Menu

Como se inspirar para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo

Criança com autismo setindo-se feliz

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Arte, equoterapia, brincadeiras no parque ou sessões no quarto de brincar, todas essas atividades – somadas ao carinho, amor e dedicação de pais e profissionais – são elementos que se misturam na trajetória de três crianças e um adulto com autismo que residem na região centro-oeste do Brasil. Algumas cenas da vida cotidiana de Mariá, Tales, Francisco e Davi foram mostradas numa reportagem televisiva feita por uma emissora do Mato Grosso, e que você poderá assistir clicando aqui.

O objetivo da reportagem é mostrar como crianças, adolescentes e adultos com autismo podem vencer obstáculos e como nós podemos construir uma ponte para a interação social com eles. Acima de tudo, a bonita reportagem nos mostra que devemos ser gratos pelos desafios superados pelas pessoas com autismo; e ainda nos lembra que a esperança e o entusiasmo por parte de pais, familiares e profissionais são aliados valorosos para o desenvolvimento das pessoas com autismo.  Como se inspirar para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo

Na Inspirados pelo Autismo também acreditamos que crenças, sentimentos e intenções podem tornar-se aliados importantes. Para nós, crenças, sentimentos e intenções podem ser revisitadas e trabalhadas para que possamos ajudar, da melhor forma possível, as pessoas com autismo com as quais convivemos. Ou seja, pais, familiares e profissionais têm a oportunidade de se conhecerem melhor e revisarem o seu próprio estado emocional, estando assim mais bem preparados e verdadeiramente inspirados para auxiliar as crianças, adolescentes e adultos com autismo em seu processo de crescimento.

Nós percebemos que a crença na capacidade de aprendizado da pessoa com autismo é o primeiro passo para se estimular o seu desenvolvimento social. A nossa experiência com famílias de pessoas com autismo tem nos mostrado que a adoção de uma perspectiva inspiradora é crucial para a promoção do desenvolvimento destas pessoas. Você pode estar se perguntando: mas, na prática, como se inspirar para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo? Temos em nosso site uma seção sobre esse assunto, chamada Inspire-se. A leitura atenciosa dessa seção vai proporcionar a você diversas ideias sobre como trabalhar o seu próprio estado emocional antes de começar a ajudar a sua criança, adolescente ou adulto com autismo.

pessoa inspirada pela criança com autismoEstarmos gratos e valorizarmos os pequenos desafios superados pelas crianças, adolescentes e adultos é outro exercício que pode ser incrivelmente benéfico ao tratamento. Nós acreditamos que o amor e a apreciação por uma criança, adolescente ou adulto são componentes essenciais para sua educação e desenvolvimento. Notamos que a ciência está começando a compreender a importância destas profundas emoções no desenvolvimento humano, especialmente no desenvolvimento de pessoas com autismo. Para saber como sentir uma maior apreciação e construir um vínculo com sua criança, leia em nosso site a seção Os Sentimentos. Leia a seção com carinho e, se desejar, repasse seu conteúdo às pessoas próximas a você.

Um último princípio fundamental que norteia o trabalho da Inspirados pelo Autismo e que gostaríamos de abordar aqui é a crença de que os cérebros das pessoas com autismo apresentam plasticidade. Isto significa que os cérebros delas aprendem, se desenvolvem e podem ser modificados por cada experiência vivida – assim como qualquer cérebro. Ao oferecermos um ambiente de aprendizado otimizado para as pessoas com autismo, nós podemos ajudá-las a reconstruir os seus cérebros e aprender a superar os desafios relativos a habilidades sociais e de comunicação típicos do autismo. Temos em nosso site recomendações sobre como criar um ambiente otimizado para pessoas com autismo, além de diversas sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas nesse espaço – ou em outros espaços físicos nos quais as pessoas com autismo sintam-se à vontade. Estas são informações que já possibilitam a pais e profissionais iniciar imediatamente a aplicação de nossa abordagem.

Então, crie um ambiente otimizado, escolha uma atividade interativa e observe sempre as suas próprias emoções e atitudes!

Brincando com a criança que tem autismoSermos animados, expressivos e divertidos facilita a construção de uma interação com a pessoa com autismo. Além disso, estarmos atentos aos interesses e motivações da pessoa com autismo e elaborarmos atividades personalizadas que abranjam estes interesses e motivações são outros fatores que podem ajudar no engajamento social das crianças, adolescentes e adultos – estas foram as recomendações dadas pelas psicólogas Jaqueline e Fernanda, de Cuiabá, aos telespectadores da reportagem televisiva feita em Mato Grosso. Estas duas profissionais – junto a outras cinco talentosas consultoras – fazem parte da Equipe de Consultores em Treinamento da Inspirados pelo Autismo. Aguarde por nossas novidades!

 

Gostou da reportagem televisiva? Apreciou as nossas sugestões? Então, acesse as redes sociais e compartilhe este artigo. Ajude-nos a divulgar estas ideias!

Faça parte da conversa. Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

6 comentários em “Como se inspirar para ajudar crianças, adolescentes e adultos com autismo”

  1. Avatar
    wellington alves santos

    Adorei a reportagem, me foi muito útil. Me deu a certeza de que será possível ajudar meu filho de 3 anos a superar as dificuldades. Fé, força de vontade e, com a ajuda vocês, me sinto mais seguro. Obrigado

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Wellington,

      Ficamos felizes em receber a sua carinhosa mensagem! Que bom saber que o nosso artigo lhe inspirou! Recomendamos que você acesse, caso ainda não tenha acessado, a nossa seção de Atividades Interativas, pois nela há várias ideias que você poderá já utilizar com o seu filho: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-interativas-para-pessoas-com-autismo/#.UpY1WMRDvmc

      Atenciosamente,
      Equipe Inspirados pelo Autismo

  2. Avatar

    Bom dia! Gosto muito de ler tudo, absolutamente tudo relacionado ao autismo, desde que tive meu filho Gustavo. Ele hoje tem 6 anos e vivo com ele um turbilhão de emoções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *