Pacote 4 cursos - Módulos 1, 2, 3 e Escola

Oferta!

Pacote 4 cursos – Módulos 1, 2, 3 e Escola

R$6,400.00 R$4,800.00

  • Curso Autismo, Interação Prazerosa e Aprendizagem
    Módulo 1
    São Paulo, SP
    22, 23, 24 e 25 de agosto de 2019 (quinta, sexta, sábado e domingo)
  • Curso Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo
    Módulo Escola
    São Paulo, SP
    19, 20, 21, 22 de setembro de 2019 (quinta, sexta, sábado e domingo)
  • Curso Coordenando um Programa de Desenvolvimento
    Módulo 2
    São Paulo, SP
    24, 25, 26 e 27 de outubro de 2019 (quinta, sexta, sábado e domingo)
  • Curso Metas e Atividades Interativas para o Desenvolvimento de Habilidades
    Módulo 3
    São Paulo, SP
    21, 22, 23 e 24 de novembro de 2019 (quinta, sexta, sábado e domingo)
Seu pagemento seguro com cieloSeu pagemento seguro com pagseguro

Save

Em estoque

Product Description

Módulo 1 – Programação do curso

A ABORDAGEM INTERACIONISTA, RESPONSIVA, MOTIVACIONAL E LÚDICA
◦ A Participação dos Pais
◦ A Importância da Equipe Multidisciplinar
◦ A Crença na Possibilidade de Desenvolvimento da Pessoa com Diagnóstico do Espectro do Autismo
◦ Uma Atitude Positiva e Ativa
◦ Aceitando e Apreciando a Criança

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO
◦ O Trajeto de Desenvolvimento
◦ Habilidades Sociais Fundamentais
◦ Celebrando os Esforços da Pessoa
◦ Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
◦ O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo

CONHECENDO A PESSOA COM AUTISMO
◦ Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
◦ A Necessidade de Previsibilidade
◦ O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos

OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
◦ Minimizando as Distrações
◦ O Ambiente Físico
◦ Introdução às Atividades de Vida Diária

OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
◦ Os Estados de Disponibilidade – Pessoa Isolada, Interessada, Altamente Conectada e Interativa Controladora/Repetitiva
◦ O Continuum Flexibilidade-Rigidez

A BRINCADEIRA PARALELA IMITATIVA
◦ As Razões para Imitar a Atividade da Pessoa
◦ Conhecendo as Motivações da Pessoa

O CONVITE À INTERAÇÃO
◦ Portas para a Interação
◦ Ser Prestativo e Interessante – Oferecendo uma Ação Motivadora
◦ Criando e Mantendo a Atenção Compartilhada
◦ A Expressividade e a Criatividade
◦ Construindo Interações Mais Flexíveis

ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
◦ A Pessoa Motivada por uma Ação do Facilitador
◦ Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Pessoa na Atividade
◦ Aumentando o Grau de Dificuldade da Solicitação
◦ A Dinâmica da Sessão

A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL
◦ Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
◦ Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
◦ O Choro como Comunicação
◦ Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem

LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
◦ Razões para a Pessoa Apresentar Comportamentos Indesejados
◦ As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
◦ Situações em que Limites São Oferecidos

Veja mais sobre o curso.

Módulo Escola – Programação do curso

  • introdução à abordagem interacionista, responsiva, motivacional e lúdica da Inspirados pelo
    Autismo para promover o desenvolvimento de pessoas com características do autismo;
  • a perspectiva da educação inclusiva;
  • pesquisas sobre a educação inclusiva;
  • a criação de uma parceria contínua entre família, escola e equipe multidisciplinar para a inclusão escolar;
  • estratégias do professor regente e professor mediador para promover a aprendizagem;
  • otimização da apresentação do conteúdo;
  • preparação de materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos;
  • adequação do grau de desafio;
  • estratégias para a avaliação inclusiva;
  • um ambiente físico que facilite participação e aprendizagem;
  • a criação de uma rotina personalizada integrada à rotina da classe;
  • a mediação da interação entre os estudantes da classe;
  • compreendendo comportamentos indesejados e promovendo comportamentos desejados;
  • o estabelecimento de regras e limites;
  • o pensamento social como base para o comportamento social;
  • coerência central, teoria da mente e funções executivas.

Para mais informações, visite nossa página sobre o curso.

Módulo 2 – Programação do curso

Observação e Feedback de Vídeos dos Participantes
Cada família ou profissional participante poderá enviar 1 VÍDEO* contendo um trecho de uma sessão de abordagem interacionista, responsiva, motivacional e lúdica com sua criança, adolescente ou adulto, e ALGUNS destes vídeos serão observados e discutidos como exemplos durante o curso. Isto dará a oportunidade de se discutir sessões do contexto dos participantes e receber orientação quanto ao aperfeiçoamento de cada programa.

Atividades Interativas para o Desenvolvimento
Através da observação de vídeos e da exemplificação de atividades compartilhadas pelos ministrantes e participantes, você poderá aprender mais sobre como criar, iniciar e prolongar atividades e brincadeiras que utilizem os interesses da criança/adulto com autismo e que introduzam de forma divertida as metas educacionais individuais.

O Desenvolvimento da Comunicação
Orientações para auxiliar continuamente o desenvolvimento da comunicação em seus diferentes estágios a partir dos exemplos trazidos pelos participantes.

Flexibilidade
Estratégias para inspirar e auxiliar a pessoa com diagnóstico de autismo a tornar-se mais flexível em atividades interativas, assim como diante de transições de atividades e de ambientes, diante de limites, imprevistos e variações em sua rotina diária.

Atividades de Vida Diária, Ingestão de Alimentos e Medicamentos
Você poderá aprender sobre princípios atitudinais e técnicas práticas para estimular a pessoa com características do espectro do autismo a participar espontaneamente de atividades de vida diária como vestir-se, tomar banho, escovar os dentes, utilizar o vaso sanitário, ingerir novos alimentos, tomar medicamentos, e outras atividades similares.

A Estruturação de uma Equipe – o Recrutamento e Treinamento de Voluntários e Profissionais
Dicas de como recrutar, treinar e coordenar uma equipe para auxiliar a família e profissionais na criação e manutenção de um programa de desenvolvimento para a criança/adulto com autismo. Você aprenderá como observar as sessões da equipe com a pessoa com autismo e como oferecer o feedback sobre as sessões para cada integrante da equipe.

Registro das Sessões e Reuniões de Equipe
Como fazer o registro das sessões de estilo responsivo com a criança e como organizar e estruturar reuniões para a integração do trabalho da equipe do programa de desenvolvimento.

A Perspectiva e os Pilares Atitudinais e Estruturais da Abordagem
A importância de uma atitude de responsividade, aceitação, apreciação e entusiasmo serão enfatizadas. Tópicos como “seguir os interesses da criança”, “comemorar os esforços”, “acreditar nas possibilidades” e “oferecer previsibilidade” para a pessoa com autismo serão aprofundados aqui diante da troca de experiências práticas vivenciadas pelos participantes durante a implantação de seus programas. Estratégias serão oferecidas para o fortalecimento e manutenção da parceria ativa entre pais, familiares e a equipe multidisciplinar no programa de desenvolvimento.

O Adulto como Estímulo Social, Modelo Social e Facilitador da Aprendizagem
Você poderá avaliar que tipo de convite para a interação e para o aprendizado você geralmente oferece à criança, adolescente ou adulto em seu dia a dia, e como suas ações podem ser poderosos modelos para a pessoa no espectro do autismo.

Criatividade e Expressividade
Serão oferecidos exercícios práticos para o desenvolvimento da criatividade e expressividade de familiares e profissionais.

Leia mais sobre o curso em nosso site.

Módulo 3 – Programação do curso

Estudo da Tabela de Habilidades
Orientação sobre como utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo na avaliação do estágio de desenvolvimento da pessoa com características do autismo e estabelecimento de metas para o seu programa interacional, responsivo, motivacional e lúdico.

Exemplificação de Atividades
Exemplificação de atividades adequadas para promover a aquisição das principais habilidades do 1o, 2o, 3o e 4o Estágios de Desenvolvimento da Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo.

Criação de Atividades Personalizadas
Planejamento de atividades para o 1o, 2o, 3o e 4 o Estágios levando-se em conta os interesses, habilidades e necessidades das pessoas com características do autismo representadas pelos participantes presentes no curso.

Estratégias para a Execução das Atividades Visando o Aprendizado
Instruções sobre como apresentar e estruturar as atividades para que as crianças, adolescentes e adultos mantenham-se conectados e participativos, realizem tarefas com graus de desafio gradativamente maiores, transfiram, generalizem e expandam o aprendizado.

Expressividade e Criatividade
Dinâmicas práticas para o desenvolvimento das habilidades de expressividade corporal, facial e de voz, habilidades de improvisação e de criatividade dos participantes (desenvolvimento de habilidades expressivas e criativas que promovem mais interações altamente conectadas com pessoas que possuem características do espectro do autismo).

Veja mais sobre o curso.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Be the first to review “Pacote 4 cursos – Módulos 1, 2, 3 e Escola”