Desenvolvimento social na inclusão escolar de crianças com autismo

25/08/2014

O último semestre do ano letivo começou há alguns dias. Sabemos que parte significativa de nossas crianças e adolescentes com autismo está frequentando a escola, muitas vezes em um esforço paralelo ao programa domiciliar responsivo. Para pais e alunos, é hora de retomar a rotina escolar. Para os professores, é o momento de reencontrar as turmas.

Para que todos possam seguir em frente com energia, empolgação e entusiasmo, gostaríamos de compartilhar com vocês uma matéria que apresenta os resultados de um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo (USP), sobre inclusão escolar de crianças com autismo.

A matéria discute os resultados da pesquisa Autismo e escola: perspectiva de pais e professores, realizada pela fonoaudióloga Ana Gabriela Lopes Pimentel. Entre as conclusões da pesquisa, destaca-se o desenvolvimento social como um dos principais benefícios dos projetos de inclusão escolar de crianças com autismo. Segundo a autora, melhorias na comunicação e na interação social são avanços alcançados pelos alunos com autismo e relatados pelos profissionais da escola.

Leia a matéria completa publicada no site da USP.

Quer saber mais sobre como se preparar para a retomada das aulas?

Acesse o nosso artigo sobre Estilo Responsivo e Inclusão Escolar. Temos recomendações valiosas sobre a preparação do aluno e sobre como desenvolver um trabalho conjunto entre pais, equipe multidisciplinar e escola. Explicamos também como fazer para conciliar um programa domiciliar responsivo com a inclusão escolar de crianças com autismo.

Leu o artigo e quer se aprofundar mais?

Está chegando também a nossa primeira Oficina sobre Criação de Atividades e Inclusão Escolar. Conheça a programação do evento e veja como ele poderá lhe ajudar no dia a dia de sua criança na escola.

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Meu amigo faz iiiii – livro sobre criança com autismo
25 junho, 2019

Um de nossos livros infantis favoritos é “Meu amigo faz iiiii”, escrito por Andréa Werner, autora do site Lagarta Vira Pupa e mãe do Theo, de 11 anos, diagnosticado com autismo. Andréa mostra com incrível leveza e sensibilidade como podemos nos conectar com as crianças com autismo, inclusive quando são […]

Leia mais
Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho
7 junho, 2019

A hora do banho pode ser um momento divertido e gostaríamos de ajudar você e a sua criança, adolescente ou adulto com autismo nesta tarefa. Leia abaixo algumas ideias e recomendações que podem ser úteis para ajudar uma criança com autismo a tomar banho: Facilite a transição da criança com autismo para […]

Leia mais
Educação inclusiva pública de qualidade para crianças com autismo em Maringá-PR
4 julho, 2018

Três profissionais da cidade de Maringá/PR, participaram de cursos ministrados pela equipe da Inspirados pelo Autismo em São Paulo/SP. Elas queriam aprofundar seus conhecimentos relativos a características de pessoas no espectro do autismo e particularidades da educação inclusiva para estudantes com autismo. Tivemos então o privilégio de conhecer o trabalho […]

Leia mais
Deixe um comentário
Show de talentos – uma atividade lúdica para crianças com autismoComo criar atividades para pessoas com autismo
Todos os comentários ( 4 )
  • Avatar
    Elisângela
    25/08/2014 em 4:03 pm

    Boa tarde pessoal! Sou mãe de um adolescente com autismo, hoje com 13 anos. Meu João Vitor sempre estudou em escola regular, porém sem nenhum […] Leia maisBoa tarde pessoal! Sou mãe de um adolescente com autismo, hoje com 13 anos. Meu João Vitor sempre estudou em escola regular, porém sem nenhum tipo de trabalho específico de inclusão. Mas com muito boa vontade da direção e professores, foi e está sendo muito bom pra ele. Acredito que tudo depende da escola e da criança pois, se não houver interesse da escola e empenho da família a coisa não anda. Leia Menos

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @Elisângela
      16/10/2014 em 4:51 pm

      Olá Elisângela,Agradecemos por nos enviar sua mensagem sobre o seu filho João Vitor e sobre a experiência de vocês com a escola. Que bom saber […] Leia maisOlá Elisângela,Agradecemos por nos enviar sua mensagem sobre o seu filho João Vitor e sobre a experiência de vocês com a escola. Que bom saber que vocês contam com o valoroso apoio de diretores e professores dedicados!Recomendamos que você leia, caso ainda não tenha lido, o artigo sobre a Escola, acessível pelo link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/o-estilo-responsivo-na-escola/Sugerimos que você compartilhe o nosso site e o artigo acima com outros pais, com profissionais e com os diretores e professores da escola de seu filho.Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta
  • Avatar
    celinabitante
    18/02/2016 em 10:12 pm

    Meu neto tem. Não sabíamos como agir. Seu maravilhoso livro com certeza vai nos ajudar. Obrigada!

    Resposta
    • Avatar
      Inspirados pelo Autismo
      @celinabitante
      22/02/2016 em 6:52 pm

      Olá Celina,Agradecemos pela apreciação de nossas publicações. Esperamos sim que o livro seja útil levando ideias e estratégias para vocês usarem com o seu neto.Para […] Leia maisOlá Celina,Agradecemos pela apreciação de nossas publicações. Esperamos sim que o livro seja útil levando ideias e estratégias para vocês usarem com o seu neto.Para saber mais sobre atividades que vocês poderão desenvolver com o seu neto, recomendamos o acesso ao link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo Leia Menos

      Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe