Menu

Como criar atividades para pessoas com autismo

Como criar atividades para pessoas com autismo

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A abordagem da Inspirados pelo Autismo propõe que o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos ocorra através de uma interação divertida entre a pessoa com autismo e um facilitador.

A essência da atividade é a diversão. A interação prazerosa entre a pessoa com autismo e o facilitador é o foco. Para conseguirmos aliar as metas do programa da pessoa com autismo aos interesses e motivações dela, existe um amplo e estruturado planejamento. Pais, familiares, profissionais e voluntários precisam estar sintonizados com os objetivos do programa e muito atentos ao que está chamando a atenção da pessoa com autismo naquele momento.

Em nosso último Curso de Módulo 3, trabalhamos em conjunto com os participantes para ajudá-los a desenvolver não só sua capacidade para criar atividades para pessoas com autismo, como também a expressividade para colocar essas novas atividades em prática. Tudo começou pela análise da Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo, que é parte do material didático do curso e peça fundamental para a estruturação do programa. Com a ajuda da Tabela, podemos escolher em que metas focar.

Em grupo, fizemos também uma tempestade de ideias para identificar quais seriam as ações motivadoras para cada criança e quais seriam as estratégias para alcançarmos as metas estabelecidas. Como criar atividades para pessoas com autismo, pensamos juntos? Qual será o papel do do adulto? E o que será solicitado da criança? Quais serão as ações motivadoras oferecidas à criança? Quais possíveis variações podem ser incorporadas à brincadeira? (Você pode ver alguns exemplos das atividades em nossa página de atividades para crianças com autismo.)

Veja a seguir as fotos do fantástico processo de como criar atividades para pessoas com autismo e também do trabalho feito para expansão da expressividade durante as brincadeiras.

Parabéns aos grupos de trabalho presentes no evento por criar atividades para pessoas com autismo que sejam inovadoras, divertidas, criativas, engraçadas e promotoras do desenvolvimento! Compartilhem com a gente notícias sobre como tem sido a aplicação destas atividades com as pessoas com autismo com que vocês se relacionam!

Faça parte da conversa. Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *