Adolescente com autismo surpreende seus pais ao escrever uma carta profunda e sensível sobre pessoas com autismo

06/06/2016

Autismo não verbalO jornal americano The Washington Post publicou em seu site uma detalhada matéria sobre Gordy, um adolescente com autismo não-verbal que surpreendeu seus pais ao escrever uma carta profunda e sensível sobre pessoas com autismo. A carta elaborada por Gordy foi direcionada ao departamento policial de sua localidade.

Segundo a matéria, ao longo dos primeiros 14 anos e meio da vida de Gordy, seus pais, Evan e Dara Baylinson, não pensavam que seu filho pudesse compreender qualquer coisa que eles dissessem. Gordy nunca tinha falado e isso fazia com que os seus pais conversassem frequentemente na sua presença acreditando que o filho não os compreendia. Os pais de Gordy descobririam recentemente que o filho compreendia sim os diálogos entre os membros da família. Ao longo do tempo, Gordy foi absorvendo tudo o que era falado na frente dele.

Para elaborar a mensagem enviada aos policiais de sua cidade, Gordy digitou cada letra, uma de cada vez, com o seu dedo indicador direito. O adolescente não foi treinado e suas palavras não foram editadas. Ninguém disse a ele o que escrever, segundo os seus pais e a terapeuta que o acompanha. Para Gordy, a carta é um chamado por atenção, reconhecimento e aceitação. A carta foi uma surpresa para a família e mostrou que Gordy é um excelente escritor, com muito a dizer. Gordy foi diagnosticado quando ele tinha 17 meses de idade. Agora, aos 16 anos, ele ainda não fala, mas tem mostrado que sua mente é repleta de conhecimento e de visões e opiniões sobre o mundo ao seu redor, que ele observa, acompanha e escuta com atenção.

A descoberta capaz de surpreender a família aconteceu em fevereiro de 2015. Uma das terapeutas da equipe de Gordy, Meghann Parkinson, começou a utilizar com ele uma nova abordagem chamada Rapid Prompting Method (RPM), que abrange um conjunto de técnicas desenvolvidas para auxiliar pessoas com autismo severo no desenvolvimento da linguagem. A abordagem inclui sessões em que a terapeuta faz perguntas, que o adolescente responde apontando para letras em uma placa de alfabeto. Após pouco mais de um ano de tratamento, Gordy demonstra avanços e já utiliza um teclado tipo QWERTY (layout de teclado atualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever). As palavras aparecem na tela de um iPad, que fica apoiado na frente de Gordy, enquanto ele digita.

O Rapid Prompting Method é considerado muito controverso, sendo que, para alguns especialistas, a abordagem faz com que os terapeutas levem as crianças aos resultados observados. Há outros especialistas, contudo, que dizem que é possível, em uma minoria de casos, que pessoas com diagnósticos similares ao de Gordy possam aprender a se comunicar a partir da abordagem, beneficiando-se dela. Connie Kasari, uma reconhecida especialista em autismo e membro do Centro para Pesquisa e Tratamento do Autismo, na Universidade da Califórnia (UCLA), afirma: “Algumas crianças vão se beneficiar, outras crianças não. Não dá para dizer que um mesmo modelo servirá a todos. Alguns indivíduos que não são verbais são incrivelmente inteligentes.” O pai de Gordy, por exemplo, era cético no início do tratamento e estava ciente das inúmeras controvérsias que envolviam essa abordagem. Mas, com o tempo, quanto mais ele observava os conteúdos produzidos por Gordy, mais ele foi ficando convencido de que essas palavras eram realmente de Gordy, e que Gordy as estava elaborando sozinho.

A carta elaborada por Gordy ao departamento de polícia de sua localidade foi escrita durante sessões de tratamento utilizando o Rapid Prompting Method. A carta de Gordy chegou às mãos de Laurie Reyes, policial responsável por um programa que treina oficiais sobre como abordar e lidar com pessoas com autismo. Segundo Laurie Reyes, o departamento recebe duas a quatro ligações por semana para casos em que crianças com autismo se afastaram ou se perderam de casa. Por isso, ela começou um programa único para ensinar os oficiais a tratar as pessoas autismo com dignidade e compaixão. “Eu sempre compartilhei com os oficiais que ensino que não devemos nunca subestimar uma pessoa com autismo.” “Eu também ensino a eles a não associar o fato de a pessoa ser não-verbal com um possível déficit de inteligência. Insisto continuamente nesses dois pensamentos junto aos meus oficiais.” escreveu Reyes para Gordy. A policial disse que a carta de Gordy vai ajudar a reforçar estas ideias cada vez mais junto à sua equipe.

Após a elaboração da carta enviada ao departamento policial, os pais de Gordy contam que o garoto continua a surpreendê-los. Por exemplo, eles estavam trabalhando sobre vulcões e mencionaram o Monte Vesúvio, o único vulcão ativo na Europa continental. Os pais perguntaram a Gordy se ele conhecia um vulcão ativo nos Estados Unidos e ele digitou “Mt. St. Helen”. Seus pais afirmaram que nunca haviam lhe ensinado nada sobre isso e eles descobriram que Gordy tinha visto essa notícia certa vez na capa de uma revista, na sala de espera de um médico.”O céu é o limite para ele agora. Eu acredito que ele pode fazer o que quiser “, disse Evan Baylinson, pai de Gordy. Perguntaram a Gordy que tipo de trabalho ele estaria interessado em fazer e ele respondeu que gostaria de ser um pesquisador para a revista Time.

Leia abaixo a tradução livre para a Língua Portuguesa da carta elaborada por Gordy:

“Meu nome é Gordy e eu sou um adolescente com autismo que não consegue falar. Eu prefiro este termo, ao invés de baixo funcionamento ou baixo desempenho, porque se eu estou escrevendo esta carta, e eu realmente estou, eu estou claramente em funcionamento. Eu me senti fortemente encorajado sobre escrever hoje para dar a vocês um pequeno insight extra sobre as ligações desconexas que supostamente deveriam fazer o meu cérebro e o meu corpo trabalharem juntos em harmonia. Mas eles não fazem isso juntos, e está tudo bem. Você vê, a vida para mim e para outros como eu é um jogo diário, no entanto, este jogo não é divertido, é um cabo-de-guerra. O meu cérebro, que é muito parecido com o seu, sabe o que quer e como fazer isso de forma bem clara. Meu corpo, que é muito parecido com o de um bêbado, ou com o de uma criança de um metro e oitenta, resiste.

Esta carta não é um grito por pena, já que pena não é o que eu estou procurando. Eu me amo exatamente do jeito que eu sou, um corpo de criança, um corpo bêbado e tudo mais. Esta carta é, no entanto, um grito por atenção, reconhecimento e aceitação.

Tendo a sua atenção, eu posso ajudá-lo a reconhecer os sinais de pessoas com autismo que não conseguem falar. Se você puder reconhecer esses sinais, então você será capaz de reconhecer nossas diferenças, o que depois leva à compreensão dessas diferenças, o que nos leva para as maravilhas da aceitação. Com estes ingredientes simples, juntos nós podemos criar um ambiente seguro, acolhedor e feliz para as pessoas com autismo e para as pessoas neurotípicas, igualmente. 

Os sinais físicos a observar são o agitar das mãos ou algum outro movimento socialmente inaceitável, palavras, ruídos ou comportamentos em geral. Isso é incontrolável. Com uma mente e os sentimentos muito parecidos com os de qualquer outra pessoa, você acredita realmente que nós gostamos de agir dessa maneira? Eu não, isso é certo.

Se uma pessoa se torna agressiva, mordendo ou batendo, por exemplo, obviamente, você deve proteger-se, mas não há razão para usar a agressão de volta. Lembre-se, esta agressão é uma reação incontrolável, provavelmente desencadeada pelo medo.

Nada significa mais para pessoas como nós que o respeito. Posso lhe dizer, com quase cem por cento de certeza, que a situação vai ficar muito mais fácil com este entendimento.

Tenho muito respeito por todos vocês e por tudo o que vocês fazem. Se não fosse por vocês, eu nunca teria tido esta oportunidade para defender a mim e às outras pessoas com autismo. Estou ansioso para conhecê-los.

Atenciosamente, 

Gordy”

Você conhece ou se relaciona com alguma pessoa com autismo não-verbal ou que no momento não consegue falar, mas consegue se comunicar por figuras ou por linguagem escrita? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com outros pais e profissionais.

 
 

Baixe gratuitamente nosso eBook com um trecho do livro Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesse

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Diagnosticado com autismo aos 31 anos, rapaz escreve detalhado e emocionante relato sobre sua trajetória e compartilha informações valiosas sobre o autismo
15 agosto, 2016

É possível que alguém viva por muitos anos com características do espectro do autismo sem receber um diagnóstico? A história escrita por Guillaume Paumier sobre a sua própria trajetória mostra que sim. Mais do que mostrar que o autismo pode ser diagnosticado em pessoas adultas, o emocionante relato de Guillaume é uma […]

Leia mais
Menino com autismo divide momentos de emoção com os pais em show do Coldplay
28 abril, 2016

O pai do garoto, Luis Vazquez, realizou uma filmagem emocionante da família durante o show da banda britânica Coldplay na Cidade do México. Em meio à multidão de fans da banda, pai e filho compartilharam momentos íntimos de muita emoção, especialmente quando a banda tocou a música predileta do menino, “Fix You”. O […]

Leia mais
Aluno com autismo na escola – história de persistência!
12 novembro, 2014

No último fim de semana, Fernanda – uma moça com 21 anos diagnosticada com espectro do autismo aos 11 – fez as provas do Enem. Fernanda compareceu ao campus da Uninove em São Paulo para prestar os exames e com eles obter um certificado de conclusão do ensino médio, possibilidade que […]

Leia mais
Deixe um comentário
Dicas para criar atividades lúdicas que promovam o desenvolvimento de crianças com autismoAtividade para educação inclusiva – como ensinar crianças com autismo a identificar vogais
Todos os comentários ( 41 )
  • Avatar
    lauriano de paula
    08/06/2016 em 8:57 am

    Vocês e suas reportagens, só tiram lágrimas dos meus olhos. É tão bom ver isso, porque eu sei que eles são vencedores e com eles […] Leia maisVocês e suas reportagens, só tiram lágrimas dos meus olhos. É tão bom ver isso, porque eu sei que eles são vencedores e com eles eu aprendo mais e mais. Um dia vou mandar um vídeo da minha benção pra vocês. Um forte abraço e obrigado. Ah, eu estava esquecendo, ele está melhorando a leitura. Beijos... Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @lauriano de paula
      09/06/2016 em 3:10 pm

      Olá Lauriano,Ficamos empolgados e felizes em saber que o seu filho está melhorando a leitura!Agradecemos por continuar acompanhando o nosso blog e por apreciar continuamente […] Leia maisOlá Lauriano,Ficamos empolgados e felizes em saber que o seu filho está melhorando a leitura!Agradecemos por continuar acompanhando o nosso blog e por apreciar continuamente os conteúdos que compartilhamos.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Danielle Ferreira
    08/06/2016 em 9:59 am

    Nossa, que escrita fantástica e que elaboração de raciocínio lógico, que clareza na escrita. É REALMENTE MUITO EMOCIONANTE! Vocês, como sempre, nos presenteando com esses fatos, […] Leia maisNossa, que escrita fantástica e que elaboração de raciocínio lógico, que clareza na escrita. É REALMENTE MUITO EMOCIONANTE! Vocês, como sempre, nos presenteando com esses fatos, nos dão luz, confiança para acreditar e apostar neles. Me sinto muito mais entusiasmada. Gostaria de conhecer esse método RPM. Mais uma ferramenta. Muito feliz e entusiasmada ao ler essa matéria. Obrigada! Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Danielle Ferreira
      09/06/2016 em 3:16 pm

      Olá Danielle,A carta de Gordy é realmente fantástica, não é? Também gostamos muito de lê-la e ficamos felizes com a trajetória dessa família!Nós estamos continuamente […] Leia maisOlá Danielle,A carta de Gordy é realmente fantástica, não é? Também gostamos muito de lê-la e ficamos felizes com a trajetória dessa família!Nós estamos continuamente lendo artigos e reportagens sobre novos métodos, abordagens e técnicas para o autismo. Ainda estamos pesquisando mais sobre como funciona e quais são os resultados do RPM e, caso encontremos algum artigo interessante na Língua Portuguesa, compartilharemos pelo blog.Continue acompanhando os nossos posts!Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Michelle Prado Rabelo
    08/06/2016 em 10:28 am

    Linda carta. Meu filho tem 3 anos e é autista não-verbal. Não aponta, não sinaliza. Quando quer algo, ele simplesmente puxa minha mão, geralmente pedindo […] Leia maisLinda carta. Meu filho tem 3 anos e é autista não-verbal. Não aponta, não sinaliza. Quando quer algo, ele simplesmente puxa minha mão, geralmente pedindo colo. Não sei por onde começar. Estava com um comportamento muito complicado, mas, graças a Deus, está bem melhor!!! Obrigada pela linda história!!! Abraço Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Michelle Prado Rabelo
      09/06/2016 em 3:25 pm

      Olá Michelle,Agradecemos por acompanhar os nossos informativos e por nos enviar a mensagem sobre o seu filho.Em nosso site, você poderá acessar vídeos que poderão […] Leia maisOlá Michelle,Agradecemos por acompanhar os nossos informativos e por nos enviar a mensagem sobre o seu filho.Em nosso site, você poderá acessar vídeos que poderão lhe ajudar no desenvolvimento da comunicação de seu filho, veja:Como ajudar uma criança com autismo a se desenvolver – veja as dicas do Instituto Ninho Azul sobre a interação social http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-uma-crianca-com-autismo-a-se-desenvolver/Como ajudar pessoas com autismo a desenvolver a linguagem – vídeo do Instituto Ninho Azul http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-pessoas-com-autismo-a-desenvolver-a-linguagem-novo-video-do-instituto-ninho-azul/Como ajudar crianças com autismo no desenvolvimento da comunicação http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/Você também poderá ler sugestões e exemplos de atividades para o desenvolvimento da comunicação em nosso site, clicando nos links abaixo: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Em nossos Cursos de Módulo 1 temos uma sessão especial sobre Comunicação que poderia ser bastante útil para você. Para conhecer a programação dos Cursos de Módulo 1 e verificar os conteúdos práticos oferecidos, acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Micaele
    08/06/2016 em 11:08 am

    Que linda a história de Gordy e sua família. Estou muito emocionada e orgulhosa com esses seres tão inteligentes e que nos surpreendem a cada […] Leia maisQue linda a história de Gordy e sua família. Estou muito emocionada e orgulhosa com esses seres tão inteligentes e que nos surpreendem a cada dia. Tenho um filho autista e posso sentir na pele o tamanho da felicidade de seus familiares e dos especialistas que o acompanham. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Micaele
      09/06/2016 em 3:32 pm

      Olá Micaele,Também ficamos entusiasmados e muito contentes ao ler essa notícia no site do jornal The Washington Post! Que bom que você também gostou da […] Leia maisOlá Micaele,Também ficamos entusiasmados e muito contentes ao ler essa notícia no site do jornal The Washington Post! Que bom que você também gostou da notícia!Sabia que já recebemos histórias bastante inspiradoras de pais que utilizaram a nossa abordagem com seus filhos? Para conhecer essas histórias, acesse o nosso site pelos links a seguir:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/uma-historia-de-sucesso-de-sons-frases/ http://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-remedio-do-hulk-uma-atividade-para-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Elizabeth
    08/06/2016 em 11:23 am

    Meu filho é autista não verbal, mas desde os 4 anos percebi que ele já sabia ler, embora algumas pessoas não acreditassem. Hoje, ele está […] Leia maisMeu filho é autista não verbal, mas desde os 4 anos percebi que ele já sabia ler, embora algumas pessoas não acreditassem. Hoje, ele está com 9 anos e vejo o quanto ele já aprendeu. Ele ainda não fala, mas consegui alfabetizar meu filho, que também já escreve! As vezes, fico na dúvida sobre o que trabalhar com ele, pois vejo que ele poderia aprender mais. Não é que a escola não ajude, mas vejo a dificuldade dos professores em trabalhar com uma criança autista. Essa é a realidade, infelizmente. São poucos que abraçam a causa. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Elizabeth
      09/06/2016 em 4:23 pm

      Olá Elizabeth,Agradecemos por nos enviar sua mensagem contando sobre o desenvolvimento de seu filho. Que essa mensagem inspire muitos pais e profissionais a trabalharem com […] Leia maisOlá Elizabeth,Agradecemos por nos enviar sua mensagem contando sobre o desenvolvimento de seu filho. Que essa mensagem inspire muitos pais e profissionais a trabalharem com suas crianças com autismo!Em nossos cursos, oferecemos um amplo material didático que inclui a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo. Com esta Tabela, os pais e profissionais podem identificar o estágio de desenvolvimento da criança e assim orientar o tratamento de forma a desenvolver atividades voltadas às metas daquele estágio de desenvolvimento específico. Esta seria uma alternativa para que você possa ter um direcionamento no desenvolvimento de seu filho, que já tem alcançado ótimos resultados com a leitura e a escrita! Para saber mais sobre os benefícios de nossos cursos, acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/Outra possibilidade seria você agendar uma consultoria virtual com a Mariana Tolezani, para que ela lhe repasse estratégias específicas e personalizadas para o desenvolvimento de seu filho. Saiba mais sobre esse serviço acessando: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-para-pessoas-com-autismo/consultas-telefonicasvirtuais/Continue se inspirando para auxiliar seu filho em seu desenvolvimento lendo o nosso artigo a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Lourdes De Oliveira Sumi
    08/06/2016 em 12:59 pm

    Olá!!!! Meu Deus!!!! Que coisa mais maravilhosa! Gostaria tanto de poder ter essa ajuda, mas.....Meu filho não interage e não consegue prestar atenção em nada, […] Leia maisOlá!!!! Meu Deus!!!! Que coisa mais maravilhosa! Gostaria tanto de poder ter essa ajuda, mas.....Meu filho não interage e não consegue prestar atenção em nada, talvez por conta das convulsões, não sei, mas o fato de saber que ele pode estar compreendendo o que falamos me deixa em lágrimas, pois nunca imaginei que pudesse ser assim. Preciso, inclusive, tomar muito cuidado com o que eu falo perto dele. Reportagem sensacional! Obrigada pelo post. Vocês ajudam muito a todos nós. Deus os abençoe. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Lourdes De Oliveira Sumi
      09/06/2016 em 3:57 pm

      Olá Lourdes,Agradecemos por acompanhar as nossas notícias e por nos enviar o relato carinhoso e sensível sobre o seu filho.Em nosso livro Brincar para Crescer […] Leia maisOlá Lourdes,Agradecemos por acompanhar as nossas notícias e por nos enviar o relato carinhoso e sensível sobre o seu filho.Em nosso livro Brincar para Crescer oferecemos exemplos de atividades divertidas que poderão ser utilizadas para trabalhar habilidades sociais tais como contato visual, tempo de atenção compartilhada e comunicação verbal. Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/livros/brincar-para-crescer/Veja também exemplos e sugestões de atividades lúdicas em nosso site, pelo link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Mônica Vasconcellos
    08/06/2016 em 9:31 pm

    Olá, eu tenho gêmeos autistas, eles têm 8 anos e têm dificuldades em falar. Têm dispraxia de fala e muitas das vezes fazem gestos ou […] Leia maisOlá, eu tenho gêmeos autistas, eles têm 8 anos e têm dificuldades em falar. Têm dispraxia de fala e muitas das vezes fazem gestos ou me levam até onde querem alguma coisa. Adoram andar em círculos e correr de um lado ao outro, e também de coisas tipo robôs ou dinossauros. Amei e me emocionei com a carta do Gordy. Um grande abraço a todos e até breve. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Mônica Vasconcellos
      09/06/2016 em 2:50 pm

      Olá Mônica,Que bom saber que você lê o nosso blog! Ficamos felizes em receber a sua mensagem e em saber mais sobre os seus filhos.Nós […] Leia maisOlá Mônica,Que bom saber que você lê o nosso blog! Ficamos felizes em receber a sua mensagem e em saber mais sobre os seus filhos.Nós publicamos recentemente uma série de vídeos sobre a criação de atividades e o primeiro passo para criar atividades é identificar os interesses e motivações das crianças - no seu caso, que bom que você já identificou alguns interesses e motivações de seus filhos. Você poderá usar os interesses deles por andar e correr e também por robôs e dinossauros para criar atividades lúdicas cuja meta seja o desenvolvimento da comunicação. Para acessar os vídeos e saber mais sobre a criação de atividades, clique em: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/dicas-para-criar-atividades-ludicas-que-promovam-o-desenvolvimento-de-criancas-com-autismo-videos-do-instituto-ninho-azul/Você poderá ler também sugestões e exemplos de atividades para o desenvolvimento da comunicação em nosso site, clicando nos links abaixo: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/ http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Informamos que em nossos Cursos de Módulo 1 temos uma sessão especial sobre Comunicação que poderia ser bastante útil para vocês. Para conhecer a programação dos Cursos de Módulo 1 e verificar os conteúdos práticos oferecidos, acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
    • Avatar
      Diana
      @Mônica Vasconcellos
      04/07/2017 em 9:19 am

      Monica gostaria de conversar com vc, pode me enviar um enail? dianapalnerfotografia@gmail.com aguardo seu contato obrigada :)

      Resposta
  • Avatar
    Maria José
    09/06/2016 em 11:39 am

    Sou mãe de uma criança autista e me surpreendo cada dia mais com o seu desenvolvimento. Devemos acreditar sempre, respeitar seu tempo, compreender, aprender, amar, […] Leia maisSou mãe de uma criança autista e me surpreendo cada dia mais com o seu desenvolvimento. Devemos acreditar sempre, respeitar seu tempo, compreender, aprender, amar, participar e nunca, nunca deixar de acreditar no potencial do seu filho. É maravilhoso ver o que esse jovem escreveu. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Maria José
      09/06/2016 em 2:34 pm

      Olá Maria José,Agradecemos por acompanhar o nosso blog e por nos enviar sua carinhosa mensagem. Suas palavras são inspiradoras!Gostaríamos de compartilhar com você (caso […] Leia maisOlá Maria José,Agradecemos por acompanhar o nosso blog e por nos enviar sua carinhosa mensagem. Suas palavras são inspiradoras!Gostaríamos de compartilhar com você (caso você ainda não tenha acessado anteriormente) uma página em nosso site sobre sentimentos e sobre aceitação: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/os-sentimentos/Um ótimo dia para você, sua criança e sua família!Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Caira de Abreu de Souza
    09/06/2016 em 1:49 pm

    Não tenho um filho autista, mas gosto muito de ler sobre o tema, e achei muito emocionante a reportagem! Parabéns a equipe e aos pais […] Leia maisNão tenho um filho autista, mas gosto muito de ler sobre o tema, e achei muito emocionante a reportagem! Parabéns a equipe e aos pais desses anjos que conseguem entender o quanto são especiais. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Caira de Abreu de Souza
      09/06/2016 em 4:40 pm

      Olá Caira,Que bom que você tem interesse em saber mais sobre o autismo! Por gentileza, você é professora? Em caso positivo, temos conteúdos muito úteis […] Leia maisOlá Caira,Que bom que você tem interesse em saber mais sobre o autismo! Por gentileza, você é professora? Em caso positivo, temos conteúdos muito úteis sobre inclusão escolar para pessoas autismo, veja:Cartaz para impressão http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cartaz-com-15-ideias-para-projetos-de-inclusao-de-alunos-com-autismo/Dicas para a inclusão escolar de crianças com autismo – vídeos do instituto Ninho Azul http://www.inspiradospeloautismo.com.br/dicas-para-a-inclusao-escolar-de-criancas-com-autismo-2-videos/Aos professores interessados em capacitar-se para conduzir projetos de inclusão escolar eficazes oferecemos também Cursos sobre Inclusão Escolar. Para conhecer o conteúdo programático de nosso próximo curso sobre inclusão escolar, acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-inclusao-escolar-para-criancas-com-autismo-modulo-escola-sao-paulo-sp-agosto2016/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    MÁRCIA CONRADO
    18/06/2016 em 9:44 pm

    Trabalho com crianças com deficiência numa escola municipal como professora de sala de recursos realizando Atendimento Educacional Especializado. Tenho 11 alunos com autismo. Tenho conseguido […] Leia maisTrabalho com crianças com deficiência numa escola municipal como professora de sala de recursos realizando Atendimento Educacional Especializado. Tenho 11 alunos com autismo. Tenho conseguido ótimos avanços com esses alunos, porém há um aluno com quem os avanços têm sido difíceis, ele não é verbal, possui estereotipias constantes e, apesar de já ser aluno da escola há 5 anos, o aprendizado em relação ao conteúdo escolar é praticamente nenhum, apesar se percebermos sua inteligência. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @MÁRCIA CONRADO
      20/06/2016 em 12:09 pm

      Olá Márcia,Agradecemos por nos contar sobre o trabalho que você realiza com os alunos com autismo.Parabéns pelo seu empenho e dedicação ao desenvolvimento deles!Sobre […] Leia maisOlá Márcia,Agradecemos por nos contar sobre o trabalho que você realiza com os alunos com autismo.Parabéns pelo seu empenho e dedicação ao desenvolvimento deles!Sobre o aluno que você nos descreve, uma primeira ideia seria vocês investigarem os interesses e motivações dele. Talvez uma reunião com os pais do aluno possa ajudá-los nessa investigação.Depois, vocês poderão utilizar esses interesses e motivações para construir atividades interativas com ele. Saiba como criar e implementar essas atividades assistindo aos vídeos a seguir:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/dicas-para-criar-atividades-ludicas-que-promovam-o-desenvolvimento-de-criancas-com-autismo-videos-do-instituto-ninho-azul/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Heloisa
    21/06/2016 em 8:49 pm

    Meu filho foi diagnosticado com autismo leve há 13 dias. Ele tem três anos. Amei o site, pois está me esclarecendo muitas coisas. E a […] Leia maisMeu filho foi diagnosticado com autismo leve há 13 dias. Ele tem três anos. Amei o site, pois está me esclarecendo muitas coisas. E a possibilidade de ele ter um bom desenvolvimento me deixa muito confiante! Eu, meu marido e filhos estamos apreensivos e nos adaptando. Uma coisa é certa, não falta amor. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Heloisa
      27/06/2016 em 12:44 pm

      Olá Heloisa,Apreciamos a sua carinhosa mensagem e estamos muito felizes em saber que vocês estão confiantes, e que o nosso site tem lhes ajudado!Caso ainda […] Leia maisOlá Heloisa,Apreciamos a sua carinhosa mensagem e estamos muito felizes em saber que vocês estão confiantes, e que o nosso site tem lhes ajudado!Caso ainda não tenham lido, nós lhes recomendamos duas páginas que podem ser muito úteis nesse momento após o diagnóstico, vejam:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/os-sentimentos/ http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/Para começar a criar e colocar em prática atividades lúdicas para o desenvolvimento de seu filho, recomendamos o acesso às seguintes páginas:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/a-criacao-do-ambiente-fisico-otimizado-para-autismo/http://www.inspiradospeloautismo.com.br/dicas-para-criar-atividades-ludicas-que-promovam-o-desenvolvimento-de-criancas-com-autismo-videos-do-instituto-ninho-azul/http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Recomendamos também a participação de vocês em nosso próximo curso de Módulo 1, em que oferecemos mais informações sobre o autismo e sobre como os pais podem ajudar os seus filhos em seu desenvolvimento:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-autismo-interacao-prazerosa-e-aprendizagem-modulo-1-sao-paulo-sp-setembro2016/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    adriana fonseca braga
    18/08/2016 em 2:14 pm

    Muito bom saber do Gordy! Sinto inspirada e confiante que ao dedicarmos a alguém com autismo, não ficaremos decepcionados, que com o tempo certo colheremos […] Leia maisMuito bom saber do Gordy! Sinto inspirada e confiante que ao dedicarmos a alguém com autismo, não ficaremos decepcionados, que com o tempo certo colheremos bons resultados. Sempre com amor e esperança e trabalho. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @adriana fonseca braga
      18/08/2016 em 2:38 pm

      Olá Adriana,Agradecemos a apreciação do artigo sobre o Gordy.Temos uma seção em nosso site que pode inspirar muitos pais, familiares e profissionais, veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/Atenciosamente, […] Leia maisOlá Adriana,Agradecemos a apreciação do artigo sobre o Gordy.Temos uma seção em nosso site que pode inspirar muitos pais, familiares e profissionais, veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    janaina rodrigues da silva dornelles
    27/08/2016 em 9:30 pm

    Meu filho tem 5 anos e não fala. Ele frequenta a fono, mas o tratamento está sendo bem lento. Fico feliz de saber que ele […] Leia maisMeu filho tem 5 anos e não fala. Ele frequenta a fono, mas o tratamento está sendo bem lento. Fico feliz de saber que ele me compreende, assim posso não só demonstrar, mas dizer a ele que o Amo todos os dias!! Muito obrigada pela informação valiosa que transmitiram. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @janaina rodrigues da silva dornelles
      02/09/2016 em 4:40 am

      Olá Janaína,Ficamos felizes em saber que o artigo a inspirou em sua relação com o seu filho!Você sabia que você pode auxiliar seu filho no […] Leia maisOlá Janaína,Ficamos felizes em saber que o artigo a inspirou em sua relação com o seu filho!Você sabia que você pode auxiliar seu filho no desenvolvimento da linguagem a partir de sessões lúdicas e divertidas? As sessões 1x1 podem ser realizadas em um ambiente otimizado em sua residência.Veja pelos links a seguir alguns exemplos de atividades para desenvolvimento da linguagem que podem ser conduzidas por pais, familiares e profissionais:https://www.inspiradospeloautismo.com.br/conversando-com-o-papagaio-curioso-estimulando-sua-crianca-responder-perguntas/ https://www.inspiradospeloautismo.com.br/atividade-para-desenvolver-comunicacao-desenhando-uma-historia-em-quadrinhos/ https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/ https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-pessoas-com-autismo-a-desenvolver-a-linguagem-novo-video-do-instituto-ninho-azul/Você também pode aprender mais sobre como auxiliar pessoas com autismo no desenvolvimento da comunicação participando de nossos cursos de Módulo 1. Temos uma seção especial sobre linguagem. Saiba mais clicando no link: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-autismo-interacao-prazerosa-e-aprendizagem-modulo-1-sao-paulo-sp-setembro2016/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Evan Baylinso
    30/08/2016 em 11:38 am

    Thank you so much for sharing Gordy's message. He has been making incredible progress and was the keynote speaker at a state conference. […] Leia maisThank you so much for sharing Gordy's message. He has been making incredible progress and was the keynote speaker at a state conference. We are so happy to be able to communicate with our son. Unfortunately I do not know Portugese so I can only respond in English.Evan Baylinson (Gordy's Dad) Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Evan Baylinso
      12/09/2016 em 7:08 am

      Evan, thank you so much for getting in touch! Gordy´s message touched so many parents and professionals in our community. Gordy's story has been one […] Leia maisEvan, thank you so much for getting in touch! Gordy´s message touched so many parents and professionals in our community. Gordy's story has been one of the most visited posts on our blog. We're glad to hear that Gordy keeps making incredible progress and we wish you and your family all the best. Thanks for inspiring and touching Brazilian hearts! Kind regards, Mariana Tolezani and Inspirados pelo Autismo StaffEvan, muito obrigado por entrar em contato! A mensagem do Gordy tocou muitos pais e profissionais em nossa comunidade! A história do Gordy tem sido um dos posts mais visitados em nosso blog. Nós estamos felizes em saber que o Gordy continua fazendo progressos incríveis e nós desejamos a você e a sua família o melhor. Obrigado por inspirar e por tocar os corações brasileiros. Atenciosamente, Mariana Tolezani e Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Cláudia
    31/08/2016 em 10:52 am

    Olá, meu sobrinho tem 4 anos e meio, ainda não fala e já passou por inúmeros médicos e fonos e, até o momento, nenhum sobe […] Leia maisOlá, meu sobrinho tem 4 anos e meio, ainda não fala e já passou por inúmeros médicos e fonos e, até o momento, nenhum sobe dar um diagnóstico concreto. Por fim, o último neuropediatra que ele passou pediu para que fizesse uma ressonância magnética, e nós ficamos nos perguntando: será mesmo necessário? Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Cláudia
      02/09/2016 em 4:43 am

      Olá Cláudia,Agradecemos seu contato. Informamos que nós da Inspirados pelo Autismo não fornecemos diagnósticos e prognósticos médicos por não possuirmos médicos em nossa equipe. Recomendamos […] Leia maisOlá Cláudia,Agradecemos seu contato. Informamos que nós da Inspirados pelo Autismo não fornecemos diagnósticos e prognósticos médicos por não possuirmos médicos em nossa equipe. Recomendamos então que você entre em contato com outros profissionais de saúde de sua região.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    CIBELE A. LUNETTA DA SILVA
    31/08/2016 em 5:29 pm

    O maior desafio dos pais ou cuidadores de autistas é entender e/ou contê-los num momento de descontrole, mas com AMOR e compreensão... Pensar como pensam, […] Leia maisO maior desafio dos pais ou cuidadores de autistas é entender e/ou contê-los num momento de descontrole, mas com AMOR e compreensão... Pensar como pensam, não podemos... por mais que queiramos, não sabemos avaliar o que realmente se passa, e termos como "insight", "sobrecarga sensorial" não define o que exatamente acontece com eles. Por esse motivo, o AMOR é essencial; ele existe e nos impulsiona a não desistir!!!! Ao mesmo tempo, dá parâmetros para a EDUCAÇÃO, pois educar não é só dizer SIM, é disciplinar, ensinar... de forma carinhosa e compreensiva. Eu sempre conversei muito com o meu filho, por isso percebi que ele entendia o que eu dizia... Pedia algo, e ele me trazia; perguntava qual ele queria escolher, e ele o fazia; perguntava se queria ficar ou ir embora, e ele sinalizava. É claro que meu maior desejo é que ele, um dia, converse comigo!!! Acho que é o desejo de toda mãe... Que DEUS olhe por eles, e abençoe a todos os autistas!!! E a todas as mães e pais que abraçaram esse desafio em AMOR!! Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @CIBELE A. LUNETTA DA SILVA
      02/09/2016 em 4:46 am

      Olá Cibele,Agradecemos o envio do seu carinhoso e emocionante relato.Nós também acreditamos em uma atitude amorosa, responsiva e orientada para a aceitação. Caso você […] Leia maisOlá Cibele,Agradecemos o envio do seu carinhoso e emocionante relato.Nós também acreditamos em uma atitude amorosa, responsiva e orientada para a aceitação. Caso você ainda não tenha lido, recomendamos que você leia o nosso artigo sobre sentimentos e sobre como trabalhar crenças e atitudes antes de ajudar pessoas com autismo:https://www.inspiradospeloautismo.com.br/inspire-se/os-sentimentos/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Roberta Defende
    03/07/2017 em 7:17 pm

    Meu filho tem 2 anos e meio tem autismo. E ainda nao fala. Só repete sons de animais, e números. Espero que meu anjinho azul possa […] Leia maisMeu filho tem 2 anos e meio tem autismo. E ainda nao fala. Só repete sons de animais, e números. Espero que meu anjinho azul possa se comunicar um dia. Leia Menos

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Roberta Defende
      07/07/2017 em 9:39 pm

      Oi Roberta, você pode aproveitar algumas ideias de nosso site para criar brincadeiras que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento da comunicação verbal oral. […] Leia maisOi Roberta, você pode aproveitar algumas ideias de nosso site para criar brincadeiras que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento da comunicação verbal oral. ******Veja ideias na página de atividades interativas: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/*****Nosso blog também contém vários artigos e vídeos que podem ajudá-la a interagir com seu filho e estimular o desenvolvimento de suas habilidades sociais: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-pessoas-com-autismo-a-desenvolver-a-linguagem-novo-video-do-instituto-ninho-azul/******https://www.inspiradospeloautismo.com.br/passeio-super-carro-atividade-para-criancas-com-autismo/********https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/******https://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-leao-que-aperta/******https://www.inspiradospeloautismo.com.br/o-sapo-saltador/***** Torcemos para que você se divirta com seu filhinho! Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    marli luiza de freitas
    05/07/2017 em 9:36 am

    que lindo tenho um filho autista ele se comunica pouco verbalmente.. mas percebe tudo que acontece ao seu redor e de sensibilidade incrivel.estou muito […] Leia maisque lindo tenho um filho autista ele se comunica pouco verbalmente.. mas percebe tudo que acontece ao seu redor e de sensibilidade incrivel.estou muito emocionada pois acredito que deve ser muito dificil pra eles enterder o nosso mundo ,mas atraves dessa carta pude perceber que tambem sao felizes como so querem o respeito e atencao coisas tao simples eu nao consigo mas escrever pois estou muito emocionada ..lindo demais que Deus nos proteja os pais e ah esses anjos especias . Leia Menos

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @marli luiza de freitas
      07/07/2017 em 9:51 pm

      Marli, agradecemos seu contato e suas lindas palavras. Nós aprendemos muito com nossas crianças, elas nos ensinam muito sobre o que há de mais importante, […] Leia maisMarli, agradecemos seu contato e suas lindas palavras. Nós aprendemos muito com nossas crianças, elas nos ensinam muito sobre o que há de mais importante, o respeito, o amor, o acolhimento, a colaboração e o crescimento conjunto. Já conhecemos muitas pessoas no espectro do autismo que tinham a inteligência e a sensibilidade subestimadas, assim como a dignidade desrespeitada pelos outros ao redor. Torcemos para que a carta de Gordy traga conscientização e inspiração para nosso mundo! Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Carlos Lucena
    12/04/2018 em 11:41 pm

    Vocês perguntaram se conhecemos uma pessoa com autismo que se comunica de forma semelhante ao rapaz da reportagem. Meu filho Pedro tem uma história muito […] Leia maisVocês perguntaram se conhecemos uma pessoa com autismo que se comunica de forma semelhante ao rapaz da reportagem. Meu filho Pedro tem uma história muito semelhante. É nao verbal e Começou a se comunicar digitando aos 13 anos com o método da comunicação facilitada. Tem poesias publicadas em revista literaria e faz palestras digitando. Moramos no Recife e hoje Pedro tem 19 anos. Leia Menos

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Carlos Lucena
      16/04/2018 em 4:59 pm

      Oi Carlos, muito obrigado por nos contar sobre seu filho Pedro! Ficamos felizes em saber que ele encontrou uma forma de se comunicar!!!! Adoraríamos conhecer […] Leia maisOi Carlos, muito obrigado por nos contar sobre seu filho Pedro! Ficamos felizes em saber que ele encontrou uma forma de se comunicar!!!! Adoraríamos conhecer mais sobre ele. Você nos contaria onde encontrar mais informações sobre a história dele, sobre as poesias e palestras? Nosso email é info@inspiradospeloautismo.com.br Obrigado!!!! Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Hávila
    28/05/2018 em 9:28 am

    Sou aspie comecei a falar tarde mas com o tempo fui desenvolvendo graças a minha mãe que sempre me ajudou

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Hávila
      30/05/2018 em 3:48 pm

      Oi Juscilene, agradecemos por nos contar sobre sua trajetória. Ficamos felizes de saber que você desenvolveu sua comunicação verbal oral contando com a ajuda de […] Leia maisOi Juscilene, agradecemos por nos contar sobre sua trajetória. Ficamos felizes de saber que você desenvolveu sua comunicação verbal oral contando com a ajuda de sua mãe. Que sua história inspire mais mães, pais e profissionais a acreditar no potencial de suas crianças e a ajudá-las continuamente a se desenvolver! Obrigada! Leia Menos

      Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe