Sessão de cinema para crianças com autismo empolga pais no Rio de Janeiro

18/12/2015

O filme “Carros”Cinema para crianças com autismo foi exibido pela rede Kinoplex no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, para uma sessão voltada especialmente às pessoas com autismo, conta a reportagem publicada no site do Jornal O Globo nesta semana.

Durante a sessão, os espectadores podiam se movimentar com mais liberdade pela sala, que foi preparada com o som mais baixo e com a iluminação permanecendo acesa ao longo da exibição.

O grupo de trinta crianças se envolveu com a história contada através de uma animação em computação gráfica, em que veículos cheios de personalidade enfrentam aventuras e corridas automobilísticas. Um dos meninos presentes, João Pedro, pulou de alegria ao assistir a divertida aventura na tela grande!

Os pais acompanharam a sessão e muitos se emocionaram com a experiência. Alguns estavam radiantes ao poder acompanhar os filhos pela primeira vez em uma sessão de cinema. Outros, que já haviam feito tentativas de assistir aos filmes com os filhos em sessões regulares, sentiram-se mais seguros e tranquilos na exibição especial por poderem oferecer aos filhos maior liberdade de movimentos e de expressão de sentimentos.

O projeto de levar as crianças com autismo ao cinema (chamado de “sessão azul”) é conduzido pela psicóloga Carolina Salviano de Figueiredo e faz parte de um conjunto de ações que visa propiciar a inclusão das pessoas com autismo nos mais variados ambientes, com o intuito de colaborar no desenvolvimento de suas habilidades.

Carolina ainda não sabe quando ocorrerá uma nova sessão de cinema na cidade, mas ela deseja dar continuidade à iniciativa e conta que o grupo tem feito incursões também a outros locais, como a fazendas no entorno do Rio de Janeiro. Para saber mais sobre a “sessão azul” da rede Kinoplex, acesse o site do projeto e acompanhe a programação para poder participar da próxima sessão.

Você já ouviu falar em alguma sessão de cinema para crianças com autismo em sua cidade? Conte para a gente!

Compartilhe essa história com os seus amigos pelas redes sociais e vamos torcer para que outras sessões de cinema aconteçam em nossas cidades para as crianças com autismo e suas famílias!

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho
7 junho, 2019

A hora do banho pode ser um momento divertido e gostaríamos de ajudar você e a sua criança, adolescente ou adulto com autismo nesta tarefa. Leia abaixo algumas ideias e recomendações que podem ser úteis para ajudar uma criança com autismo a tomar banho: Facilite a transição da criança com autismo para […]

Leia mais
Como ajudar pessoas com autismo a lidar com o barulho de fogos de artifício
2 fevereiro, 2018

A equipe da Inspirados pelo Autismo recebeu a seguinte pergunta, ‘Meu filho de 4 anos entra em crise com fogos de artifício. O que posso fazer nesse momento e como posso ajudá-lo a longo prazo?’ Assista ao vídeo com a resposta da psicóloga e consultora da Inspirados pelo Autismo, Giovanna […]

Leia mais
Autismo e planos de saúde
21 janeiro, 2018

Um interessante artigo publicado pelo escritório Vilhena Silva Advogados em seu blog, com autoria da advogada Silmara Alves Pinto dos Santos, traz luz à questão da cobertura dos planos de saúde para o tratamento do autismo. A autora relata que estudos demonstram que a eficácia do tratamento de uma pessoa […]

Leia mais
Deixe um comentário
Como a música pode ajudar pessoas com autismo?Dicas para festas de fim de ano para pessoas com autismo – parte 2
Todos os comentários ( 3 )
  • Avatar
    maria josé
    23/12/2015 em 6:49 pm

    Parabéns pela idéia e iniciativa. Fantástico!

    Resposta
  • Avatar
    Maria Clara Sarti
    11/02/2016 em 9:29 pm

    Adorei o projeto, eu e minhas amigas estamos participando de uma iniciação científica e pensamos tratar sobre musicoterapia para crianças autistas, se tiver disposta a […] Leia maisAdorei o projeto, eu e minhas amigas estamos participando de uma iniciação científica e pensamos tratar sobre musicoterapia para crianças autistas, se tiver disposta a nos ajudar de alguma forma estamos aceitando, obrigada! Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Maria Clara Sarti
      15/02/2016 em 2:56 pm

      Olá Maria Clara,Sobre Musicoterapia para crianças com autismo, recomendamos a leitura do seguinte artigo em nosso blog: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-musica-pode-ajudar-criancas-com-autismo/Recomendamos também o acesso a página oficial do Professor […] Leia maisOlá Maria Clara,Sobre Musicoterapia para crianças com autismo, recomendamos a leitura do seguinte artigo em nosso blog: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-musica-pode-ajudar-criancas-com-autismo/Recomendamos também o acesso a página oficial do Professor Gustavo Schulz Gattino (especializado em Musicoterapia para pessoas com autismo) no Facebook e a leitura do livro “Musicoterapia e Autismo, teoria e prática”, de sua autoria.Sucesso em seu projeto de iniciação científica!Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe