Menu

Fazendo a história – atividade para crianças com autismo

Atividade interativa para crianças com autismo - fazendo a história

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Leia uma atividade para crianças com autismo que pode ajudar a desenvolver a capacidade de acompanhar e compreender uma história e a participar dela!

Interesses:

Animais, meios de transporte, efeitos sonoros e onomatopeias.

Metas principais:

Acompanhar e compreender uma sequência narrativa.
Participação física.

Ação motivadora (o papel do adulto):

Contar uma história para a criança utilizando a sequência narrativa de um livro caseiro personalizado. Utilizar sua expressividade facial, corporal e de voz em breves encenações para ajudar a criança a manter-se atenta e motivada durante toda a história. Oferecer opções de cartões para que a criança complete a história.

Solicitação (o papel da criança):

Escolher o cartão que completará cada trecho da história do livro.

Preparação da atividade:

Confeccione um livro personalizado utilizando papel de tamanho A3 e deixe espaços em branco no texto para que cartões possam ser encaixados de forma a completar a história. Confeccione de 2 a 4 cartões diferentes como opções para cada espaço em branco. Os cartões podem conter apenas fotos/desenhos, conter fotos/desenhos e palavras, ou apenas palavras, dependendo do estágio de desenvolvimento das habilidades cognitivas de sua criança. Plastifique tanto o livro como os cartões e cole um fita de Velcro no verso dos cartões e nos trechos em branco do livro para que os cartões possam ser encaixados desta forma. Abaixo um exemplo de história e de cartões:

Era uma vez um…

  • gato
  • cavalo
  • tigre
  • sapo

Que morava em uma casa…

  • vermelha
  • amarela
  • azul
  • verde

Um dia, ele foi passear de…

  • carro
  • trem
  • helicóptero
  • caminhão

E ele chegou na….

  • escola
  • praia
  • floresta
  • piscina

Ali, ele encontrou seu amigo…

  • pato
  • leão
  • macaco
  • urso

E eles comeram juntos uma deliciosa e gigante…

  • banana
  • laranja
  • melancia
  • maçã

Estrutura da atividade:

Quando você começar a contar a história, mantenha todos os cartões em uma prateleira e mostre à sua criança apenas os 2 a 4 cartões referentes à primeira página. Seja o modelo para sua criança, escolha um dos cartões e coloque você mesmo o cartão no espaço com velcro do livro, sem pedir nada à criança. Guarde na prateleira os cartões daquela página que não foram utilizados. Continue a história utilizando sua expressividade e animação, encenando, oferecendo efeitos sonoros relativos aos meios de transporte e onomatopeias para cada um dos animais. A cada espaço em branco, mostre os novos cartões e estimule a criança (caso ela esteja altamente motivada) a ajudá-lo a escolher um cartão e encaixá-lo no livro. Lembre-se que o momento em que solicitamos algo da criança também faz parte da diversão. Traga leveza e animação para este momento demonstrando sua empolgação em escolher os cartões e montar a história. A criança não precisa escolher e colocar os cartões no livro. Se ela conseguir manter-se atenta e acompanhar toda a história, isso já é fantástico para uma criança que ainda não adquiriu a habilidade de seguir sequências narrativas orais ou escritas. E se ela participar escolhendo e colocando os cartões no livro, lembre-se de celebrar muito suas participações!

Variações:

Se a sua criança gosta de música, você pode fazer uma história cantada. Com uma melodia conhecida, você pode confeccionar o livro escrevendo a letra original ou uma letra modificada para montar a sua história e também deixar espaços em branco para a criança completar com os cartões.

Observações:

Algumas crianças podem se beneficiar de uma história com menos espaços em branco para completar – ou até nenhum – caso os espaços em branco e os cartões a distraiam dificultando a compreensão da história narrada. Se este for o caso de sua criança, invista em livros personalizados confeccionados por você com os interesses da criança, com texto simplificado e ilustrações atraentes, para que você possa simplesmente contar a história com animação e expressividade.

[cta-inspirados text=”Baixe gratuitamente um modelo de Fazendo História para imprimir” img=”https://www.inspiradospeloautismo.com.br/wp-content/uploads/2016/09/cta-fazendo-historia.png” link=”http://conteudo.inspiradospeloautismo.com.br/fazendo-historia-para-imprimir” target=”_blank” btn=”https://www.inspiradospeloautismo.com.br/wp-content/uploads/2016/08/baixe-aqui.png”]

Gostou dessa atividade para crianças com autismo?

Conte-nos o que você achou dessa atividade e compartilhe a atividade para crianças com autismo com seus amigos!

Quer ler outras ideias de atividades? Acesse a nossa seção completa de atividades interativas.

Você também poderá ler em nosso site informações sobre como criar um ambiente físico otimizado para a realização das atividades interativas.

Faça parte da conversa. Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

26 comentários em “Fazendo a história – atividade para crianças com autismo”

  1. Avatar

    As atividades são excelentes, obrigada pela contribuição. Vou colocá-las em prática, adaptando cada uma às especificidades dos meus pacientes. Muito bom mesmo. Parabéns!!

      1. Avatar
        Inspirados pelo Autismo

        Olá Carivaldina,

        Temos mais exemplos de atividades em nosso site que você poderá acessar pelo link a seguir, veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/

        Você já conhece o livro Brincar para Crescer? Este livro oferece 201 atividades lúdicas que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos com autismo em diferentes estágios do desenvolvimento. Saiba mais sobre o livro acessando: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/produto/brincar-para-crescer-atividades-para-criancas-especiais/

        Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  2. Avatar
    Marcia Zani Botton

    Muito significativa a atividade. Vou aproveitá-la para ilustrar as atividades possíveis de realizar para estimular as pessoas com autismo, numa pós em Psicopedagogia que estou trabalhando. Obrigada pela dica. Abraços

  3. Pingback: Fazendo a história – atividade para crianças com autismo | Educadores Conectados

  4. Avatar

    Muito bom o site. Você possui atividades para autista cego?
    Sou professora e não acho atividades estruturadas para esse perfil de autista cego. Meu aluno tem 9 anos.

    1. Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo

      Oi Amgelica,

      Bom dia!

      Agradecemos o contato!

      Não temos no site atividades especificamente para crianças que têm autismo e deficiência visual. Mas várias de nossas atividades podem ser adaptadas para crianças com essas características. Se a atividade tem um dos focos no estímulo visual que oferecemos à criança, retiramos esse foco e investimos em oferecer estímulos dos outros sentidos, por exemplo o auditivo, táctil, proprioceptivo, vestibular, olfativo e gustativo.

      Por exemplo, quando contamos uma história para ela, ao invés de mostrarmos as figuras do livro, damos na mão dela os bonecos e brinquedos que representam cada passo da história: os bonecos dos personagens, as comidinhas de plástico ou madeira, os meios de transporte de plástico ou madeira, o bicho de pelúcia que representa o lobo, as onomatopeias que representam os animais, os tecidos que representam a roupa/lençol/cortina, as fragrâncias do jardim de flores e até cenários em relevo.

      Torcemos para que as dicas sejam úteis!

  5. Avatar
    Alessandra Evelyn

    Boa noite, infelizmente não consegui baixar ” Era uma Vez”(Baixe gratuitamente um modelo de Fazendo História para imprimir). Mas achei a metodologias de vocês super interessante para o desenvolvimento de interpretação para crianças autista. Vou utilizá-la.
    Obrigada pela dica!

    1. Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo

      Oi Alessandra, que bom que gostou da metodologia! Para baixar o arquivo, você clica no link e uma nova aba de seu navegador se abre automaticamente.Nela, você insere os dados solicitados (nome e email) e na mesma aba se abre o pdf com o arquivo da história. De qualquer maneira, enviaremos o link para você por email.

  6. Avatar

    Gostei muito das atividades, porém, não consegui baixar o arquivo “Fazendo história”. Poderia por favor enviar para mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *