Atividade para desenvolver a comunicação - desenhando uma história em quadrinhos

14/07/2016

Desenhando uma história em quadrinhos

Interesses:

Desenhar, ouvir e contar histórias, personagens de histórias em quadrinhos (por exemplo, a Turma da Mônica).

Metas principais:

Comunicação verbal (relatar experiências).
Desenvolver período de atenção compartilhada de 15 min ou mais.

Ação motivadora (o papel do adulto):

O adulto desenha em uma cartolina uma história em quadrinhos divertida com os personagens prediletos da criança.

Solicitação (o papel da criança):

A criança contar algo que ela fez na escola para que o adulto desenhe o que aconteceu com ela.

Estrutura da atividade:

O adulto mostra para a criança uma cartolina com vários quadrados sequenciais em branco e também vários lápis de cor ou conjuntos de giz de cera e explica animadamente que eles vão fazer uma história em quadrinhos com os personagens da Turma da Mônica. O adulto pega então um dos lápis de cor ou giz de cera e começa a desenhar com empolgação e entusiasmo um dos personagens da Turma Mônica, comentando com a criança: Nossa, você sabe o que o Chico Bento fez hoje na escola? Hoje quando ele chegou a escola, ele descobriu que ia acontecer uma festa! O adulto estabelece uma atividade cíclica em que ele conta a história do Chico Bento e desenha por alguns momentos na cartolina, afasta-se fazendo suspense e, de forma previsível volta a continuar a história oral sobre o Chico Bento e o desenho, repetindo diversos ciclos sem pedir nada à criança, apenas fazendo a ação motivadora de contar a história e de desenhar de graça, pausando por alguns segundos enquanto faz suspense, fazendo a ação novamente, pausando, e assim por diante. Usando o personagem da Turma da Mônica, o adulto mostra para a criança como fazer para contar fatos que aconteceram naquele dia na escola. O adulto segue contando mais sobre o que aconteceu com o Chico Bento na escola, descrevendo diferentes situações engraçadas, enquanto também desenha as situações para a criança. Quando a criança encontra-se altamente motivada pela ação do adulto, demonstrando este interesse através de olhares, sorrisos, gestos, sons ou palavras, o adulto passa a solicitar que a criança lhe conte alguma coisa que aconteceu com ela na escola (o adulto pode perguntar especificamente sobre coisas que aconteceram com a criança na escola, mas se a criança falar sobre outra coisa que aconteceu em outro lugar, o adulto comemora essa iniciativa e estimula a criança a contar mais sobre o que aconteceu com ela naquele dia e lugar). A solicitação é um convite animado, e não uma ordem. O adulto estimula a criança a contar sobre o que aconteceu com ela na escola e responde a qualquer tentativa da criança em contar os fatos com uma celebração e a volta da ação desejada por ela (desenhar a história em quadrinhos). Desta forma, o adulto mostra para a criança a função de sua comunicação verbal e a importância de contarmos uns para os outros aquilo que nos acontece no dia a dia. Nos próximos ciclos da brincadeira, enquanto a criança continua altamente motivada, o adulto a estimula a contar o que aconteceu com ela em outros lugares e situações. Por exemplo, o adulto pode perguntar o que a criança fez no fim de semana, na casa da vovó ou durante a aula de natação, etc.

Variações:

Podemos ajustar o grau do desafio desta atividade quando a criança já consegue relatar o que aconteceu na escola (ou em outros lugares) com facilidade e constância e propor um ciclo de conversa em que o episódio seja contado com mais detalhes. Conforme o estágio de desenvolvimento da criança, o adulto poderá ajudar a criança a descrever emoções, a fazer comentários, e a expressar gratidão e apreço por outras pessoas envolvidas nas situações descritas.

Para ajudar a criança a manter-se motivada durante a interação e prolongar o tempo de duração da atividade, podemos inserir em alguns ciclos pequenas variações na ação motivadora, por exemplo, fazer encenações, usar objetos ou fantoches para tornar a história que está sendo contada e desenhada mais interessante. O adulto poderá desenhar enquanto canta alguma música que a criança goste ou usando um tom de voz divertido. O adulto poderá também estar fantasiado de algum personagem da Turma da Mônica durante a atividade.

Caso a criança não se interesse pelos personagens da Turma da Mônica, podemos manter a atividade original e modificar os personagens de acordo com os interesses dela, por exemplo, transformando-nos em um outro super herói, animal ou personagem que a criança aprecie. Se ela gosta dos personagens da animação “Carros”, da Disney, podemos ser o McQueen ou o Mate que aceleram pelo quarto enquanto contam sobre o que aconteceu com eles, para que depois estacionem próximos à cartolina e comecem o desenho.

Se a criança se interessa por desenhos e pela Turma da Mônica, mas desejamos trabalhar uma meta diferente da comunicação verbal como, por exemplo, ajudar a criança a participar fisicamente em uma atividade interativa, podemos manter a brincadeira, mas modificar o papel da criança na atividade. Ao invés de solicitarmos que ela conte o que aconteceu hoje na escola, explicamos e mostramos a ela que ela pode tocar em diferentes figuras para nos mostrar que personagens ela gostaria que desenhássemos. Ainda na área de participação física, podemos pedir que ela pegue objetos ou vista peças de vestuário que poderão ser desenhados dentro da história em quadrinhos da Turma da Mônica.

Se a criança não se interessa por desenhar histórias em quadrinhos naquele momento, podemos manter a mesma estrutura da brincadeira e oferecer uma ação motivadora diferente, como por exemplo, dar voltas pelo quarto dentro de uma caixa ou dentro de um cobertor/lycra para “viajar” para diferentes lugares, onde a criança e o adulto poderão contar e representar histórias com os personagens da Turma da Mônica, enfatizando alguma coisa que aconteceu com os personagens em cada determinado lugar.

Quer aprender a criar Atividades Interativas e a utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo para acompanhar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos com autismo? Participe de nossos cursos!

Quais são as brincadeiras prediletas da criança com autismo com a qual você convive? A criança gosta de desenhar? Experimente a atividade de desenhar uma história em quadrinhos com a criança e conte para gente!

Baixe gratuitamente um modelo de Fazendo História para imprimir, outra atividade para desenvolver a comunicação da sua criança com autismo

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Montando palavras com pulos mágicos – atividade para alfabetização
10 agosto, 2016

Montando palavras com pulos mágicos Interesses: Participar de jogos e desafios, atividades físicas como pular e receber cócegas, animais. Metas principais: Desenvolvimento da leitura e da escrita a partir da utilização de sílabas que formarão palavras. Atenção compartilhada de 15 minutos ou mais. Ação motivadora (o papel do adulto): O […]

Leia mais
Conversando com o papagaio curioso – estimulando sua criança a responder a perguntas
3 agosto, 2016

Conversando com o papagaio curioso Interesses: Assistir a encenações, ouvir histórias, interagir com animais, fantoches. Metas principais: Comunicação verbal: responder a perguntas que envolvem “quem”, “qual”, “o que”, “onde” e “por que”. Desenvolver período de atenção compartilhada de 20 min ou mais. Ação motivadora (o papel dos adultos): Um adulto poderá encenar […]

Leia mais
Atividade para educação inclusiva – como ensinar crianças com autismo a identificar vogais
12 julho, 2016

Imitar os Animais Interesses: Animais, encenação dos movimentos e sons dos animais, brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega. Metas principais: Auxiliar no reconhecimento das vogais. Aumentar a participação física da criança na atividade. Ação motivadora: Encenação por parte do adulto facilitador dos movimentos e sons dos animais. Solicitação (o papel da […]

Leia mais
Deixe um comentário
Atividade para educação inclusiva – como ensinar crianças com autismo a identificar vogais10 benefícios oferecidos pelo curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo
Todos os comentários ( 10 )
  • Avatar
    carla
    30/09/2016 em 4:08 pm

    As imagens coloridas e motivadoras vão auxiliar muito.

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @carla
      03/10/2016 em 2:43 am

      Olá Carla,Que ótimo saber que a nossa atividade poderá ajudá-la!Temos vários exemplos de atividades interativas em nosso site para desenvolvimento de diferentes habilidades sociais, veja:https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Recomendamos […] Leia maisOlá Carla,Que ótimo saber que a nossa atividade poderá ajudá-la!Temos vários exemplos de atividades interativas em nosso site para desenvolvimento de diferentes habilidades sociais, veja:https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Recomendamos também o livro Brincar para Crescer, com 201 ideias de atividades lúdicas para desenvolvimento de pessoas com autismo:https://www.inspiradospeloautismo.com.br/produto/brincar-para-crescer-atividades-para-criancas-especiais/Atenciosamente,Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Mariah
    22/01/2017 em 8:43 pm

    Olá, Boa noite!O arquivo pra baixar gratuitamente NÃO FUNCIONA.dÁ PRÁ CORRIGIR?!OBGDA

    Resposta
  • Avatar
    Mirian Filgueira da Silva
    16/03/2017 em 6:11 pm

    Gostei muito,pois estou trabalhando com autista pela primeira vez, e ficava me perguntando comigo mesma; como desenvolver atividades com esse aluno que prenda a […] Leia maisGostei muito,pois estou trabalhando com autista pela primeira vez, e ficava me perguntando comigo mesma; como desenvolver atividades com esse aluno que prenda a sua atenção. Se me enviarem atividades melhor ainda. Li várias textos que me deu uma luz, como trabalhar com eles. Ótimo. Obrigada!!! Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    Irisneide Fernandes
    20/04/2017 em 4:34 pm

    Muito bacana este layaout, que vocês utilizam no site, gostei muito da maneira que abordam o contexto do mundo dos Autistas, meus Parabéns!!!

    Resposta
  • Avatar
    keila
    06/06/2017 em 10:41 am

    adorei o site. gostaria de saber para qual idade que são direcionadas essas atividades..

    Resposta
  • Avatar
    Cleide Santos
    05/10/2017 em 10:28 am

    Que bom que compartilharam algo tão dinâmico para trabalharmos com autistas. Deus os abençoe!

    Resposta
  • Avatar
    Cristina Cirne
    20/12/2017 em 10:17 pm

    Olá fiz esta história compartilhada e foi um sucesso, não só com alunos autistas, senti também a necessidade de trabalhá-la com uma aluna com Síndrome […] Leia maisOlá fiz esta história compartilhada e foi um sucesso, não só com alunos autistas, senti também a necessidade de trabalhá-la com uma aluna com Síndrome de down que precisa muito estimular a comunicação. Obrigada adorei, quando tiver mais este tipo de material, postem, pois me ajuda muito, sou educadora especial atuante em sala de recursos. Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    Ângela Eduardo
    21/11/2018 em 4:39 am

    Gostei muito de todas as imagens e os conteúdos, espero conseguir entrar sempre em contacto com todos vocês.

    Resposta
  • Avatar
    margareth
    21/04/2019 em 8:14 pm

    o melhor site que encontrei sobre autismo. tenho certeza que farei uso de todas as atividades e participarei dos cursos.

    Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe