Curso Atividades Interativas para o Desenvolvimento de Habilidades - Módulo 2

A identificação das metas e a criação de atividades para promover o alcance das metas em cada estágio do desenvolvimento de uma pessoa com autismo.

Curso Autismo Atividades Interativas

Duração: 3 dias.
Datas e local: A definir.
Carga horária: 31,5 horas.
Inclui: Certificado de participação e material de apoio impresso.
Público-alvo: Pais, familiares, professores e profissionais ligados às pessoas com características do espectro do autismo.
Pré-requisitos: Participação prévia em um dos cursos da Inspirados pelo Autismo a seguir: “Autismo, Interação Prazerosa e Aprendizagem – Módulo 1” ou “Educação Inclusiva para Pessoas com Autismo – Módulo Escola”.

O Curso Atividades Interativas para o Desenvolvimento de Habilidades – Módulo 2, é um dinâmico curso sobre autismo para promover o desenvolvimento de pessoas com diagnósticos e características do espectro do autismo. Você aprenderá a criar continuamente atividades interativas divertidas e eficazes nos diferentes estágios do desenvolvimento. Os participantes receberão orientações sobre como utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo, a qual contém metas para os diferentes estágios do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de comunicação de nossas crianças, adolescentes e adultos no espectro. Demonstraremos como planejar e executar atividades interativas que promovam o alcance das principais metas estabelecidas para os estágios 1 a 4 do desenvolvimento.

 

Programação do curso

Estudo da Tabela de HabilidadesAutismo - Atividades Interativas para o Desenvolvimento e Inclusão Escolar
Orientação sobre como utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo na avaliação do estágio de desenvolvimento da pessoa com características do autismo e estabelecimento de metas para o seu programa interacional, responsivo, motivacional e lúdico.

Exemplificação de Atividades
Exemplificação de atividades adequadas para promover a aquisição das principais habilidades do 1o, 2o, 3o e 4o Estágios de Desenvolvimento da Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo.

Criação de Atividades Personalizadas

Planejamento de atividades para o 1o, 2o, 3o e 4 o Estágios levando-se em conta os interesses, habilidades e necessidades das pessoas com características do autismo representadas pelos participantes presentes no curso.

Estratégias para a Execução das Atividades Visando o Aprendizado
Instruções sobre como apresentar e estruturar as atividades para que as crianças, adolescentes e adultos mantenham-se conectados e participativos, realizem tarefas com graus de desafio gradativamente maiores, transfiram, generalizem e expandam o aprendizado.

Expressividade e Criatividade
Dinâmicas práticas para o desenvolvimento das habilidades de expressividade corporal, facial e de voz, habilidades de improvisação e de criatividade dos participantes (desenvolvimento de habilidades expressivas e criativas que promovem mais interações altamente conectadas com pessoas que possuem características do espectro do autismo).

 

 

Horários
6a feira
08:30 às 09:00 cadastro
09:00 às 11:00 aula
11:00 às 11:30 intervalo (coffee break)
11:30 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:45 aula
16:45 às 17:15 intervalo (coffee break)
17:15 às 19:30 aula
Sábado
08:30 às 10:45 aula
10:45 às 11:15 intervalo (coffee break)
11:15 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:45 aula
16:45 às 17:15 intervalo (coffee break)
17:15 às 19:30 aula
Domingo
08:00 às 10:00 aula
10:00 às 10:30 intervalo (coffee break)
10:30 às 12:00 aula
12:00 às 13:30 almoço
13:30 às 15:30 aula
15:30 às 16:00 intervalo (coffee break)
16:00 às 18:00 aula

 

Ministrante

Mariana Tolezani, fundadora e diretora da Inspirados pelo AutismoMariana Tolezani (currículo resumido), fundadora e diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças e adultos com talentos e necessidades especiais de aprendizagem há mais de 17 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças e adultos com desenvolvimento atípico de diversos países e culturas. Graduada em Comunicação Social – Rádio e Televisão pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com necessidades especiais e diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros (1999 e 2000). Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down – em São Paulo (2001). De 2005 a 2007, recebeu treinamento intensivo no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se de 2007 a 2009 Facilitadora Infantil Certificada do Programa Son-Rise para trabalhar diretamente com crianças e adultos diagnosticados no espectro do autismo durante esse período de dois anos. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra cursos e treinamentos relativos ao desenvolvimento de programas educacionais para crianças e adultos com autismo, e realiza os serviços personalizados como consultorias presenciais e virtuais oferecidas às famílias e profissionais ligados a pessoas com autismo.

 

Depoimentos de participantes

“Ir para o curso foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Sinto como se eu estivesse dividida na Elizângela antes do curso e depois do curso.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5

A ministrante é uma pessoa capacitada, pró-ativa, interacionista e divertida. Consegue nos passar segurança em aplicar a abordagem de maneira simples e clara.”
Silvania Rita de Paiva, professora e coordenadora pedagógica

“O curso foi rico e recheado de sentimentos, estratégias e atitudes de primordial importância para proporcionar ou otimizar o aprendizado social de crianças no espectro autista, seus familiares, profissionais e amigos.”
Andréa, mãe do Giuliano, 8

“Se tivéssemos que avaliar o curso, a nota seria 10 em tudo!”
Márcia Pereira de Souza, Diretora do Centro Educacional Especializado em Autismo do Município de Ji-Paraná – RO

“Li muitas coisas antes de ir mas entender a essência só consegui lá no curso. Conhecer os ministrantes foi incrivel. Eles são realmente especiais. Transmitem uma alegria maravilhosa.”
Elisângela, mãe de Matheus, 5

Sabe aquela hora em que você pensa: ‘ele disse tudo que eu gostaria de dizer’? Então, é isso! A Inspirados pelo Autismo nos ensinou atitudes de otimismo, e isso foi TUDO para nós! Obrigada Mari, Lincoln, Juli e Patricia!”
Sarah Peron, mãe do Heitor

Veja mais depoimentos dos cursos.
 

Informações adicionais

Para mais informações sobre nosso curso sobre autismo, contate a coordenadora de nossos eventos, Patrícia Guatimosim, através da nossa página de contato.

Veja também os outros cursos da Inspirados pelo Autismo.