15 dicas para ajudar seu aluno com autismo

26/11/2014

Seguem as nossas 15 dicas para ajudar seu aluno com autismo. É importante notar que não é preciso implementar todas as dicas para todos os alunos. Cada aluno é único, e o que funciona para um aluno com autismo talvez não funcione para outro.

1 – Aposte na comunicação visual – prefira explicar e ilustrar conteúdos apoiando-se em figuras, quadros, fotos, objetos reais e demonstrações físicas.

2 – Opte por dividir as atividades, exercícios e tarefas em partes – em vez de pedir que o aluno faça, por exemplo, cinco operações matemáticas ou escreva dez frases de uma vez, sugira primeiro que ele comece com duas ou três.

3 – Comece pelas tarefas mais fáceis e deixe as tarefas mais complexas para o final – isso eleva a autoestima do aluno e o estimula a continuar engajado na atividade. Você pode também optar por começar com atividades que você já sabe que o aluno gosta mais, e ir introduzindo aos poucos as atividades que ele tem mais resistência.

4 – Forneça instruções claras e diretas e use palavras concretas – evite enunciados e solicitações longas e abstratas. Em vez de fazer perguntas abertas, ofereça duas alternativas e deixe que o aluno escolha a que deseja. Você poderá usar ainda músicas, gestos, objetos e personagens para facilitar a comunicação e tornar as interações com os professores e os demais alunos mais divertidas.

5 – Inclua acessórios na rotina – elabore quadros de rotinas visuais e relógios para acompanhar a marcação do tempo e antecipar Cartaz para Projetos de Inclusão Escolar – 15 Dicas para Alunos com Autismoa transição de atividades.

6 – Preveja e antecipe as mudanças na rotina – invista em explicações e avisos sobre as mudanças. Leve o aluno antes para conhecer um novo espaço ou uma nova situação e observe se ele se sente confortável com a novidade.

7 – Seja um modelo social e convide os outros alunos a também agirem dessa forma – dê exemplos de respostas sociais esperadas em situações cotidianas e mostre claramente as emoções que as pessoas sentem em determinadas situações.

8 – Invista na troca de informações com a família e com os outros profissionais que auxiliam o aluno – mantenha anotações detalhadas na agenda diária do aluno e converse com a família sobre habilidades adquiridas e desafios encontrados no dia a dia.

9 – Observe a ocorrência de sobrecarga sensorial – ofereça exercícios físicos, massagens ou objetos de conforto de forma a auxiliar o processamento sensorial.

10 – Identifique os interesses e motivações do aluno – use esses interesses e motivações para despertar  a atenção para as atividades, para facilitar o engajamento nas tarefas e para manter o aluno focado numa tarefa quando a classe estiver mais agitada.

11 – Prepare alternativas para as atividades – planeje um “plano B”, ou seja, uma forma alternativa de apreender determinado conteúdo ou de executar determinada atividade.

12 – Acredite no potencial do aluno – procure soluções criativas para verificar se o aluno tem absorvido o conhecimento, especialmente nos casos dos alunos que ainda não utilizam a comunicação verbal.

13 – Troque questões abertas por questões fechadas (como as de múltipla escolha) e incorpore desenhos, esquemas visuais e ilustrações às questões e explicações.

14 – Use histórias sociais, de preferência ilustradas ou reproduzidas teatralmente, para explicar situações sociais mais complexas como as festas da escola, a chegada das férias ou a troca de professores – todas estas situações podem ser antecipadas, explicadas e ensaiadas através destas histórias sociais.

15 – Não tenha medo de errar – tente encontrar os caminhos que funcionam melhor com cada aluno, lembrando que as crianças com autismo podem diferir bastante entre si.

Quer conhecer experiências de alunos com autismo na escola? Leia a série de reportagens publicadas na Revista Escola sobre o projeto de inclusão do aluno Matheus.

Veja o nosso post com uma imagem ilustrativa das nossas 15 dicas de como ajudar seu aluno com autismo. Você mesmo poderá imprimir um cartaz ilustrativo para projetos de inclusão de alunos com autismo usando a sua impressora.

Gostou das nossas 15 dicas de como ajudar seu aluno com autismo? Compartilhe com os seus amigos e colegas de trabalho o nosso artigo pressionando os ícones abaixo (temos ícones para o Facebook, Google+, Twitter e outras redes sociais).

Será um prazer também ler os seus comentários ou suas próprias dicas para alunos com autismo – por exemplo, alguma coisa que funcionou para seu filho ou aluno. Deixe as suas dicas, opiniões e perguntas aqui mesmo, escrevendo no campo a seguir.

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Educação inclusiva pública de qualidade para crianças com autismo em Maringá-PR
4 julho, 2018

No segundo semestre de 2017, três profissionais da cidade de Maringá/PR, participaram de cursos ministrados pela equipe da Inspirados pelo Autismo em São Paulo/SP. Elas queriam aprofundar seus conhecimentos relativos a características de pessoas no espectro do autismo e particularidades da educação inclusiva para estudantes com autismo. Tivemos então o […]

Leia mais
A educação inclusiva para crianças com autismo na cidade de Nova Iorque, EUA
6 julho, 2017

Um modelo de educação inclusiva atualmente aplicado em cerca de 40 escolas públicas na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, vem chamando atenção internacional da comunidade de pessoas ligadas a crianças com autismo. É o “ASD Nest Program”, em tradução livre “Programa Ninho para Pessoas no Espectro do Autismo”. […]

Leia mais
Apoios visuais produzidos por um casal de pais ajudam crianças com autismo nas tarefas do dia a dia
1 setembro, 2016

Adriana Godoy é mãe, cantora profissional e uma pessoa super inspirada que, junto ao marido desenhista, elaborou uma série com excelentes apoios visuais para ajudar pessoas com autismo em seu dia a dia. Chamados pelo casal de desenhos roteirizados, os materiais são uma eficaz ferramenta para ajudar pessoas com a […]

Leia mais
Deixe um comentário
Aluno com autismo na escola – história de persistência!Cartaz com 15 ideias para a inclusão de estudantes com autismo
Todos os comentários ( 13 )
  • Avatar
    leninha
    18/02/2015 em 10:58 pm

    Vcs me ajudaram muito.

    Resposta
  • Avatar
    Margarete
    16/02/2016 em 9:22 pm

    Excelente! Muito bom mesmo! Gosto da maneira como vocês transmitem as orientações, são de fácil entendimento e apresentadas de forma prazerosa. Parabéns e obrigada […] Leia maisExcelente! Muito bom mesmo! Gosto da maneira como vocês transmitem as orientações, são de fácil entendimento e apresentadas de forma prazerosa. Parabéns e obrigada pelas informações. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Margarete
      18/02/2016 em 2:15 pm

      Olá Margarete,Estamos muito contentes em receber os seus comentários positivos e elogiosos ao nosso trabalho!Caso você tenha interesse em mais informações que colaborem para projetos […] Leia maisOlá Margarete,Estamos muito contentes em receber os seus comentários positivos e elogiosos ao nosso trabalho!Caso você tenha interesse em mais informações que colaborem para projetos de inclusão escolar, nós lhe recomendamos o acesso (caso não tenha acessado antes) aos seguintes conteúdos:http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/o-estilo-responsivo-na-escola/ http://www.inspiradospeloautismo.com.br/inclusao-escolar-apresentando-sua-crianca-aos-colegas-e-professores/ http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-pessoas-com-autismo-na-escola-em-brincadeiras-em-grupos/Recomendamos também a sua participação em nossos Cursos sobre Inclusão Escolar. Lançaremos, em breve, um novo Curso sobre Inclusão Escolar, que será realizado possivelmente em São Paulo, no começo de abril.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    DELZIRAVIRGILINOCRUZ
    12/03/2017 em 5:03 pm

    ACHEI EXCELENTES AS DICAS. VAI ME AJUDAR MUITO. FOI DE MUITA VALIA AS DICAS QUE VI. QUERO CADA DIA VER UM POUCO. TENHO CERTEZA QUE […] Leia maisACHEI EXCELENTES AS DICAS. VAI ME AJUDAR MUITO. FOI DE MUITA VALIA AS DICAS QUE VI. QUERO CADA DIA VER UM POUCO. TENHO CERTEZA QUE IRÁ ME FAZER CRESCER DIA DIA COM MEU ALUNO. OBRIGADA Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @DELZIRAVIRGILINOCRUZ
      13/03/2017 em 11:08 pm

      Olá Delzira,Que bom sabermos que você apreciou as dicas para alunos com autismo. Caso ainda não tenha acessado, recomendamos que você acesse o nosso texto […] Leia maisOlá Delzira,Que bom sabermos que você apreciou as dicas para alunos com autismo. Caso ainda não tenha acessado, recomendamos que você acesse o nosso texto sobre o estilo responsivo na inclusão escolar, disponível em nosso site: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/o-estilo-responsivo-na-escola/Recomendamos ainda que você participe de um de nossos cursos sobre Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo. Veja o que você poderá aprender nesse curso clicando no link a seguir: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/10-beneficios-oferecidos-pelo-curso-sobre-inclusao-escolar-para-pessoas-com-autismo-2/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    Luzinete Garcia Rocha
    27/03/2017 em 9:24 pm

    Gostei muito das dicas, vão me ajudar muito no atendimento aos alunos.

    Resposta
  • Avatar
    Marcia dos Santos Rodrigues
    01/04/2017 em 6:02 am

    Bom dia! Adorei as dicas, será de suma importância para mim e para as escolas que trabalho.

    Resposta
  • Avatar
    Alba
    26/04/2017 em 11:27 am

    Bom dia tenho um aluno.de 4anos com diagnóstico não fechado de "autista" .É uma criança alegre, mastem umas características difíceis […] Leia maisBom dia tenho um aluno.de 4anos com diagnóstico não fechado de "autista" .É uma criança alegre, mastem umas características difíceis de resolver: por ex: rasga.todo papel oferecido.a ele para pintar.por ex,. Rabisca a folha usando as duas mãos ( como saber qual a.predominante?) Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    Beatriz Farias
    20/06/2017 em 7:52 pm

    Boa noite! Adorei as dicas, gostaria de citá-las no meu trabalho de conclusão, mas preciso do nome do autor e data de publicação. Desde já […] Leia maisBoa noite! Adorei as dicas, gostaria de citá-las no meu trabalho de conclusão, mas preciso do nome do autor e data de publicação. Desde já agradeço! Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    Aurea Lima
    20/07/2017 em 7:32 pm

    Excelentes informações para os profissionais da área.

    Resposta
  • Avatar
    Roza Maria alecrim Oliveira
    30/08/2017 em 4:36 pm

    Amei as dicas

    Resposta
  • Avatar
    Maria auxiliadora lucena
    13/09/2017 em 12:33 am

    Muito interessante, pois São de orientações , desse tipo que precisamos para […] Leia maisMuito interessante, pois São de orientações , desse tipo que precisamos para trabalhar , ensinar E ajudar a criança com altismo , E o adolescente altista, Pois país, educadores , e em si a sociedade, precisam de ,Uirá orientação , para ver a pessoa meiga, carinhosa E inteligente que E o seu filho, o seu aluno altista! Leia Menos

    Resposta
  • Avatar
    Carina
    10/03/2019 em 8:07 pm

    Ala dicas muito boas pra gente lidar com estas crianças.

    Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe