Como criar atividades para pessoas com autismo

10/09/2014

A abordagem da Inspirados pelo Autismo propõe que o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos ocorra através de uma interação divertida entre a pessoa com autismo e um facilitador.

A essência da atividade é a diversão. A interação prazerosa entre a pessoa com autismo e o facilitador é o foco. Para conseguirmos aliar as metas do programa da pessoa com autismo aos interesses e motivações dela, existe um amplo e estruturado planejamento. Pais, familiares, profissionais e voluntários precisam estar sintonizados com os objetivos do programa e muito atentos ao que está chamando a atenção da pessoa com autismo naquele momento.

Em nosso último Curso de Módulo 3, trabalhamos em conjunto com os participantes para ajudá-los a desenvolver não só sua capacidade para criar atividades para pessoas com autismo, como também a expressividade para colocar essas novas atividades em prática. Tudo começou pela análise da Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo, que é parte do material didático do curso e peça fundamental para a estruturação do programa. Com a ajuda da Tabela, podemos escolher em que metas focar.

Em grupo, fizemos também uma tempestade de ideias para identificar quais seriam as ações motivadoras para cada criança e quais seriam as estratégias para alcançarmos as metas estabelecidas. Como criar atividades para pessoas com autismo, pensamos juntos? Qual será o papel do do adulto? E o que será solicitado da criança? Quais serão as ações motivadoras oferecidas à criança? Quais possíveis variações podem ser incorporadas à brincadeira? (Você pode ver alguns exemplos das atividades em nossa página de atividades para crianças com autismo.)

Veja a seguir as fotos do fantástico processo de como criar atividades para pessoas com autismo e também do trabalho feito para expansão da expressividade durante as brincadeiras.

Parabéns aos grupos de trabalho presentes no evento por criar atividades para pessoas com autismo que sejam inovadoras, divertidas, criativas, engraçadas e promotoras do desenvolvimento! Compartilhem com a gente notícias sobre como tem sido a aplicação destas atividades com as pessoas com autismo com que vocês se relacionam!

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Postagens Relacionadas

Consiga descontos nos cursos da Inspirados pelo Autismo
17 março, 2019

Nós da Inspirados pelo Autismo preparamos uma novidade para você que sempre quis fazer nossos cursos. Agora, ficou muito mais fácil. Criamos diferentes maneiras para você conseguir o seu desconto. Leia abaixo e descubra qual é mais adequada para você: Nós da Inspirados pelo Autismo preparamos uma novidade para você […]

Leia mais
Cursos ministrados pela Inspirados pelo Autismo em Curitiba 2019
4 janeiro, 2019

A Inspirados pelo Autismo ministrará 3 cursos em Curitiba/PR nesse primeiro semestre de 2019: Módulo 1 – Autismo, Interação Prazerosa e Aprendizagem: 22 a 24 de fevereiro Módulo 2 – Vivenciando um Programa de Desenvolvimento: 26 a 28 de abril Módulo 3 – Metas e Atividades Interativas para o Desenvolvimento […]

Leia mais
Nossos agradecimentos!
20 dezembro, 2017

Foi um prazer conhecer tantas pessoas legais em 2017 em nossos cursos, consultorias online e consultorias presenciais. Agradecemos a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender com pessoas tão inspiradoras, crianças, adolescentes e adultos! Desejamos um excelente 2018 a todos!!!    

Leia mais
Deixe um comentário
Desenvolvimento social na inclusão escolar de crianças com autismoComo ajudar pessoas com autismo na interação social

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe