações que poderão ser aplicadas na clínica/consultório, além de repassar instruções para as metas a serem alcançadas no trabalho terapêutico. Já as consultorias presenciais envolvem o deslocamento de um consultor de nossa equipe até a cidade do profissional. O consultor viaja até a cidade, fica hospedado em um hotel e, durante os 3 a 4 dias da visita, trabalha direta e focadamente com um paciente, juntamente da família deste paciente, com a equipe de profissionais e com a escola. O consultor realiza sessões com o paciente, observa e dá feedback para as sessões dos profissionais (e dos pais, se for o caso), oferece orientações à escola e os ajuda a estabelecer metas e a impulsionar e sistematizar o acompanhamento do desenvolvimento do paciente, utilizando instrumentos como a nossa Tabela de Habilidades. As sessões ocorrem em um espaço adaptado (como uma sala adaptada ou um quarto de brincar montado) que pode estar localizado na residência do paciente, na sua clínica/consultório ou em uma instituição.

“Em Dezembro/14 foi diagnosticado autismo em 2 sobrinhos (gêmeos) meus. Eles fizeram 1 ano de vida em 11/12/14. Isso abalou a estrutura de toda a família. Sem saber como lidar com o fato e ainda trabalhando a aceitação do mesmo, buscamos informações na internet e passamos a aprender um pouco mais a cada dia. O site da Inspirados pelo Autismo é simplesmente fantástico, traz informações valiosas e a didática utilizada para transmitir o conhecimento atinge seu objetivo com muita clareza. Lembra a todo tempo de usar linguagem acessível, ilustrações, enfim, preocupam-se de estarem falando para pessoas leigas no assunto. Continuem com esse trabalho bonito e precioso, vocês ajudam e muito. Levam esperança e uma arma valiosa nessa luta para ultrapassar a barreira do Autismo, vocês levam a informação. Obrigada por ajudarem tantos anjos: nossas crianças! Obrigada de todo coração. Vocês são inspirados pelo autismo e mais que isso, por Deus, porque  fazem tudo tão bem feito, que só com amor é que se é possível gerar tantos frutos bons num trabalho incessante. Minha admiração e respeito.” Adriana Gopfert, tia

“A cada dia vemos mais pais trabalhando com essa abordagem com seus filhos. Todos relatam progressos significativos. O que mais me deixou feliz quando optei por uma abordagem responsiva? Deixar de ser um agente passivo no tratamento do meu filho e passar a trabalhar ativamente com ele, em qualquer horário do dia.” Maria Cristina dos Santos, mãe.

“A esperança renovada. O surgimento de uma nova mãe a partir daqui. Com certeza, a melhor coisa que já fiz pelo maior amor da minha vida, meu filho. O curso é maravilhoso, dá vontade de fazer todos os módulos. Acredito que o curso não é só capaz de ajudar nossas crianças, mas também de salvar nossas famílias. ” Gisele Dias dos Santos,  mãe 

“Hoje me sinto um pai mais completo por poder ajudar meu filho quando chegar em casa. De uma maneira diferente de 2 dias atrás, onde não conhecia técnicas da abordagem e não sabia o que fazer em algumas das situações. Hoje me sinto bem mais preparado para tentar dar mais qualidade de vida aos meus filhos. Muito obrigada pela oportunidade”Moisés Gilvan da Silva, pai.

  1. Acesse e leia o nosso site: o site da Inspirados pelo Autismo foi criado com o objetivo de repassar informações sobre a nossa abordageme possibilitar que os profissionais conheçam a nossa proposta de trabalho e possam experimentar a aplicação de nossas atividades lúdicas. No site, você encontrará uma descrição de nossa abordagem e dos princípios que utilizamos, assim como artigos científicos que embasam o nosso trabalho, recomendações sobre adaptações no ambiente físicosugestões de atividades lúdicas e instruções sobre temas específicos (uso do vaso sanitáriohora do banhofestas de fim de anoinclusão escolaralimentação e escovação de dentes, dentre outros). Pelo site é possível ainda encomendar os livros Brincar para Crescer  – com 201 atividades que você poderá aplicar em seu consultório – e Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse – com explicações detalhadas sobre as sensações, sentimentos e desafios comuns às pessoas com autismo, uma leitura útil para você profissional e também um ótimo livro para recomendar aos pais de seus pacientes.
  2. Participe de nossos cursos: os nossos cursos propõem que os profissionais aprofundem seus conhecimentos sobre o autismo a partir do contato com pesquisas científicas atualizadas e da troca de experiências práticas com nossos palestrantes. Em nossos cursos, além de proporcionarmos informações e vivências que levam à uma maior compreensão sobre o autismo, oferecemos a oportunidade de aprendizado de uma nova forma de nos relacionarmos com as pessoas com autismo (o “estilo responsivo de interação”) e explicamos como usar a nossa abordagem, por exemplo, para promover o desenvolvimento da comunicação, para lidar com comportamentos indesejados e para desenvolver habilidades sociais. Os profissionais apreendem novas formas de auxiliar os pais dos pacientes e recebem instruções que poderão ser repassadas aos familiares dos pacientes atendidos. Durante os 4 dias de duração dos nossos cursos, os participantes têm a oportunidade não só de assimilar as nossas técnicas e estratégias, mas também de vivenciar estes aprendizados através de dinâmicas, vídeos, exercícios, demonstrações e simulações em grupo. Os nossos cursos são práticos e o aprendizado obtido por você poderá ser aplicado imediatamente em clínicas e consultórios. Cada participante recebe um certificado do curso emitido pela Inspirados pelo Autismo e pode aplicar todas as técnicas apreendidas no curso em seu contexto terapêutico. Os profissionais recebem ainda um material didático que pode ajudar na revisão e discussão dos conhecimentos absorvidos no evento com os colegas de trabalho. A nossa ideia é que os profissionais saiam do curso com ideias e técnicas novas e possam somar as estratégias de nossa abordagem à sua experiência clínica.
  3. Agende uma consultoria a nossa abordagem oferece ideias que podem ser úteis tanto em atividades do dia a dia (como escovar os dentes ou usar o vaso sanitário) até aspectos mais complexos, como o desenvolvimento da linguagem ou a elaboração de um projeto de inclusão escolar. Sabemos que cada pessoa com autismo tem as suas próprias características e que, em alguns momentos, os profissionais podem necessitar de um apoio personalizado. Para isso, além dos cursos em grupo, a Inspirados pelo Autismo oferece consultorias que ocorrem em duas modalidades: online ou presenciais. As consultorias online permitem que os profissionais recebam orientações à distância através de uma conversa de até duas horas e meia com um consultor. Os profissionais preenchem previamente um questionário detalhado sobre um ou dois pacientes e podem enviar (com autorização dos pais dos pacientes) vídeos dos pacientes nas situações que mais geram dúvidas. Na data da consulta, o consultor responde às dúvidas dos profissionais e oferece recomendações que poderão ser aplicadas na clínica/consultório, além de repassar instruções para as metas a serem alcançadas no trabalho terapêutico. Já as consultorias presenciais envolvem o deslocamento de um consultor de nossa equipe até a cidade do profissional. O consultor viaja até a cidade, fica hospedado em um hotel e, durante os 3 a 4 dias da visita, trabalha direta e focadamente com um paciente, juntamente da família deste paciente, com a equipe de profissionais e com a escola. O consultor realiza sessões com o paciente, observa e dá feedback para as sessões dos profissionais (e dos pais, se for o caso), oferece orientações à escola e os ajuda a estabelecer metas e a impulsionar e sistematizar o acompanhamento do desenvolvimento do paciente, utilizando instrumentos como a nossa Tabela de Habilidades. As sessões ocorrem em um espaço adaptado (como uma sala adaptada ou um quarto de brincar montado) que pode estar localizado na residência do paciente, na sua clínica/consultório ou em uma instituição.

“Boa oportunidade para conhecimento específico, esclarece muito sobre mitos e realidades; nos ajuda a completar/adquirir conhecimento, tanto profissional, quanto emocional-pessoal.” Cássia Lima, fonaudióloga.

“O curso nos faz refletir sobre as dificuldades do autista sob as suas percepções do mundo e do outro. Estimula-nos a rever posicionamentos e intervenções atendendo às necessidades particulares de cada criança.” Katia Moser Frinas dos Reis, fonaudióloga,

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo”. Ilza Correia, pedagoga de APAE.

“Que o curso foi bastante esclarecedor, mudou minha visão sobre o futuro da criança com autismo; sobre como abordar a criança com respeito, procurando conhecê-la, e sobre como a participação da família é vital, bem como a sintonia dos profissionais”. Eliana Souza, terapeuta ocupacional.

  1. Acesse e leia o nosso site: o site da Inspirados pelo Autismo foi criado com o objetivo de repassar informações sobre a nossa abordageme possibilitar que os professores aproveitem as nossas dicas sobre inclusão escolar e apliquem nossas recomendações sobre como utilizar o estilo responsivo de interação na escola. No site, você encontrará uma descrição de nossa abordagem e dos princípios que utilizamos, assim como artigos científicos que embasam o nosso trabalho, recomendações sobre adaptações no ambiente físicosugestões de atividades lúdicas e instruções sobre temas específicos (uso do vaso sanitáriohora do banhofestas de fim de anoinclusão escolaralimentação e escovação de dentes, dentre outros). Pelo site é possível ainda encomendar os livros Brincar para Crescer  – com 201 atividades que você poderá aplicar em sessões “um a um” com seu aluno no contraturno da escola – e Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse – com explicações detalhadas sobre as sensações, sentimentos e desafios comuns às pessoas com autismo, uma leitura útil para os professores e a comunidade da escola, e que pode ser recomendada também aos pais e parentes de seu aluno (a) com autismo.
  2. Participe de nossos cursos: os nossos cursos propõem que os professores aprendam mais sobre o autismo e sobre como compreender os comportamentos e necessidades das crianças, adolescentes e adultos. Em nossos cursos, além de proporcionarmos informações e vivências que levam à uma maior compreensão sobre o autismo, oferecemos a oportunidade de aprendizado de uma nova forma de nos relacionarmos com as pessoas com autismo (o “estilo responsivo de interação”) e explicamos como usar a nossa abordagem, por exemplo, para realizar as atividades diárias, para promover o desenvolvimento da comunicação, para lidar com comportamentos indesejados, para elaborar um projeto de inclusão escolar individualizado, etc. Durante os 4 dias de duração dos nossos cursos, os participantes têm a oportunidade não só de assimilar as nossas técnicas e estratégias, mas também de vivenciar estes aprendizados através de dinâmicas, vídeos, exercícios, demonstrações e simulações em grupo. Os nossos cursos são práticos e efetivos e o aprendizado obtido pode ser aplicado imediatamente pelos professores na escola. Cada participante recebe ainda um material didático que pode ajudar na multiplicação dos conhecimentos adquiridos, ou seja, você pode participar do evento e depois compartilhar seus conhecimentos com a comunidade de sua escola. A nossa ideia é que os professores saiam dos cursos sendo capazes de entender, antecipar e saber lidar com as questões específicas que abrangem os alunos com autismo e, para isso, os professores poderão participar tanto dos cursos de Módulo 1, 2 e 3 como do curso específico sobre Educação Inclusiva, que é aberto a professores, pais e outros profissionais. O curso de Educação Inclusiva é um curso com conteúdos aprofundados que ajudam pais, profissionais e professores a conduzirem projetos de inclusão eficazes para as pessoas com autismo.
  3. Agende uma consultoria: a nossa abordagem oferece ideias que podem ser úteis tanto em atividades do dia a dia (como escovar os dentes ou usar o vaso sanitário) até aspectos mais complexos, como a expansão da linguagem, o desenvolvimento de habilidade sociais e acadêmicas ou a elaboração de um projeto de inclusão escolar. Sabemos que cada pessoa com autismo tem as suas próprias características e que, em alguns momentos, os profissionais da escola podem necessitar de um apoio personalizado. Para isso, além dos cursos em grupo, a Inspirados pelo Autismo oferece consultorias personalizadas que ocorrem em duas modalidades: virtuais ou presenciais. As consultorias online permitem que os profissionais da escola recebam orientações à distância através de uma conversa de até duas horas e meia com um consultor. Os professores preenchem previamente um questionário detalhado sobre um ou dois alunos e podem enviar (com autorização dos pais dos alunos) vídeos dos alunos nas situações que mais geram dúvidas. Na data da consulta, o consultor responde às dúvidas dos professores e oferece recomendações que poderão ser aplicadas na escola, além de repassar instruções para as metas a serem alcançadas no projeto de inclusão escolar dos alunos. Já as consultorias presenciais envolvem o deslocamento de um consultor de nossa equipe até a cidade em que se localiza a escola. O consultor viaja até a cidade, fica hospedado em um hotel e, durante os 3 a 4 dias da visita, trabalha direta e focadamente com um aluno, juntamente da família deste aluno, sua equipe de profissionais e a escola. O consultor observa o aluno em suas atividades diárias no ambiente escolar, responde às dúvidas e apresenta recomendações sobre o programa de inclusão escolar do aluno, ajuda a promover adaptações no ambiente da escola, oferece orientações à escola sobre como estabelecer e alcançar metas sociais e acadêmicas e a impulsionar e acompanhar o desenvolvimento do aluno, utilizando instrumentos como a nossa Tabela de Habilidades. A consultoria com o foco no programa de inclusão escolar geralmente acontece em conjunto com a consultoria para o programa domiciliar desenvolvido pela família do aluno.

“Maravilhoso! Enriquecedor! Eu tive uma ideia abençoada por Deus que gostaria de compartilhar com todos os pais. Fiz uma parceria com a escola do meu filho e paguei metade do curso para a professora da alfabetização do ano que vem. A professora se encantou com o curso e, com certeza, saberá agora envolver o Pedro no próximo ano letivo.” Danielle Guerra Falcão Gonçalves, mãe

“Muito bom, linguagem prática de grande compreensão funcional favorecendo o uso efetivo. Foca o respeito ao indivíduo, acolhe o familiar e coloca a família em lugar ‘transformador’!” Adriana Gomes da Fonseca, diretora de fundação educacional.

“O curso foi mais do que o esperado por mim, pois não conseguia identificar várias atividades que posso fazer com meus dois alunos com autismo. Um curso dinâmico, que une teoria a prática, uma prática que vejo agora com outros olhos… uma prática possível!” Luana de Carvalho Santana, professora.

“Uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!” Fabrícia Corrêa Elias, professora.

Depoimento da família do Davi

A família do Davi usou a nossa abordagem para ajudá-lo a desenvolver várias de suas habilidades, como, por exemplo, a atenção compartilhada e a comunicação.