Meu amigo faz iiiii - livro sobre criança com autismo

25/06/2019

Um de nossos livros infantis favoritos é “Meu amigo faz iiiii”, escrito por Andréa Werner, autora do site Lagarta Vira Pupa e mãe do Theo, de 11 anos, diagnosticado com autismo.

Andréa mostra com incrível leveza e sensibilidade como podemos nos conectar com as crianças com autismo, inclusive quando são não verbais, como seu personagem Nil, que ainda não consegue falar para se comunicar. Ela aponta o primeiro passo para compreendermos nosso coleguinha com autismo na escola: observá-lo. Observar o que nosso coleguinha gosta de fazer, como fica quando está feliz, como fica quando está triste, e tentar entender como podemos brincar com ele, e como podemos ajudá-lo.

Tanto o texto de Andréa como as ilustrações de Kelly Vaneli são deliciosos. A mensagem é clara e acessível. Já mostramos o livro para crianças com desenvolvimento típico e para crianças com autismo, e ficamos encantados com o poder de sua mensagem inclusiva.

A atriz e contadora de histórias Flávia Scherner, conhecida como a Fafá do canal do YouTube “Fafá conta histórias”, produziu um vídeo super legal contando para crianças a história do livro do “Meu amigo faz iiiii”. Também mostramos esse vídeo em escolas para crianças com desenvolvimento típico e atípico e o resultado foi ótimo. Depois de assistir ao vídeo, as crianças espontaneamente passaram a observar mais seus coleguinhas e a demonstrar maior empatia nas interações sociais na escola.

Nas palavras de Andréa, “ensinar às crianças que a diversidade é natural, saudável e positiva, é um passo importante e essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva”.

Você pode comprar seu exemplar do livro no site Lagarta Vira Pupa que eles enviam para você.

E pode assistir ao vídeo do canal da Fafá aqui.

Também dá para apoiar o projeto da Fafá aqui nesse link.

Nosso curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo acontecerá na cidade de São Paulo, nas datas de 19 a 22 de setembro (quinta a domingo). O curso é voltado para pais, familiares, profissionais da educação e da saúde ligados a pessoas com autismo. Nos 4 dias do curso, oferecemos muitas dicas para ajudar a construir uma parceria entre família, escola e equipe multidisciplinar que leve a uma educação realmente inclusiva para nossas crianças. Aproveite os descontos para inscrições antecipadas e para grupos. Somados, os descontos chegam a quase 25%. Clique na imagem do curso para saber mais.

Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos.

Compartilhe com um amigo ou colega nas mídias sociais a seguir:

Deixe um comentário
Como ajudar uma criança com autismo a tomar banho
Todos os comentários ( 10 )
  • Avatar
    Vânia Lúcia Lima Guimarães
    28/06/2019 em 3:04 pm

    Sensacional, trabalho com dificuldade de aprendizagem, foi de muito valia.

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Vânia Lúcia Lima Guimarães
      29/06/2019 em 5:23 pm

      Oi Vânia, que bom que gostou. Tanto o livro como o vídeo podem ser muito úteis para a inclusão de nossas crianças!

      Resposta
  • Avatar
    Adriana Valéria Vargas Carvalheira
    28/06/2019 em 10:39 pm

    Muito boa a história!!! Parabéns pelo belo trabalho que realizam em todos os sentidos!!

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @ Adriana Valéria Vargas Carvalheira
      29/06/2019 em 5:25 pm

      Adriana, também gostamos muito da história da Andréa e do vídeo da Fafá, eles ajudam muito o nosso trabalho de conscientização e inclusão.

      Resposta
  • Avatar
    Marta de Macedo Alves
    01/07/2019 em 8:40 am

    Amei a forma lúdica de tratar o assunto sem entrar no "assunto" para as crianças que fazem parte do ciclo estudantil da criança com autismo. […] Leia maisAmei a forma lúdica de tratar o assunto sem entrar no "assunto" para as crianças que fazem parte do ciclo estudantil da criança com autismo. Me vi na sala de aula quando em 2017 tive o prazer e a oportunidade de trabalhar com um aluno autista. Foi exatamente assim como retrata a história " Meu amigo faz iiiiii". A turma foi super acolhedora, principalmente as meninas com quem ele se identificou bastante e que me ajudaram muito. Excelente material! Parabéns!!! Leia Menos

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Marta de Macedo Alves
      01/07/2019 em 10:31 am

      Oi Marta, agradecemos seu relato! Temos visto que quanto mais os colegas compreendem nossas crianças, mais a acolhem, possibilitando uma real inclusão.

      Resposta
  • Avatar
    Aldenisia da Silva Matos
    01/07/2019 em 10:58 am

    Oi Marta !! Amei obrigada vai me ajudar muito.

    Resposta
  • Avatar
    Adriana Ferreira
    08/07/2019 em 2:00 am

    Olá!!! Boa noite! Já tinha visto uma entrevista com a autora do livro, no programa conversa com Bial,estou querendo muito comprar o livrro. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Resposta
  • Avatar
    Semeire Matias
    08/07/2019 em 9:09 am

    Gostaria de participar de cursos na área na categoria EAD se houver. Preferencialmente com carga horária acima de 60h. Obrigada pela atenção.

    Resposta
    • Inspirados pelo Autismo
      Inspirados pelo Autismo
      @Semeire Matias
      08/07/2019 em 9:32 am

      Oi Semeire,Bom dia!Agradecemos seu contato, o interesse em participar de nossos cursos e a sugestão de cursos online. Por enquanto, com as dinâmicas práticas […] Leia maisOi Semeire,Bom dia!Agradecemos seu contato, o interesse em participar de nossos cursos e a sugestão de cursos online. Por enquanto, com as dinâmicas práticas de nossos cursos, não conseguimos trabalhar o conteúdo numa plataforma online. Mas temos alguns vídeos em nosso site, o material e as informações gratuitas em nosso site, e as consultorias online como ferramentas para a aprendizagem à distância.Além dos cursos presenciais, temos algumas palestras online disponíveis gratuitamente para que você possa conhecer um pouco mais de nossa metodologia. Na página de Vídeos de nosso site, você tem acesso a palestras com tópicos variados: • como ajudar sua criança a interagir mais e a se comunicar mais; • como aprender brincando; • como promover a interação entre sua criança e os colegas da escola; • como ajudar a criança a cortar o cabelo; • o que fazer diante da ecolalia (repetição de palavras ou textos) da pessoa com autismo; • como ajudar sua criança que tem medo de fogos de artifício; • e outros temas. Esperamos pode ajudá-la dessa forma! Leia Menos

      Resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informativo da Inspirados pelo Autismo

E-mail (obrigatório):

Nome:

Sobrenome:


FamiliarProfissional/ estudante da área de saúdeProfissional/ estudante da área de educaçãoOutro

Próximos cursos da Inspirados pelo Autismo:
Curso dinâmico e prático

“Finalmente encontrei um curso sobre autismo que atendeu minhas expectativas. Foi ministrado numa linguagem acessível, de forma dinâmica e prática, no qual assimilei um aprendizado que já me habilitou a lidar com o autismo.”

Ilza Correia, pedagoga
Curso sobre autismo.
Informações claras

“Informativo, interativo, responsivo e dinâmico. Curso muito organizado, bem estruturado, com informações claras e demonstrações muito sensibilizantes. Aporte teórico demonstrado na prática a todo o momento, facilitando o entendimento.”

Daniele Gomes, coordenadora pedagógica
Curso sobre autismo.
Inovador, prático e inspirador
“Inovador, prático, inspirador, conteúdo bem completo, considerando a amplitude das características do autismo.”
Yvina Baldo, professora e mãe
Curso sobre autismo.
Compreender o mundo do autismo
“Inspirador, me fez compreender o mundo do autismo (do meu filho) melhor, me deu força, esperança e me tirou do papel de expectadora, me abriu portas para um mundo diferente, me fez ter outros olhos e me deu o poder de fazer a diferença na vida do meu filho. Fiquei muito feliz de ter participado do curso e indico para todos os profissionais e familiares de pessoas com autismo.”
Danielle Speranza, mãe
Curso sobre autismo.
Aprender através de atividades prazerosas
“Como uma grande oportunidade de aprender, conhecer e desenvolver nossa sensibilidade de forma com que possamos auxiliar nossas crianças ou adultos com autismo a encontrar prazer em interagir socialmente, em brincar, aprender através de atividades lúdicas, interativas e prazerosas para ambas as partes. Vale a pena! É incrível!”
Fabrícia Corrêa Elias, professora
Curso sobre autismo.
Uma experiência fantástica
“Uma experiência fantástica, rica em conhecimento, informação. Superou minhas expectativas, realmente muito bom e proveitoso.”
Ellen Rolim, fonoaudióloga
Muito esclarecedor e motivador
“Fantástico, muito esclarecedor e motivador. Você sai do curso com vontade de chegar em casa e aplicar tudo que aprendeu.”
Lucia Sangiacomo, mãe