6 aplicativos úteis para pessoas com autismo

25/05/2015

Você sabia que muitas famílias e profissionais têm usado aplicativos para pessoas com autismo em seu dia a dia? A seguir descrevemos alguns dos aplicativos para celulares e tablets disponíveis no mercado que têm se mostrado muito úteis para a promoção do desenvolvimento de nossas crianças, adolescentes e adultos com autismo.

Aplicativos para pessoas com autismo para organização da rotina

First Then (em Português, Primeiro e depois)

Disponibilidade: disponível para iPhone e iPod touch.
Objetivos: aumentar a independência da criança, Aplicativos para pessoas com autismoordenar as atividades diárias e diminuir a ansiedade duração a transição das atividades.
Funcionamento: por meio de uma programação visual específica e com a possibilidade de apoio com mensagens sonoras, o aplicativo oferece suporte às pessoas com autismo através do uso de imagens/falas que informam sobre os acontecimentos diários ou sobre as diferentes etapas necessárias para completar uma atividade específica (por exemplo, usar o banheiro). O aplicativo pode ser exibido em três formatos de tela: tela inteira, tela dividida e tela com lista de tarefas. Na opção de tela inteira, a pessoa com autismo pode visualizar uma imagem grande e, deslizando o dedo à esquerda no visor do aparelho, poderá ver a imagem seguinte. Na opção de tela dividida, a pessoa com autismo visualiza duas imagens dispostas lado a lado com uma seta entre elas que ajuda a acessar a sequência de atividades – o fato de existir essa guia lateral com a sequência de atividades faz com que o usuário possa ser informado sobre as próximas atividades da sua programação. Na opção de tela com lista de tarefas, aparecem quatro imagens associadas à rotina da pessoa com autismo. Esta opção é mais indicada para pessoas que estão já familiarizadas com um sistema de comunicação por troca de imagens ou não são tão facilmente distraídas por atividades futuras.
Possibilidades: os pais ou algum outro responsável podem gravar a sua própria voz para criação das instruções/falas que acompanham as imagens. Estas falas podem ser um excelente instrumento para reforçar a sequência de atividades da rotina e para ajudar a pessoa com autismo no que se refere à aquisição da linguagem. Cada tela poderá conter um check list e este check list poderá indicar quando uma tarefa estiver completa (esta ferramenta pode ser ligada e desligada acessando-se o menu). O aplicativo permite personalizar ainda a agenda usando figuras da biblioteca de imagens do computador, buscando imagens na internet ou empregando imagens existentes nas câmeras do iPhone ou iPod touch. Tendo uma agenda predefinida, o aplicativo permite usar tantas imagens quantas forem necessárias para ilustrar os passos existentes na realização das tarefas.
Outras características: há também a possibilidade de alternar a utilização dos diferentes formatos para a utilização em cada um dos horários do dia, dependendo da preferência do usuário.
Para mais informações, acesse: https://itunes.apple.com/br/app/first-then-visual-schedule/id355527801?mt=8

Minha Rotina Especial

Disponibilidade: oferecido pela App Store e disponível para iPad.
Objetivos: organizar as informações sobre a rotina diária da criança Aplicativos para pessoas com autismo de forma integrada, visualmente organizada e clara, propiciando aprendizados e colaborando para o desenvolvimento. Segundo os criadores do aplicativo – Régis Nepomuceno, que é Terapeuta Ocupacional, e Paulo Zamboni, que é pai de uma criança com autismo – ao conhecer sua rotina, a criança ganharia confiança e autonomia, fundamentais para seu desenvolvimento.
Funcionamento: os pais, ou algum outro responsável pela criança, registra em fotografias momentos da rotina da criança. Depois, esta pessoa entra em um campo do aplicativo denominado “acesso pessoal”, acessível a partir de uma senha, e elabora a estrutura semanal da criança, com as respectivas atividades de vida diária. O aplicativo tem a aparência de uma agenda e é capaz de organizar a rotina antecipando as atividades que serão realizadas, enviando lembretes sobre cada etapa e, ao final, mostrando um resumo de tudo o que foi realizado.
Possibilidades: é possível personalizar o aplicativo para cada criança com a inclusão de fotos e áudios. Estas ferramentas permitem que a criança se reconheça, identifique as atividades de seu dia a dia e acompanhe os passos necessários para a execução de cada atividade. Ainda é possível inserir na rotina o planejamento de viagens e a antecipação de possíveis imprevistos. Por exemplo, fotos e informações sobre visitas e fatos novos na rotina podem ser antecipados para que a criança não se desorganize com esses eventos. Para os criadores do aplicativo, o Minha Rotina Especial contribui para o planejamento, a organização sensorial e a compreensão das etapas e da complexibilidade de cada atividade.
Outras características: o aplicativo poderá narrar as etapas do dia a dia da pessoa com autismo usando uma voz familiar a ela, o que é útil para crianças com deficiência visual ou para aquelas que ainda não sabem ler. Após a montagem das atividades cotidianas, também é possível imprimir a agenda completa da criança e utilizá-la como um quadro de rotina ou um mural de fotos, que poderão ser afixados em algum local da residência, como o quarto da criança.
Para mais informações, acesse: http://minharotina.com.br

Aplicativos para pessoas com autismo para apoio à comunicação

Tobii Sono Flex

Disponibilidade: disponível para iPad e iPhone e tablets com sistema operacional Android.
Objetivos: viabilizar uma comunicação alternativa para crianças, Aplicativos para pessoas com autismoadolescentes e adultos que ainda não têm total domínio da comunicação verbal. O aplicativo transforma símbolos em falas emitidas com clareza.
Funcionamento: os pais ou algum outro responsável pela pessoa com autismo encontrarão no aplicativo um conjunto de símbolos – o aplicativo contém 11 mil símbolos, além de 50 frases e expressões de contexto já estruturadas. O adulto poderá usar também a câmera e os álbuns do aparelho para selecionar e criar os seus próprios símbolos personalizados. Após conhecerem juntos os símbolos existentes ou criarem símbolos novos para situações específicas ou necessidades individuais, cada símbolo ou cada vocabulário de contexto, quando for selecionado e tocado, emitirá uma fala que expressará então os desejos e interesses da pessoa com autismo, podendo ser manuseado por ela enquanto instrumento de expressão e comunicação. Ou seja, ao clicar nos símbolos, o aplicativo faz com que o celular “fale” a palavra ou frase relacionada ao que se deseja comunicar.
Possibilidades: o aplicativo possui cinco tipos diferentes de vozes que podem ser utilizados (um menino, uma menina, duas mulheres e um homem). O aplicativo está disponível na Língua Portuguesa.
Outras características: o aplicativo possui uma versão gratuita para experimentação chamada Tobii Sono Flex Lite (esta versão é limitada e mais simplificada, mas pode ser usada para testar o aplicativo).
Para mais informações sobre o Tobii Sono Flex, acesse: https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-bp/id562578933?mt=8
Para conhecer o Tobii Sono Flex Lite, acesse: https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-lite-bp/id562582441?mt=8

Livox

Disponibilidade: disponível para iPad e iPhone e tablets com sistema operacional Android.
Objetivos: viabilizar uma comunicação alternativa para crianças, Aplicativos para pessoas com autismoadolescentes e adultos que ainda não têm total domínio da comunicação verbal. Assim como o Tobii Sono Flex, o Livox transforma símbolos selecionados e tocados na tela do aparelho em falas emitidas com clareza.
Funcionamento: o aplicativo foi criado por brasileiros a partir da iniciativa de um casal que é pai de uma menina com paralisia cerebral. O Livox possui cerca de 12 mil símbolos e um repertório variado de frases e expressões comuns ao cotidiano, funcionando então como um “catálogo de falas ditas em voz alta”, segundo Carlos Edmar Pereira, criador do aplicativo e pai de Clara. O aplicativo oferece uma plataforma amigável com sistema touch inteligente, que ajuda as crianças, adolescentes e adultos a concluírem o toque nos símbolos, corrigindo eventuais imperfeições e possui um conteúdo educacional.
Possibilidades: o aplicativo possibilita o compartilhamento de conteúdo entre tablets, possui algoritmos que adequam o uso do aplicativo às pessoas com outras deficiências (motora, cognitiva ou visual, por exemplo) e ainda disponibiliza um teclado virtual inteligente.
Outras características: o Livox recebeu um prêmio da ONU como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo e vem sendo utilizado por famílias e por muitas instituições, tais como a APAE, tendo um alcance estimado no país de 10.000 pessoas.
Para mais informações, acesse: http://www.livox.com.br/

Aplicativos para pessoas com autismo de apoio às atividades pedagógicas

Story Creator (em Português, Criador de Histórias)

Disponibilidade: disponível para quem possui iPhone, iPad e iPod touch.
Objetivos: o aplicativo permite criar de forma fácil e simples histórias Aplicativos para pessoas com autismopersonalizadas, permitindo registrar histórias de vida que podem ser recontadas e compartilhadas com familiares e amigos.
Funcionamento: o usuário inicia a criação de uma história e, para incrementá-la, pode usar fotos, vídeos, textos, desenhos e áudios. Pode-se criar quantas histórias se quiser e cada uma delas poderá ter a sua própria capa. O aplicativo permite destacar os trechos mais importantes da história através de uma ferramenta de highlights por voz. Após a criação da história, ela pode ser compartilhada usando diferentes interfaces ou pode ser enviada às outras pessoas por email, bastando para isso apenas um clique. As histórias compartilhadas poderão ser comentadas, gerando interatividade.
Possibilidades: as fotos utilizadas nas histórias podem ser importadas do Dropbox, Flickr, Picasa ou do Facebook. Cada página da história pode conter textos e trechos de gravações de áudio, sendo que as crianças podem então assistir às histórias narradas com a voz dos pais.
Outras características: o aplicativo possui um mecanismo de backup que garante o armazenamento das histórias já criadas e evita que histórias gravadas sejam apagadas acidentalmente.
Para mais informações, acesse: https://itunes.apple.com/br/app/story-creator-easy-story-book/id545369477?mt=8

Desenhe e Aprenda a Escrever

Disponibilidade: disponível para quem possui iPhone e iPad.
Objetivos: o aplicativo auxilia no desenvolvimento da motricidade fina e ajuda a criança a aprender a escrever palavras, que sãoAplicativos para pessoas com autismo desenhadas na tela do aparelho em formatos divertidos – por exemplo, usando as texturas creme de barbear, ketchup, cobertura de chocolate, giz, lápis, caneta azul, gelatina, pudim de chocolate, xarope, geleia de uva, creme de leite, torta de abóbora, tinta vermelha e pudim de baunilha.
Funcionamento: a criança desenha as letras na tela e, depois, as linhas desenhadas aparecem próximas às letras padrões, dessa forma, a criança pode comparar seus desenhos aos modelos e aperfeiçoar sua coordenação e habilidade de escrita. O aplicativo também ajuda a criança a se aprimorar chamando a atenção dela gentilmente quando a escrita está sendo feita fora do circuito previsto (a criança tem a chance de tentar novamente). Quando a criança conclui a escrita, o aplicativo oferece um prêmio para motivar a criança a continuar aprendendo. O aplicativo tem 28 opções de fundo  – ou seja, papéis de fundo com texturas e estampas diferentes – e inclui listas de conteúdos variados, com temas tais como letras, números, alimentos, animais, natureza, etc.
Possibilidades: os pais ou responsáveis podem criar listas específicas personalizadas de palavras, por exemplo, com os temas prediletos da criança ou com itens que ela está interessada em aprender no momento.
Outras características: após a conclusão de cada escrita, o aplicativo revisa o conteúdo elaborado, o que oferece um reforço visual ao aprendizado.
Para mais informações, acesse: https://itunes.apple.com/br/app/desenhe-e-aprenda-a-escrever!/id545187337?mt=8

Já utilizou um desses aplicativos? Então, conte a sua experiência para nós!

Aprenda mais sobre o autismo e sobre como ajudar a sua criança em um de nossos cursos. Os cursos são abertos a pais, familiares, profissionais, estudantes e voluntários e as inscrições podem ser parceladas em até 18 vezes.

Baixe gratuitamente um material de apoio visual para ajudar crianças a usar o vaso sanitário

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho
7 junho, 2019

A hora do banho pode ser um momento divertido e gostaríamos de ajudar você e a sua criança, adolescente ou adulto com autismo nesta tarefa. Leia abaixo algumas ideias e recomendações que podem ser úteis para ajudar uma criança com autismo a tomar banho: Facilite a transição da criança com autismo para […]

Leia mais
Pesquisa comprova que participação dos pais é essencial para a linguagem de crianças com autismo
19 fevereiro, 2018

Os pais podem ajudar a criança com autismo a se comunicar mais A ideia de levar o seu filho ao consultório do fonoaudiólogo ou ao profissional especializado na promoção das habilidades de comunicação de pessoas com autismo e esperar do lado de fora, sem saber o que se passa na […]

Leia mais
Como ajudar pessoas com autismo a lidar com o barulho de fogos de artifício
2 fevereiro, 2018

A equipe da Inspirados pelo Autismo recebeu a seguinte pergunta, ‘Meu filho de 4 anos entra em crise com fogos de artifício. O que posso fazer nesse momento e como posso ajudá-lo a longo prazo?’ Assista ao vídeo com a resposta da psicóloga e consultora da Inspirados pelo Autismo, Giovanna […]

Leia mais
Deixe um comentário
Pais recebem treinamento e conseguem ajudar crianças com autismoComo ajudar uma criança com autismo a ler, escrever e interessar-se por matemática
Todos os comentários ( 17 )
  • Avatar
    Magaly Rafael Alves
    26/05/2015 em 9:52 am

    Como eu posso comprar o aplicativo Tobii sono flex ou baixar no ipad do meu filho?

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Magaly Rafael Alves
      26/05/2015 em 5:05 pm

      Olá Magaly,Para mais informações sobre como adquirir os aplicativos, recomendamos que você entre em contato diretamente com os provedores do serviço através dos links abaixo: […] Leia maisOlá Magaly,Para mais informações sobre como adquirir os aplicativos, recomendamos que você entre em contato diretamente com os provedores do serviço através dos links abaixo: https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-bp/id562578933?mt=8 https://itunes.apple.com/us/app/sono-flex-lite-bp/id562582441?mt=8Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    maria jose pachu
    27/05/2015 em 9:04 pm

    Isso é ótimo, é muita evolução. Na época que eu trabalhei com autismo (faz tempo) eram mais limitados os nossos meios de trabalho.

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @maria jose pachu
      02/06/2015 em 7:00 pm

      Olá Maria José,Que bom que você apreciou a modernidade oferecida pelos aplicativos.Visite a nossa página sobre brinquedos e materiais e confira as nossas sugestões […] Leia maisOlá Maria José,Que bom que você apreciou a modernidade oferecida pelos aplicativos.Visite a nossa página sobre brinquedos e materiais e confira as nossas sugestões de materiais para as sessões interativas: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/brinquedos-para-criancas-com-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Kelly
    28/05/2015 em 10:20 pm

    Sensacional! Adorei e com certeza vou baixar pra usar!

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Kelly
      02/06/2015 em 6:56 pm

      Olá Kelly,Maravilha! Esperamos que os aplicativos sejam úteis para você e a criança com autismo com a qual você convive.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

      Resposta
  • Avatar
    Aline
    23/06/2015 em 10:25 pm

    Nenhum desses aplicativos roda no Android ou tem alguma previsão para desenvolvimento para Android?

    Resposta
  • Avatar
    silvaedsarjpa
    25/06/2015 em 10:32 pm

    Trabalho na rede de ensino público e muitos pais não têm como baixar app pagos. Vcs poderiam indicar app gratuitos para uso em tablets […] Leia maisTrabalho na rede de ensino público e muitos pais não têm como baixar app pagos. Vcs poderiam indicar app gratuitos para uso em tablets sistema Android! Obgda Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    katia
    28/06/2015 em 2:16 pm

    Que bom,vou baixa pra usar com uma aluna autista e passa pra colegas também principalmente a equipe multifuncional da escola.obg!

    Resposta
  • Avatar
    Alinr
    22/08/2015 em 12:42 am

    Como posso baixar os apps pelo play store?

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Alinr
      24/08/2015 em 1:30 pm

      Olá Aline,Recomendamos que você clique nos links de cada produto para obter informações e instruções sobre como baixá-los diretamente com os provedores do serviço.Atenciosamente, […] Leia maisOlá Aline,Recomendamos que você clique nos links de cada produto para obter informações e instruções sobre como baixá-los diretamente com os provedores do serviço.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
    • Avatar
      Luiz Brazao
      @Alinr
      28/08/2015 em 1:18 am

      Aline, os aplicativos, acima, são todos da plataforma IOS, ou seja da Aplle utilizado através da APP Store, no caso de Androide, Play Store, você […] Leia maisAline, os aplicativos, acima, são todos da plataforma IOS, ou seja da Aplle utilizado através da APP Store, no caso de Androide, Play Store, você pode tentar baixar o aplicativo QUE FALA, gratuito, da qual você faz um cadastro e tem um painel demonstrador que é chamado de prancha, da qual você pode personalizar através de fotos do cotidiano de seu filho(a) e depois poder baixar em qualquer celular para interação com seu filho em off line, é interessante. Leia Menos

      Resposta
  • Avatar

    […] Aplicativos para pessoas com autismo: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ […]

    Resposta
  • Avatar

    […] https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ […]

    Resposta
  • Avatar

    […] Mais informações :https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ […]

    Resposta
  • Avatar

    […] https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ […]

    Resposta
  • Avatar

    […] https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ […]

    Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe