Menu

Como ajudar uma criança com autismo a utilizar o vaso sanitário

Toilet

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quanto à meta de utilização do vaso sanitário, recomendamos que, se for uma criança, o facilitador encoraje a criança com autismo a utilizar o vaso sanitário através de estímulos divertidos, convites animados, brincadeiras que contribuam para a conscientização da possibilidade de se fazer xixi no penico ou vaso, e de como esta possibilidade pode ser divertida para a criança (ex: teatrinhos com fantoches utilizando o banheiro, músicas favoritas com a letra adaptada para o tema, desenhos, decorações próximas ao vaso, livros e conversas),dando bastante controle para a criança utilizar o banheiro quando quiser, se quiser.

De maneira geral, quando os pais querem ajudar a criança a utilizar o vaso, costumamos recomendar que tirem as fraldas da criança durante o dia quando a criança for permanecer em casa, em local fácil de se limpar episódios de xixi e cocô nas calças e no chão. O melhor lugar para se fazer isso costuma ser o quarto de brincar/interagir, pois acompanhamos a criança durante todas as sessões, e ficamos atentos para os sinais precursores de que a criança está para fazer xixi ou cocô, podendo então convidá-la para o penico ou vaso antes que isso ocorra. Cada vez que a criança faz xixi ou cocô na roupa ou no chão, limpamos sem demonstrar nenhuma reprovação, bronca ou emoção intensa, para não alimentar este ato da criança com uma atitude que pode ser interessante para ela. Explicamos que precisamos parar de brincar um pouco para limpar o xixi e o fazemos tranquilamente. Ao mesmo tempo, incentivamos a criança a fazer no vaso na próxima vez. Por último, e muito importante, comemoramos cada vez que a criança se aproxima ou chega a utilizar o penico ou vaso, fazendo muita festa mesmo para encorajá-la a repetir este ato em outras ocasiões.

Recomendamos também o uso de modelagem (que o pai e/ou mãe contem para a criança que eles também utilizam o banheiro e, se possível, que “mostrem” o vaso sanitário sendo utilizado por eles mesmos ou por irmãozinhos da criança).

Para algumas pessoas, o penico ou vaso de acampamento (“camping potty” – apresenta um bom tamanho para adultos e possui um reservatório selado embaixo) funcionam melhor que o vaso sanitário convencional, seja por estarem no próprio quarto de brincar/interagir, pelo tamanho ou pelo fato de não terem água no fundo.

Com os adolescentes e adultos com autismo, tentamos utilizar as mesmas estratégias, mas conversamos mais com a pessoa sobre as razões higiênicas para a utilização do vaso e até sobre as regras sociais relativas ao fato, e adaptamos tanto a conversa quanto as atividades estimuladoras ao estágio de desenvolvimento social/cognitivo da pessoa e suas diferentes motivações.

Convidamos nossos leitores a deixar suas dicas e experiências sobre esse assunto nos comentários abaixo com o objetivo de ajudar outras pessoas enfrentando esse desafio em casa, na escola ou na clínica.

Save

Faça parte da conversa. Deixe seu comentário abaixo.

Compartilhe nosso artigo com seus familiares, colegas e amigos clicando nos botões a seguir:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

72 comentários em “Como ajudar uma criança com autismo a utilizar o vaso sanitário”

  1. Avatar

    o meu filho tem 25 anos ,autismo grave, eu pintava a tampa do vaso todos os dias e ia contando histórias ,ele aprendeu xixi rápido ,o cocô demorou um pouco mais, se limpar sozinho foi aos 13 anos uma vitória …

    1. Avatar

      Meu filho tem sete anos, uso esses metodos p ensinar a fazer côco e xixi no vaso sanitario, mais ele nao faz…gasto absurdo em fraldas, pior que esta crescendo…entro em desespero…tou quase enloquecendo.

      1. Inspirados pelo Autismo
        Inspirados pelo Autismo

        Oi Maria, recomendamos que você participe de nossos cursos presenciais ou contrate uma de nossas consultorias online. Na consultoria online personalizada, podemos orientá-la sobre como auxiliar seu filho no desenvolvimento de habilidades, inclusive para o uso do vaso sanitário. Para mais informações sobre nossas consultorias, por favor nos contate em info@inspiradospeloautismo.com.br. Obrigada!

  2. Avatar

    O meu tem 3 e 5 meses e graças a Deus já vai no banheiro sozinho faz xixi e coco ,as vezes me chama pra ficar e outras vai sozinho. No começo foi difícil ele fazia no chão e eu toda hora limpava e conversava que ali não podia levava o coco até o vaso e pedia ele pra dar descarga . Deixava ele peladinho pra ele ter noção de onde saia o xixi e o coco , comecei a reparar a carinha dele de quando ele fazia coco dai quando ele fazia aquela carinha eu levava ele no vaso com o redutor de assento com desenhos de macacos pra ficar divertido e ficava lá com ele cantando ,deixando ele a vontade e quando ele fez a primeira vez fizemos uma festa no banheiro dai ele achou divertido ir ao banheiro hoje ele quando brinca muito as se prende e raramente faz na cueca .

  3. Avatar
    Rosaura Ribeiro

    Sou mamãe de uma menina com 8 anos autista. Já fiz tudo isto e ainda não consegui retirar as fraldas. Faz xixi pelas perninhas. tens mais orientações?
    Agradeço

  4. Avatar

    Nossa vejo as publicações todos os dias…gosto muito pois ensina quem tem dificuldades em lidar com pessoas com autismo… nossa faço Pedagogia e já spresentei um trabalho sobre Autismo… Amei… Parabéns pela atitude de rndinar ss pessoas a driblarem as barreiras e encarar o autismo com mais amorr … bjss…

  5. Avatar
    Maria Zilma

    Olá

    Meu filho tem onze anos e ainda faz xixi e cocô na roupa, está muito difícil. Ele vai ao banheiro mais não faz. fica prendendo , será que é porque eu brigo com ele. Alguém pode mi dá uma força por favor.

    Abraços

  6. Avatar

    Sou fonoaudióloga e utilizo reforçadores como adesivos smiles e quadro de rotina para que os pacientes possam estar sendo assimilando o uso e frequencia do vaso sanitário. Além disso temos na apple dois aplicativos bastante interativos e baratos que tem dado ótimos resultados com nossos pequenos com relação as AVD’S em geral. São eles :
    * Potty time with Elmo
    * Pepi bath

    1. Avatar
      Monica Brito

      Renata, obrigada pela dica. Fiquei com meu sobrinho autista de 7 anos em casa para seus pais viajarem e ele ainda não usava o vaso. Baixei o Potty time with Elmo pedi ajuda da irmãzinha gêmea para que ele a tivesse como modelo e deu certo. Desde então ele está usando o vaso. Essas dicas são sensacionais!!

    2. Avatar
      Beatriz Gildo

      Renata tenho um filho de 4 anos ele tem altismo e só usa o banheiro pra fazer xixi mais não gosta de jeito nem um de ursa o vaso sanitário para fazer coco .

  7. Avatar

    Achei interessante a materia, porém meu filho autista de 5 anos, faz xixi no banheiro, agora esta aprendendo a fazer em pé, porém o coco não faz de jeito nenhum….. o que fazer?????

    1. Avatar

      O meu enteado tem 4 anos e já faz xixi no vaso, já fez umas 3x cocô, Mas depois só fez na roupa.. é desgastante ter que ficar Lando sempre as roupas.. tenho a impressão de que ele saiba..mas algo trava Ele. As vezes fico meia hora com ele no banheiro e ele não Faz, é só eu colocar a roupa que ele faz.. não sei mais o que fazer

  8. Avatar

    Realmente amei mas gostaria de mais dicas meu bebê tem 3 anos e não consigo fazer ele querer usar o vaso quando percebo levo mas ele trava e não faz me ajude

  9. Avatar

    muito bom de ensinar com se uma brincadeira meu menino é autista e nao tive dificuldade de ensinar ele ir nao banheiro pois estava sempre perguntando para ele .

  10. Avatar
    WAGNER DARLAN ANTAS DE ALMEIDA

    O 1 MÓDULO DO CURSO INSPIRADOS PELO AUTISMO EM ARAGUAÍNA ESTÁ SENDO UM SUCESSO, É REALMENTE FANTÁSTICO OS TEMAS ABORDADOS SÃO ATUAIS E RESPONDEM ÀS INDAGAÇÕES DE TODOS OS PARTICIPANTES DO EVENTO, QUER SEJA PAIS OU PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM CRIANÇAS COM AUTISMO. PARABÉNS À ORGANIZAÇÃO POR TAL INICIATIVA

  11. Avatar
    rfcmdelyma@yahoo.com.br

    Gostei muito das informações. Estou fazendo pós em neuro-psicopedagogia clinica, e meu artigo é sobre autismo, pois tenho em minha família um menino que, não foi diagnosticado como autista, porem tem alguns traços. Temos dificuldade em ele ir ao banheiro, parece que algumas vezes sabe e outras vezes já esqueceu. Sei como é difícil o trabalho com crianças autista, pois sou professora e já tive em minha turma. Porem é gratificante faze-los aprender alguma coisa. Agradeço pelo conteúdo do site.

  12. Avatar

    Descobrimos a poucos dias que nosso neto é autista, ficamos triste, más já aceitamos, queremos ensiná-lo a fazer suas necessidades fisiológicas, ele tem 3 anos.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Lucinalva,

      Bom dia! Agradecemos pelo seu contato através de nosso blog e pelo interesse em nossa abordagem. Para aprender a nossa abordagem, recomendamos, antes de tudo, a sua participação em um de nossos cursos, pois neles disponibilizamos mais estratégias que você poderá empregar imediatamente com o seu neto, inclusive no que se refere às atividades do dia a dia e ao uso do vaso sanitário.

      Ofereceremos um novo curso no Rio de Janeiro nos dias 17, 18 e 19 de outubro. As informações e inscrições para o curso encontram-se em nosso site: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/curso-autismo-modulo-1-rio-de-janeiro. Leia mais em nosso site sobre os benefícios de nossos cursos: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/os-beneficios-dos-nossos-cursos/

      Atenciosamente,

      Patrícia Guatimosim
      Diretora de Comunicação
      Email:patricia@inspiradospeloautismo.com.br
      patricia@inspiradospeloautismo.com.br
      Fone: +55 48 3338 1799

  13. Avatar

    Boa Tarde…. gostaria de saber como fazer um adolescente 13 anos ir ao banheiro e limpar-se sozinho. Muito obrigada.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Boa tarde!

      Agradecemos por compartilhar conosco as suas dúvidas e recomendamos que você leia a nossa seção de atividades da vida diária, pois nela temos vários princípios e técnicas que poderão ser adaptadas para a situação que você nos descreve, podendo ser utilizadas com crianças, adolescentes e adultos com autismo: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-de-vida-diaria-para-pessoas-com-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  14. Avatar
    maria celestina chagas de carvalho

    Olá pessoal. Mais uma vez agradeço a vcs pela ajuda em todos os sentidos. Já estamos conseguido dar banho no Thiago bem mais tranquilo. O problema é o uso do banheiro. Se deixarmos ele sem fralda, só de cueca, ele prende o xixi e o coco.É como se ele tivesse nojo. Estamos na luta.Agora que li a reportagem de vcs, vamos tentar mudar de tática! abraços e obrigada.

  15. Avatar
    kelsom bergamin

    Meu filho tem 7 anos, saiu da fralda com 4. Nos primeiros meses de desfralde, eu o orientava a ficar 5 minutos sentado no vaso antes de cada banho….Já o xixi, sempre que ele dava algum sinal que indicava vontade, eu o convidava a ir ao banheiro…
    Obs: Sempre falo firme e com poucas palavras, mas comemoro quando ele faz a tarefa correta!

  16. Avatar
    Fernanda Carvalho

    A minha filha tem 8 anos. Ela tem autismo com o grau severo, parece que ela não entende as coisas. Um exemplo é quando a chamamos pelo nome e ela não atende. É possível tirar as fraldas nesse caso?

  17. Avatar

    Olá Fernanda Carvalho.
    Muito boa a sua pergunta. Quando vamos trabalhar a retirada da fralda, precisamos investigar duas questões importantes que permitiram essa retirada. Primeiro, se sua filha apresenta um período de atenção compartilhada maior que 2 minutos, pois ela precisará prestar atenção em uma explicação com etapas por exemplo: 1- Tirar a calcinha; 2- Sentar no caso e fazer cocô; 3- pegar o papel higiênico; e etc. Segundo, se sua filha demonstra ter boa noção corporal ou seja se consegue perceber que está com vontade fazer xixi ou cocô, se a sua filha tem essa compreensão, possivelmente ela dará sinais. Por exemplo: eu atendi uma criança que quando estava com vontade de fazer cocô se escondia atrás da cortina. Algumas crianças colocam a mão no órgão genital, ou vão para lugares específicos. No mais, é fazer tentativas, monitorar os horários que ela faz cocô e xixi, usar apoios visuais e etc. Boa sorte nas tentativas! – Jaqueline França

    1. Avatar

      Meu enteado aprendeu pelo menos o xixi e ele também não fala. Fomos mostrando e falando apenas a palavra xixi.. ele ia no começo é só fazia força..depois ele começou a ir sozinho..até hoje ele não fala..mas se vc falar palavras objetivas eles entendem

  18. Avatar

    Olá Cátia. Caso você já tenho percebido que seu filho já tem consciência corporal ou seja percebe quando está com vontade de fazer cocô ou xixi dando sinais de que quer fazer xixi, e apresenta um período de atenção compartilhada de mais que 2 min. Você pode após monitorar os horários que ele costuma fazer xixi, passar a fazer convites animados e divertidos para ir ao banheiro, criar atividade interativas e divertidas tendo como tema o banheiro. Por exemplo: Chame seu filho para levar seus personagens para tomar banho; dramatizar que o personagem favorito dele comeu algo que deu dor de barriga e que agora é preciso ir ao banheiro. Vocês pais e cuidadores são muito importantes nesse processo, pois vocês podem ser ótimos modelos de pessoas que adoram ir ao banheiro, vocês podem começar a verbalizar em voz alta que gostam de fazer cocô, que é divertido, verbalizando também os benefícios e fazendo daquele momento algo motivador para a sua criança. Cátia o fato de sua criança não verbalizar ainda não quer dizer que ela não compreenda as situações. Pelo contrário temos muitas crianças que ainda não verbalizam, mas compreendem comandos verbais e possuem uma ótima percepção visual e com a ajuda de apoios visuais conseguem avisar que querem fazer xixi, apontando para um cartão específico (apoio visual) por exemplo, e seguir as etapas necessárias para fazer cocô e xixi. O que acha das dicas? Jaqueline França

  19. Avatar

    Olá, meu filho tem 8 anos e suspeita de autismo. Uma das grandes dificuldades atuais é fazer com que tome banho sozinho e aprenda a se vestir, pois ele é muito disperso e, por mais que eu tente ensinar, não aprende. Gostaria de receber algumas dicas para auxilia-lo melhor nessa questão. Obrigada.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Marley,
      Agradecemos por nos contar mais sobre o seu filho e recomendamos que você leia os artigos a seguir, pois eles mencionam atividades do dia a dia como vestir-se e tomar banho: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-uma-crianca-com-autismo-a-tomar-banho/
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-eu-posso-ajudar-o-meu-filho-completar-uma-tarefa-que-e-dificil-para-ele-como-vestir-se-sozinho/
      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  20. Avatar

    Boa noite!
    O meu filho de 7 anos só utiliza o vaso para fazer xixi.
    Para o cocô ele ainda faz na cueca e em pé no banheiro … como ele tem problema intestinal e normalmente as fezes são moles, eu uso a fralda.
    Ele não faz mais fora do banheiro de casa … eu sempre o convido para ir ao banheiro fazer cocô no mesmo horário e ele aceita.
    Já o ensinei a sentar no vaso, ele até senta, mas não faz!
    Já percebi que ele gosta de fazer em pé … Foi assim que ele aprendeu, porque as crianças pequenas quando usam fraldas fazem em pé!
    Preciso de ajuda, obrigada!

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Kika,

      Que bom saber que o seu filho usa o vaso para fazer xixi. Algumas ideias que podem ser úteis para você:

      – comemore o seu filho por ele já sentar-se no vaso e já utilizá-lo para fazer xixi;
      – investigue se o seu filho sente-se incomodado com algum aspecto ligado ao uso do vaso para fazer côco (há crianças que não conseguem ficar sentadas por muito tempo no assento por achá-lo desconfortável, ou que sentem-se incomodados que os espirros de água que podem respingar no vaso ou que também têm dificuldade em aceitar que o cocô caia no vaso e depois desapareça). Explicações sobre todos esses detalhes e o uso de apoios para os pés (para que a criança se sinta mais confortável enquanto sentada no vaso) podem ser oferecidos para facilitar essa etapa;
      – faça algumas encenações com os membros da família envolvendo o uso do vaso sanitário para fazer também o côco e explique ao seu filho que fazer o cocô sentado no vaso pode ser mais confortável que de pé.

      Temos em nossa seção de Perguntas e Respostas mais dicas sobre o uso do vaso sanitário: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/perguntas-e-respostas-sobre-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  21. Avatar
    Elaine Batista

    As dicas são muito boas, porém minha filha é cega e autista. Ela já tem quase sete anos e usa fralda, estou desesperada, pois até hoje nenhum especialista me indicou um tratamento. Por favor, me ajudem, ficarei eternamente grata!!

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Elaine,
      Agradecemos pelo envio de sua mensagem e informamos que a nossa abordagem poderá ser utilizada com crianças com deficiência visual sendo que, nesse caso, buscamos oferecer estímulos táteis e auditivos que sejam agradáveis e que as motivem a realizar as tarefas do dia a dia. Recomendamos, primeiramente, que você identifique os estímulos táteis e auditivos apreciados pela sua filha e busque trazer esses estímulos positivos para dentro do banheiro, de forma que ela vá se habituando aos poucos com esse ambiente. Você poderá também narrar, junto aos outros membros da família, a finalidade e a importância de se utilizar o vaso sanitário durante o cotidiano e, quando a sua filha demonstrar que se sente confortável, você poderá convidá-la à sentar no vaso até que ela aceite utilizá-lo regularmente. Nossas atividades podem ser adaptadas para serem utilizadas com a sua filha, veja: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/atividades-de-vida-diaria-para-pessoas-com-autismo/
      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  22. Avatar
    Júlia Goldbeck

    Bom dia, adorei todos os comentários, como é bom saber que não estamos sozinhos nessa caminhada. Sou mãe do Pedro, de 2 anos e 11 meses, autista leve. Estamos tentando tirar as frladas do pequeno, mas sinceramente, não sei se ele está preparado. quando eu o convido para fazer xixi ele me pega pela mãe e vai até o banheiro, mas ele gosta de ficar puxando a descarga, no início ele não queria sentar no vaso, agora ele fica uns 10 min sentadinho enquanto eu conto uma história ou mostro algum brinquedo, mas já faz quase um mês que estou fazendo isso e ele ainda n fez nenhuma vez xixi no vaso, a maior evolução que tive foi um dia que ele foi sozinho mas fez no chão. Ele costuma ficar puxando o “tiquinho” quando quer ir, mas o levo e nada dele fazer lá. Um dia desses escutei ele fazendo um som do tipo “xiiiiiii” e olhei e ele estava fazendo xixi. Percebi que ele tem noção que está fazendo, quando faz xixi na calça ele faz uma cara de quem sabe que não era pra ter acontecido aquilo, eu sou súper paciente, não brigo nem falo nada quando ele faz no chão e faço a maior festa quando vamos ao banheiro. Fico na dúvida se não seria melhor tentar um piniqinho, mas na escola ele n têm. Por isso uso redutor de assento da peppa pig, para ser mais atrativo. Qual a opinião de vcs?

    1. Avatar
      ABNOAN FREDRIKSSON

      TENHAM MUITÍSSIMO PACIENCIA COM NOSSOS FILHOS , EU TB TENHO UM FILHO AUTISTA, 6 ANOS DE IDADE EU TREINO ELE TODOS OS DIAS PARA IR AO BANHIERO PRATICAMENTE ESTÁ LIVRE DAS FRALDAS, ELE FALAR POUCO MAS ELE É MUITO FELIZ, INTELIGENTE E MINHA VIDA ! LUTAIS PELOS VOSSOS FILHO, NAO DESISTEM NUNCA PORQUE EXISTE TREINAMENTO

  23. Avatar

    Tenho um filho de quase 4 anos, estou totalmente desiludida; todas as tentativas de tirar a fralda fracassaram. Ele não liga se está molhado ou se está com cocô. Não pede pra ir ao banheiro e nem o reforço de um banho após o cocô atrai para fazer no vaso. Não consigo ter resposta de nada dele, fala só repetições de personagens ou comerciais que decora com muita facilidade. Segue regras simples de horários de comer e dormir; ir à escola. Estou muito muito desmotivada em tirar a fralda… tenho a sensação que falo com a parede, sempre se nega a usar o vaso. Faz xixi na casa toda, não tem problema e nem vergonha disso… apenas brinca com o líquido… tem jeito? Tem alguma luz no fim do túnel, por favor? Agradeço a oportunidade de poder desabafar ; (

    1. Avatar

      É NECESSÁRIO LEVAR A CRIANCA PARA SENTAR NO BANHEIRO DE 30 MINUTOS EM MINUTOS

      SEMPRE LEMBRAR PRA CRIANCA IR AO BANHEIROS VAI FAZER ELE SE LEMBRAR

  24. Avatar

    Minha Mel tem 3 anos. Não fala mais mais antes ela falava mamãe papai o nome do cachorro etc A médica pediatra suspeita de autismo mas ainda não recebi

  25. Avatar

    Boa noite.Meu filho autista tem 9 anos.Ele usa o vaso para xixi e cocô,porém não consigo faze-lo se limpar sozinho e tambem não toma banho sozinho.Como faço para ajuda-lo ?

  26. Avatar
    Raquel Soares

    Olá pessoal. Tem sido muito importante pra mim ouvir a experiencia destes leitores com filhos autistas porque sempre sofri muito com isso e agora vejo que é muito comum que nossos filhos autistas tenham problemas para utilizar o vaso para xixi ou cocô. Tenho uma pequena de cinco anos e meio e ela ainda não faz sozinha, nem xixi nem coco, ela já fez xixi, por um longo tempo, mas travou totalmente. Não usa mais fraldas durante o dia, as vezes até me surpreende indo ao banheiro sozinha para fazer xixi, mas é muito raro. Já o cocô, eu nunca consegui, não sei o que fazer, me sinto muito culpada porque perco a paciência e brigo com ela, mas não sei se ela me entende. Gostaria muito que publicassem mais artigos sobre isso. Foi muito confortante ler sobre outros casos, isso dá uma motivação para continuar tentando, não é fácil.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Érica,

      Boa tarde!

      Realizamos diversos cursos no Nordeste nos últimos anos, em cidades como Salvador, Recife e Fortaleza (em Recife, realizamos 3 cursos). No momento, não temos a previsão de realização de novos cursos na região.

      Recomendamos que você participe então dos cursos já programados para 2016: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/cursos-sobre-autismo/

      Seria um prazer tê-la conosco em um de nossos cursos!

      Atenciosamente,

      Patrícia Guatimosim
      Diretora de Comunicação
      Email:patricia@inspiradospeloautismo.com.br
      patricia@inspiradospeloautismo.com.br
      Fone: +55 48 3338 1799

  27. Avatar

    Tenho um filho de 3 anos e 10 meses, autista moderado, não fala nada, toma medicação para evitar convulsões. Amo muito ele, mas me sinto frustrada em relação ao desfralde, banho e outros cuidados com ele. Ele é muito inteligente, mas não consigo alcançá-lo……Preciso de toda orientação que tiverem …..Obrigada

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Genilda,

      Agradecemos por nos contar mais sobre o seu filho e acreditamos que os artigos abaixo poderão lhe ser úteis:

      Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho:
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-uma-crianca-com-autismo-a-tomar-banho/
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/faq-items/posso-introduzir-rotina-tomar-banho-abordagem-responsiva/

      Como ajudar crianças com autismo no desenvolvimento da comunicação:
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-ajudar-criancas-com-autismo-no-desenvolvimento-da-comunicacao/

      Recomendamos também a sua participação em nossos Cursos de Módulo 1, pois neles oferecemos estratégias práticas que poderão ajudar vocês no dia a dia: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-de-modulo-1-rio-de-janeiro-2016/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  28. Avatar
    Marcia andrade

    Olá. Sou psicomotricista e fiz o wokshop 1 e 2. Trabalho com crianças no espectro e é importante lembrar que cada criança é única e tem um tempo próprio de aprendizado. Os pais e cuidadores têm que estar conectados simpaticamente com a criança e acolher seus medos relativos ao banheiro. Questões sensoriais sendo trabalhadas ajudam na percepção do corpo e ajudem no processo de utilização do banheiro. Alguns medos aparecem nesta fase. Sugiro que conversem com a criança e estejam no banheiro com tranquilidade. Se o coco sair em outro lugar, levem num saco plástico até o banheiro com a criança para que ela jogue no vaso. Reforcem o quanto o coco é bem vindo, mas mostrem a “casinha” onde ele deve estar. Com calma e aposta, dá certo!

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Marcia,

      Agradecemos por suas carinhosas observações e sugestões. Ficamos felizes em receber as suas recomendações e ideias!

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  29. Avatar

    Tenho um filho autista de 11 anos. Sinto muita dificuldade em fazer com ele defeque no sanitário, pode me ajudar? Agradeço.

  30. Avatar

    Meu filho vai fazer 3 anos e estou tentando tirar ele da fralda, mas, geralmente, ele não entende quando falo com ele. Ele faz acompanhamento na APAE e está com suspeita de autismo. Por favor, se puderem me dar algum conselho para eu conseguir ajuda-lo, agradeço de coração.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Raquel,

      O seu filho poderá se beneficiar de um apoio visual para orienta-lo nas etapas para utilização do vaso sanitário. Você poderá imprimir um apoio visual para uso do vaso sanitário pelo link abaixo:
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/material-de-apoio-visual-para-ajudar-criancas-a-usar-o-vaso-sanitario/

      Uma outra possibilidade seria você e os membros de sua família encenarem de forma engraçada e exagerada o uso do vaso sanitário, para que o seu filho tenha vocês como modelos e aprenda de forma natural a encaminhar-se ao toalete.

      Uma última sugestão seria estimular o seu filho aos poucos, começando com pequenas etapas, ou com uma aproximação ao ambiente do banheiro. O artigo abaixo, sobre como ajudar pessoas com autismo a desempenharem tarefas que são difíceis para elas poderá lhe oferecer algumas ideias sobre isso:
      http://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-eu-posso-ajudar-o-meu-filho-completar-uma-tarefa-que-e-dificil-para-ele-como-vestir-se-sozinho/

      Recomendamos que você participe de um de nossos Cursos de Módulo 1, pois neles repassamos exemplos de princípios e estratégias que você poderá empregar no dia a dia, inclusive no que se refere ao uso do vaso sanitário. Temos um Curso de Módulo 1 no Rio de Janeiro nos dias 04, 05 e 06 de março com inscrições abertas. Para conhecer a programação do curso, por favor, acesse o link a seguir: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/curso-de-modulo-1-rio-de-janeiro-2016/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  31. Avatar

    Meu filho tem 5 anos e é autista, foi diagnosticado com 2 anos e até então tem sido uma luta para ensiná-lo a ir ao banheiro. Depois de 2 anos tentando de diversas formas, conseguimos com que ele aprendesse a fazer xixi no vaso! Percebemos que assim que ele se molhava no banho, ele fazia, então comecei a marcar no relógio mais ou menos de quanto em quanto tempo ele fazia, aí levávamos ele ao banheiro e jogávamos água nas pernas dele e ele fazia. Aí depois de um tempo, passei a colocar ele em pé na frente do vazo e jogava água no pipi dele e ele começou a fazer assim também, molhava todo o banheiro mas eu não me importava, demorou um pouquinho mas vendo o pai fazendo e estimulando com a água morninha ele aprendeu, porém o coco ainda faz na roupa, já tentei de tudo mas não tive resposta, ele se agacha escondido em algum cantinho e faz!! Ele ainda não fala e não sei se por isso ele não entende, coloco ele no vaso e ele fica mas não faz!!! Se tiverem alguma dica eu agradeço !!!

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Viviane,

      Agradecemos pelo relato carinhoso sobre o seu filho. Que bom saber que ele já está fazendo o xixi no vaso. Agradecemos por compartilhar conosco as estratégias e ideias usadas por vocês nesse processo de aprendizado. Parabéns pelo empenho e criatividade de vocês! Sobre as perguntas de vocês, gostaríamos de apresentar algumas sugestões:

      – comemorar o fato de seu filho já usar o vaso para fazer xixi de forma divertida, criativa e diversificada;
      – investigar questões sensoriais ligadas ao cocô no vaso;
      – verificar como e por que ele escolhe o cantinho para fazer o cocô;
      – tentar criar um cantinho no banheiro para ele fazer o cocô, e depois colocar o cocô no vaso para dar a descarga;
      – tentar colocar um vaso pequeno de plástico no cantinho da casa onde ele faz cocô e depois tentar trazer esse vaso pequeno de plástico para um cantinho no banheiro, e depois tentar colocá-lo cada vez mais perto do vaso do banheiro, mostrando como o vaso de plástico e o vaso sanitário são parecidos (o vaso sanitário ainda dá descarga, que serve para levar o cocô embora!);
      – testar o uso de algum assento especial ou apoio nos pés no vaso do banheiro;
      – tornar o vaso do banheiro mais interessante com algum personagem, adesivo ou imagem que seu filho goste.

      Lembramos que em nossa seção de Perguntas e Respostas há mais dicas sobre o uso do vaso sanitário: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/a-abordagem/perguntas-e-respostas-sobre-autismo/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

    2. Avatar

      Meu filho tem três anos de idade e não gosta de andar na rua e, quando anda, é só correndo. Não sei se é manha ou outra coisa. Não sei o que fazer!

      1. Avatar
        Inspirados pelo Autismo

        Olá Maria José,

        Acreditamos que o artigo a seguir poderá servir como exemplo de como os estímulos do meio ambiente podem impactar as pessoas com autismo:

        https://www.inspiradospeloautismo.com.br/como-os-estimulos-do-ambiente-afetam-as-pessoas-com-autismo/

        Para que possamos conhecer o seu filho e então lhes oferecer recomendações personalizadas, recomendamos a realização de uma consultoria virtual com a Mariana Tolezani. Caso deseje mais informações sobre esse serviço, entre em contato conosco!

        Atenciosamente,

        Equipe Inspirados pelo Autismo

    3. Avatar

      Meu filho tem 4 anos está fazendo acompanhamento psicológico, mas não tenho um diagnóstico. Fiz pesquisas sobre crianças altista e ele tem muitos sintomas. Faz xixi no vaso mas fica segurando o máximo e suja todo o banheiro. Mas não usa o vaso para coco fica fazendo um pouquinho na cueca. Coloco ele no vaso e brinco fazendo coisas engraçadas ele ri e consegue fazer.

    4. Avatar

      Meu filho tem 4 anos está fazendo acompanhamento psicológico, mas não tenho um diagnóstico. Fiz pesquisas sobre crianças altista e ele tem muitos sintomas. Faz xixi no vaso mas fica segurando o máximo e suja todo o banheiro. Mas não usa o vaso para coco fica fazendo um pouquinho na cueca. Coloco ele no vaso e brinco fazendo coisas engraçadas ele ri e consegue fazer.

  32. Pingback: ajudar crianças a usar o vaso sanitário

  33. Avatar

    Olá. Tenho um filho com 3 anos e cinco meses com autismo leve. Sempre percebi que para ele me obedecer preciso ser rígida porque só assim ele consegue assimilar o meu sentimento naquele momento. Comecei agora o desfralde fazendo tudo isso que já citaram aqui, porém com rigidez e no primeiro dia percebi que para o desfralde rigidez, ficar brava… Só atrapalha. No segundo dia mudei isso e na segunda semana ele já está com controle no xixi e ainda precisamos treinar o cocô. Mas já aceita o caso é não fica chorando e nem segurando a vontade. Mas meu filho não é verbal e é só que estou com dificuldade… Se eu não perceber a tempo que ele quer ir ao banheiro ele acaba fazendo na roupa porque não me pede. Alguém viveu ou vive isso para me ajudar???

    1. Avatar

      Tenho um filho de 4 anos ele tambem tem dificuldades para fazer coco no vaso do quer fazer na fralda porém xixi ele ja faz sozinho no vaso mais ele pede pra fazer coco porém só quer fazer na fralda ele tem suspeita de autismo leve pela dificuldade com a fala .

  34. Avatar

    Muito obrigada pelo auxílio de seus materiais na atuação de estudantes como eu, que desejam ofertar um serviço de qualidade para população atendida!

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Gabriella,

      Para compreender melhor crianças, adolescentes e adultos com autismo e saber como auxiliar no desenvolvimento de talentos e habilidades, recomendamos a leitura dos livros “Brincar para Crescer” e “Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse”, disponíveis para encomenda em nosso site: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/livros/

      Em nosso site, você encontrará também material de apoio visual que poderá ser impresso e afixado no toalete para auxiliar na utilização do vaso sanitário, veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/material-de-apoio-visual-para-ajudar-criancas-a-usar-o-vaso-sanitario/

      Atenciosamente,

      Equipe Inspirados pelo Autismo

  35. Avatar
    sandra maria zanatta

    Minha filha tem autismo e down juntos. Quando vai ao banheiro sem as fraldas, ela fica dando a descarga direto e gritando demais. Juro que não sei o que fazer. Nem no penico ela vai. Ela está com 9 anos.

    1. Avatar
      Inspirados pelo Autismo

      Olá Sandra,

      Agradecemos por nos contar mais sobre a sua filha. Ao lermos o seu relato, percebemos que a sua filha já entra no banheiro e demonstra interesse e curiosidade sobre a descarga. Isso é muito legal e você pode demonstrar a ela a sua apreciação pelo fato de ela entrar nessa parte da casa com você e já se aproximar do vaso sanitário.

      Uma ideia seria vocês fazerem algumas encenações na vida cotidiana de vocês sobre o uso do vaso e da descarga. Vocês poderão servir como modelos e mostrar a sua filha que a descarga é dada uma vez e que, depois disso, as pessoas lavam e secam as mãos e saem do banheiro. Vocês poderão também criar uma história envolvendo personagens ou temas de interesse de sua filha e a questão da água usada no banheiro, ressaltando a importância de reservar água também para outras atividades, como cozinhar, tomar banho, etc. Temos um excelente cartaz à disposição em nosso site que poderá ser impresso e afixado no banheiro e servir como apoio visual quanto às etapas do uso do vaso sanitário, veja: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/material-de-apoio-visual-para-ajudar-criancas-a-usar-o-vaso-sanitario/

      Acompanhe os nossos informativos para saber as datas e local de realização de nosso próximo curso Módulo 1. Nesse curso, os participantes aprendem estratégias para as atividades de vida diária, assim como para estimular o uso do vaso sanitário.

      Caso deseje um acompanhamento e estratégias personalizadas para a sua filha, você poderá ainda contar com as consultorias virtuais/telefônicas com consultores de nossa equipe. Nós buscaremos saber mais sobre a sua filha, inclusive sobre os interesses e motivações dela, para então lhes recomendar estratégias práticas para o uso do vaso sanitário em casa. Mais informações sobre esse serviço poderão ser obtidas pelo email info@inspiradospeloautismo.com.br ou em nosso site pelo link a seguir: https://www.inspiradospeloautismo.com.br/servicos-para-pessoas-com-autismo/consultas-telefonicasvirtuais/

      Atenciosamente, Equipe Inspirados pelo Autismo

  36. Avatar
    Ana Maria Canuto Abrão

    Bom dia, eu tive a boa sorte de fazer alguns cursos do Inspirados pelo Autismo.
    Adorei a experiência de estar com estes profissionais e aprender como lidar com
    nossos príncipes e princesas. Aprendemos muito com as crianças, principalmente
    a ter paciência e muito amor, e aí tudo flui da melhor maneira possível e divertida.
    Creio que todos deveriam conhecer este trabalho do Inspirados, independente se tem
    algum autista na família, se conhece algum.

    1. Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo

      Oi Ana, muito obrigada por seu depoimento e palavras de apreciação de nosso trabalho. Ficamos felizes de saber que você gostou de nossos cursos e que tem se divertido com as crianças! Agradecemos suas dicas para inspirar a todos!

  37. Avatar

    Meu cunhado tem nove anos e mora comigo a um ano, ele não fala mas aplico todos esses métodos quase todos os dias, ele faz xixi e cocô, mas ele reluta muito e isso me deixa muito estressada, mas mesmo assim continuo tentando.

    1. Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo

      Oi Kelmy, obrigada por nos contar sobre seu cunhado de nove anos. Nos cursos de módulo 1 e 2 da Inspirados pelo Autismo, oferecemos muitas dicas para auxiliar os familiares na promoção do desenvolvimento das habilidades de vida diária de suas crianças, com foco em uma aprendizagem prazerosa e na crescente autonomia da criança. Recomendamos que você procure participar de nosso curso de Módulo 1 quando puder! Temos também o serviço de consultas online, no qual podemos orientá-la através do whatsapp, skype ou telefone.

  38. Avatar
    Viviane Muhlstedt

    Olá
    Meu filho Davi tem 14 anos, há muito tempo ele já faz o xixi sozinho, mas o coco ainda faz na cueca e já vai tomar banho. teria alguma dica ( ele tem muito medo de sentar no vaso)

    1. Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo

      Oi Viviane, boa tarde! Recomendamos que você tente participar de um de nossos cursos presenciais de Módulo 1, pois neles damos várias dicas para promover o desenvolvimento e o bem-estar de pessoas com autismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Destaques do nosso blog:

Nossos próximos cursos:

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 17 a 20 de setembro

Investimento por participante:
1º lote: R$1428 até o dia 10/07/20 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/08/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 08/09/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 08 de setembro de 2020 (terça-feira).

Descontos em mais de um curso: Quem se inscrever em 2 cursos, também tem o desconto de 5% somado ao desconto por prazo de inscrição. Quem se inscrever em 3 ou mais cursos tem o desconto de 10% somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral dos cursos. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras.

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.

Descontos por participante:

Turma 1 – São Paulo – 19 a 22 de março

1º lote: R$1428 até o dia 20/12/19 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/02/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 10/03/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 10 de março de 2020 (terça-feira).

Turma 2 – São Paulo – 13 a 16 de agosto

Investimento por participante:
1º lote: R$1428 até o dia 10/06/20 (15% de desconto).
2º lote: R$1512 até o dia 10/07/20 (10% de desconto).
3º lote: R$1680 até o dia 04/08/20 (valor integral).
Inscrições limitadas e abertas até o dia 04 de agosto de 2020 (terça-feira).

Descontos em mais de um curso: Quem se inscrever em 2 cursos, também tem o desconto de 5% somado ao desconto por prazo de inscrição. Quem se inscrever em 3 ou mais cursos tem o desconto de 10% somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral dos cursos. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras.

Descontos para grupos: Inscrições para grupos de 2 pessoas têm mais 5% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição, e inscrições para grupos de 3 ou mais pessoas têm mais 10% de desconto somado ao desconto por prazo de inscrição. Somados, os descontos podem chegar a quase 25% do valor integral do curso. Os descontos serão oferecidos no total do carrinho de compras se apenas uma pessoa fizer a inscrição para todos. Para que cada membro do grupo possa fazer o pagamento da inscrição separadamente, mas com o desconto de grupo, entre em contato conosco por email.