Módulo 1 – Programação do curso
A ABORDAGEM INTERACIONISTA, RESPONSIVA, MOTIVACIONAL E LÚDICA
◦ A Participação dos Pais
◦ A Importância da Equipe Multidisciplinar
◦ A Crença na Possibilidade de Desenvolvimento da Pessoa com Diagnóstico do Espectro do Autismo
◦ Uma Atitude Positiva e Ativa
◦ Aceitando e Apreciando a Criança
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO
◦ O Trajeto de Desenvolvimento
◦ Habilidades Sociais Fundamentais
◦ Celebrando os Esforços da Pessoa
◦ Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
◦ O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo
CONHECENDO A PESSOA COM AUTISMO
◦ Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
◦ A Necessidade de Previsibilidade
◦ O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos
OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
◦ Minimizando as Distrações
◦ O Ambiente Físico
◦ Introdução às Atividades de Vida Diária
OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
◦ Os Estados de Disponibilidade – Pessoa Isolada, Interessada, Altamente Conectada e Interativa Controladora/Repetitiva
◦ O Continuum Flexibilidade-Rigidez
A BRINCADEIRA PARALELA IMITATIVA
◦ As Razões para Imitar a Atividade da Pessoa
◦ Conhecendo as Motivações da Pessoa
O CONVITE À INTERAÇÃO
◦ Portas para a Interação
◦ Ser Prestativo e Interessante – Oferecendo uma Ação Motivadora
◦ Criando e Mantendo a Atenção Compartilhada
◦ A Expressividade e a Criatividade
◦ Construindo Interações Mais Flexíveis
ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
◦ A Pessoa Motivada por uma Ação do Facilitador
◦ Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Pessoa na Atividade
◦ Aumentando o Grau de Dificuldade da Solicitação
◦ A Dinâmica da Sessão
A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL
◦ Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
◦ Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
◦ O Choro como Comunicação
◦ Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem
LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
◦ Razões para a Pessoa Apresentar Comportamentos Indesejados
◦ As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
◦ Situações em que Limites São Oferecidos
Módulo Escola – Programação do curso
- introdução à abordagem interacionista, responsiva, motivacional e lúdica da Inspirados pelo
Autismo para promover o desenvolvimento de pessoas com características do autismo; - a perspectiva da educação inclusiva;
- pesquisas sobre a educação inclusiva;
- a criação de uma parceria contínua entre família, escola e equipe multidisciplinar para a inclusão escolar;
- estratégias do professor regente e professor mediador para promover a aprendizagem;
- otimização da apresentação do conteúdo;
- preparação de materiais pedagógicos acessíveis e inclusivos;
- adequação do grau de desafio;
- estratégias para a avaliação inclusiva;
- um ambiente físico que facilite participação e aprendizagem;
- a criação de uma rotina personalizada integrada à rotina da classe;
- a mediação da interação entre os estudantes da classe;
- compreendendo comportamentos indesejados e promovendo comportamentos desejados;
- o estabelecimento de regras e limites;
- o pensamento social como base para o comportamento social;
- coerência central, teoria da mente e funções executivas.
Para mais informações, visite nossa página sobre o curso.
Avaliações
Não há avaliações ainda.