O Sapo Saltador - atividade para crianças com autismo

16/06/2014

Veja aqui uma ideia de atividade para crianças com autismo com o objetivo de estimular o contato visual (olhar nos olhos) e a começar a interagir com um adulto em uma atividade de 2 minutos ou mais – habilidades fundamentais para o desenvolvimento social. A atividade sugerida é simples para se aplicar e está entre as favoritas de nossas crianças!

Interesses:

Animais, movimentos exagerados, onomatopeias, suspense, brincadeiras físicas, pular, movimentos corporais amplos, efeitos sonoros, expressões faciais exageradas, acessórios, palhaçada, humor físico.

Metas principais:

Estimular o contato visual – olhar por 1 a 2 segundos por vez para iniciar e manter a interação com parceiros conhecidos e responsivos. Desenvolver atenção compartilhada de 2 minutos ou mais.

Ação motivadora (o papel do adulto):

Com movimentos amplos, fingir ser um sapo que salta enquanto coaxa. Utilizar técnicas de suspense antes de cada salto.
Solicitação (o papel da criança):
Demonstrar interesse pela atividade olhando nos olhos do adulto.

Estrutura da atividade:

Fantasiado de sapo, podendo se utilizar de acessórios de sua preferência, tais como, pintura facial, máscara de sapo, capa ou roupas verdes, imite o som do sapo e dê pequenos e grandes saltos, comunicando à criança que você se transformou em um sapo saltador e que quanto mais ela olhar para você, mais você fará um Show de Saltos. Faça pequenas pausas e salte de novo, sem pedir nada à criança. A cada olhar espontâneo da criança, você a agradece claramente pelo olhar e intensifica os seus saltos, demonstrando a ela que o motor de sua ação de saltar é o olhar dela. Quando criança estiver altamente conectada, faça pausas maiores e utilize técnicas de suspense. Por exemplo: abaixe-se na posição de sapo, com as mãos no chão, e diga “Eu vou pular…. Eu vou pular….” enquanto balança o seu corpo “de sapo” para frente e para trás antes de pular realmente. Este tipo de suspense tende a promover o contato visual espontâneo. Se, ainda assim, a criança olhar para o seu corpo e não para os seus olhos, peça diretamente que ela olhe em seus olhos para você poder pular. Comemore o contato visual espontâneo ou solicitado e volte a saltar!

Variações:

Para aumentara motivação da criança e por consequência o tempo de período de atenção compartilhada, introduza cambalhotas, interprete um sapo pulando com a pata machucada, ou ainda um sapo que pula, tropeça e cai dramaticamente com muito humor pastelão.

Se sua criança gosta de outros animais, em vez de ser o sapo, você pode ser outro animal, por exemplo: o coelho que faz cafuné; o urso que aperta; o macaco que faz cócegas.Você também pode ser um personagem de desenho animado que canta e, de repente, no meio da música, começa a tossir, espirrar ou soluçar.

No caso de uma criança que já possui um período médio de atenção compartilhada de 2 minutos e você quer ajudá-la a permanecer na atividade interativa por 6 minutos ou mais, separe antecipadamente acessórios de caracterização de 2 a 3 animais e os mantenha na prateleira organizados para fácil acesso. Em uma mesma atividade, você pode ter um ou dois ciclos do sapo saltador, troca os acessórios e se transforma por um ou dois ciclos no dinossauro que canta, tropeça e começa a cantar com soluços, troca os acessórios e transforma-se novamente no sapo saltador, e assim por diante. Após alguns ciclos, quando a estrutura da atividade interativa estiver clara para a criança, você pode oferecer um papel físico para ela: escolher e lhe entregar um dos acessórios para que você se transforme no animal correspondente.

Por Vanessa Maioral e Mariana Tolezani

Esta e as outras atividades interativas apresentadas no site da Inspirados pelo Autismo foram desenvolvidas para promover o desenvolvimento de pessoas com características do autismo e sua vizualização é universal e gratuita. Porém, todos os materiais presentes neste site são protegidos por leis de direitos autorais. Para reproduzir qualquer parte do material do site, solicitamos que o nome Inspirados pelo Autismo e o link do site www.inspiradospeloautismo.com.br sejam inclusos na apresentação do material compartilhado.

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Deixe um comentário
Curso Autismo, Interação Prazerosa e Aprendizagem Módulo 1 – CuritibaO Leão que Aperta – atividade para crianças com autismo
Todos os comentários ( 3 )
  • Avatar
    Erick Mendonça
    16/06/2014 em 7:23 pm

    Muito bacana! Brinco de forma parecida com meu filho :-)

    Resposta
  • Avatar
    Jenaide Mendes
    17/06/2014 em 4:34 pm

    Maravilha! É mais uma forma de brincar e ao mesmo tempo receber os olhares encantadores dos meus lindos alunos. Amei.

    Resposta
  • Avatar
    Vanessa Maioral
    18/04/2015 em 8:59 pm

    Que bom que gostaram Erick Mendonça e Jenaide Mendes. Outra dica é variar com outros bichos se for uma motivação da criança. Abraços Vanessa

    Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe